Rio de Contas precisa se espelhar nas coisas boas da principal cidade da Chapada Diamantina hoje, Lençóis. É preciso ter um calendário fixo de eventos que traga ao turista a certeza do que vai encontrar nas programações culturais. As atrações naturais é programa para o dia, mas a noite precisa ser atrativa para os visitantes que buscam algo de novo a noite. Ou a cidade profissionaliza seu turismo ou vai continuar na mesma depressão econômica em que se encontra. Afinal, o carnaval é de ano em ano.
As informações são Agecom
Curtir a virada do ano na Chapada Diamantina é para os que procuram aliar tranquilidade, natureza, conforto e começar o ano com os bons fluidos que emanam na região. E quem quiser garantir esse réveillon mais calmo em Lençóis, principal portão de entrada da Chapada, precisa correr. Os hotéis e pousadas da cidade já estão quase lotados. "A cidade de Lençóis se prepara para o réveillon com grande expectativa e já apresenta 90% de ocupação. Os pacotes variam de R$450,00 a R$2.871,00 e muitos hotéis irão oferecer charmosas ceias, com direito a queima de fogos", destaca Michelli Nonato, superintendente do Chapada Convention.
Segundo Paulo César Oliveira, proprietário da Pousada das Árvores, restam ainda três quartos disponíveis para o réveillon. "Com certeza, até o final de semana estaremos com todos os leitos reservados para a virada do ano. Não temos mais quartos para o Natal e já temos 70% de ocupação para o carnaval", destacou.
Além da prática de esporte de aventura e contato direto com a natureza, o ponto forte do réveillon em Lençóis será a programação cultural. No dia 31 de dezembro o visitante poderá conferir um pouco das tradições locais com apresentações dos grupos de Reisado, Maculelê, Macaco Frederico, Ballet Afro e o esperado ritual da barquinha, a entrega de oferendas às águas.
De acordo com Mábia Matos, dona da agência de turismo receptivo, Chapada Adventure, essa é a época em que famílias inteiras escolhem a Chapada para visitar. A procura está muito grande, os clientes solicitam hotéis confortáveis para hospedar bem crianças e idosos. E já faz quase uma semana que estou tendo que repassar aos clientes opções de hospedagem também fora de Lençóis, como no Vale do Capão e Campos do São João, declarou.
O Vale do Capão fica a 80 quilômetros de Lençóis e é destino certo de muitos turistas. Na pousada Lagoa das Cores ainda restam quartos para o Natal e já conta com 99% de ocupação para o ano novo. "Temos apenas uma suíte para o réveillon e já estamos bem encaminhados para o carnaval", revela o proprietário, Marcos Monteiro.
A cidade de Lençóis tem aproximadamente três mil leitos. São 60 pousadas e três grandes hotéis, sendo que dois foram os primeiros sustentáveis do país e um é roteiro de charme. Vinte e quatro agências de turismo receptivo atendem em toda a extensão da Chapada. E 90% dos estabelecimentos comerciais de Lençóis aceitam cartões de crédito.
Jornalistas Chilenos conhecem Itacaré e a Chapada
Até esta segunda-feira (13), sete jornalistas chilenos estarão descobrindo os encantos da Bahia. A primeira parada é na Chapada Diamantina, onde será gravado um programa sobre turismo de aventura e reportagens sobre as melhores trilhas e cachoeiras do Parque Nacional, além da culinária, história dos garimpos de diamantes, hotéis de charme e a sustentabilidade da região. Nesta quinta-feira(9), os jornalistas estão em Itacaré, no litoral sul da Bahia. Os profissionais foram convidados pelo Comitê Descubra o Brasil no Chile, com o apoio da Bahiatursa.
"É a minha primeira vez na Chapada Diamantina e estou realmente impressionada. Além do espetáculo que é a natureza, tudo aqui é muito cuidado e planejado. Certamente o público chileno vai se interessar por esse destino, que pode ser visitado por aventureiros e famílias inteiras", ressaltou Juliana Lippi, apresentadora do programa "Aventurate", do + Canal e TVN on line.
A Bahiatursa realiza anualmente cerca de oito press trips (viagem de familiarização da imprensa) com jornalistas de outros países e também dos principais veículos de comunicação do Brasil. O objetivo é estreitar o relacionamento com estes profissionais e viabilizar matérias positivas tanto no mercado nacional como no internacional. Segundo o Ministério do Turismo, em 2008, 240.087 mil turistas chilenos desembarcaram no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário