quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Decreto transfere feira de Marcolino Moura para segunda-feira
Consulte o histórico do seu candidato
Veja o que é possivel checar e porque:
1) Obtenha o CPF - pesquise no site Políticos do Brasil o político que deseja checar.
Copie o número do CPF desse político (para uma minoria de registros não há CPFs disponíveis, pois não foram fornecidos pela Justiça Eleitoral).
2) Escolha as checagens possíveis:
- Validade do CPF
- vá ao site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br
- clique em CPF/Situação cadastral
- clique me Emissão de Comprovante
- digite o número do CPF do político pesquisado e os caracteres aleatórios que aparecem na página
- Restituição do Imposto de Renda do político
- vá ao site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br
- clique em Serviços/Restituição do IR
- escolha o ano a ser checado (2006 ou outro)
- digite o CPF do político pesquisado e os caracteres aleatórios que aparecem na página
- Natureza da pendência do político com o Fisco
- vá ao site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br
- clique em Consulta processo
- digite o CPF do político pesquisado e os caracteres aleatórios que aparecem na página
- escolha uma data inicial bem antiga (por exemplo, 01/01/1970) para que a pesquisa atinja um período amplo
- Certidão Negativa de Débito com a Previdência (se o CNPJ da empresa do político for conhecido)
- vá ao site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br
- clique em Certidão Negativa de Débito com a Previdência Social
- digite o CNPJ da empresa do político pesquisado e os caracteres aleatórios que aparecem na página
- Certidão Conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (exceto contribuições previdenciárias)
- http://www.receita.fazenda.gov.br/grupo2/certidoesSRF.htm
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Governo atua na prevenção de incêndios na Chapada Diamantina
A região da Chapada Diamantina está sendo alvo de um intenso trabalho de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. Mesmo com um número reduzido de focos de calor (sete, no total) nas cidades de Seabra, Ibicoara, Utinga, Andaraí, Mucugê e Itaetê, a campanha de combate a queimadas e incêndios na região vem ganhando reforço.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec), vem desenvolvendo um intenso trabalho de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais na região.
Até agora, a Defesa Civil já doou 1.757 itens de proteção individual (EPIs) para os brigadistas que atuam na área. Ao todo, são 24 brigadas, envolvendo 546 brigadistas, distribuídos em 16 municípios.
Foram distribuídos gandolas, calças, botas, óculos, máscaras e meiões entre os brigadistas que atuam nos municípios de Itaetê, Itacoara, Utinga, Bonito, Redenção, Andaraí, Rio de Contas, Lençóis, Remanso, Catolés, Abaíra, Morro do Chapéu e Nova Redenção.
Muitas outras ações vêm sendo feitas pela Sedes/Cordec na região. Foi firmada uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) para atendimento médico aos brigadistas e a realização de exames de rotina. Também um termo de cooperação com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, visando recuperar e ampliar o sistema de comunicação via rádio (HT), interligando diversos órgãos, prefeituras e guias turísticos. A medida vai melhorar a comunicação sobre a ocorrência dos focos de incêndio e garantir mais segurança para o ecoturismo. Além disso, o governo vai abrir licitação para locação de duas aeronaves, que ajudarão as brigadas no combate ao fogo.
Segundo o coordenador adjunto da Cordec, Paulo Sérgio Mendes, através da Defesa Civil, a Sedes mantém convênios com dez prefeituras, com repasse de recursos do Estado para o auxílio às brigadas voluntárias. “Os convênios em execução têm apresentado excelentes resultados”.
Projeto de Lei que incluir disciplina Ciência Política no Ensino Médio
Para assinar o abaixo assinado basta clicar no link abaixo e colocar seu dados.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Lacen capacita profissionais para diganóstico da hanseníase
O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/Bahia), da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e o Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM), realiza no período de 4 a 8 do próximo mês de outubro, capacitação dos profissionais bioquímicos e biomédicos dos municípios integrantes da 19ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Brumado. O treinamento visa implementar a descentralização do exame de baciloscopia para a hanseníase, incluindo o processo de coleta, esfregaço, coloração e leitura de lâminas.
A capacitação, com carga horária de 40 horas, terá como abordagem metodológica a integração teoria e prática, estando, portanto, programada a realização de exposições dialogadas, acompanhadas de atividades práticas, visando o treinamento e aperfeiçoamento das técnicas de coleta do material, esfregaço, coloração e leitura de lâminas, em observância às normas de qualidade e biossegurança, de forma a garantir a proteção da saúde do trabalhador e a confiabilidade dos resultados.
Para a diretora do Lacen/Bahia, Rosane Will, a descentralização das ações laboratoriais consiste numa das estratégias da organização, objetivando ampliar o acesso dos usuários aos serviços de vigilância laboratorial. “Para isso, é preciso investir em educação permanente dos profissionais da rede de laboratórios de saúde pública, incluindo serviços próprios, conveniados ao SUS e do setor privado, para que as atividades em âmbito local sejam sustentáveis e efetivas”, defende Rosane Will.
Entre os municípios contemplados com a capacitação estão: Aracatu, Barra da Estiva, Brumado, Dom Basílio, Ibicoara, Ituaçu, Livramento, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Tanhaçu.
Fonte: Lacen/Ba e Ascom Sesab
Nova parcial do Censo 2010 para Rio de Contas
A previsão é que a população do município chegue a 13.816 habitantes. Uma redução visto que no Censo de 2000 a população da cidade atingiu 14.068 habitantes.
Com relação ao Estado da Bahia, o Censo 2010 ja recenseou 80% da população e 76% dos domicílios. Com relação ao Brasil o número corresponde a 82% e 81% respectivamente.
Os dados estão atualizados até o dia 28/09.
Fonte: Censo 2010
Turismo e qualificação profissional
A cidade apresenta uma deficiência evidente no tocante a essa qualificação.
Recebemos a informação de um leitor que um turista foi "esquecido" no Pico das Almas e que o mesmo teria perdido seu vôo por conta do incidente.
Assim não dá! perde-se credibilidade e um turista insatisfeito transmite a informação para outras centenas.
domingo, 26 de setembro de 2010
Fórum Estadual de Cidades Históricas
Segundo a Coluna Tempo Presente do jornal "A Tarde", o secretário de Cultura, Márcio Meirelles quer criar o Fórum Estadual de Cidades Históricas da Bahia. O objetivo é potencializar os programas de recuperação e preservação patrimonial e criar projetos de sustentabilidade, através de atividades culturais e turísticas permanentes. Apenas dez cidades baianas têm sítios históricos tombados pelo Iphan: Salvador; Cachoeira, Igatu, Itaparica, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Porto seguro, Rio de Contas e Santa Cruz Cabrália. A idéia de Meirelles é incluir nesse rol cidades como São Félix, Canudos, jacobina, além de outras cidades.
sábado, 25 de setembro de 2010
Primavera em Rio de Contas
O jogo da política
O prefeito Márcio Farias escancarou sua habilidade de camaleão, aquele que muda de cor conforme o lugar onde esteja.
Na inauguração do sistema de esgoto da sua cidade, Rio de Contas, fez juras de amor a Jaques Wagner: "governador, meu coração é vermelho"
A inauguração foi em janeiro/2010. Agora, setembro, está de corpo e alma na Campanha de Geddel. Só não se sabe ainda a cor que está usando.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Saiba mais: Controle Social
De acordo com o Governo Federal Brasileiro, o Controle Social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos. Trata-se de uma ação conjunta entre Estado e sociedade em que o eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com vistas a aumentar o nível da eficácia e efetividade das políticas e programas públicos.
Fonte: Wikipedia
Acompanhar as ações dos governos é dever de todos nós! só assim teremos uma sociedade melhor administrada e socialmente mais justa.
Dois acidentes foram registrados na BA 148
Adriano Álvaro de Araújo, motorista do Mercedes, alegou que vinha de Brumado, ao entrar num posto de combustível, às margens do asfalto, para abastecer, olhou a mão contrária e não avistou nenhum veículo vindo naquela direção, ao manobrar aconteceu a “Batida”.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
21 de setembro: Dia da árvore. Será que temos o que comemorar?
Há um tempo atrás registramos aqui que as poucas árvores que possuimos estavam sendo podadas sem nenhum tipo de acompanhamento ou critério. E o que é pior: em algumas ruas sequer temos árvores.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Rio de Contas contemplada com edital de Projeto do IPAC
A relação de projetos selecionados pelos Editais de Patrimônio 2010 da Secretaria de Cultura (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) já está à disposição no site do Diário Oficial do Estado (www.egba.ba.gov.br/diario) para verificação dos 38 concorrentes que se inscreveram. O resultado foi publicado na versão impressa do Diário ontem, dia 15 (setembro, 2010) e a lista de selecionados também estará no site www.ipac.ba.gov.br a partir da próxima segunda-feira, dia 20.
“No período de quatro anos, só com o lançamento de editais, foram investidos R$ 2,2 milhões”, diz o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. Para a seleção dos Editais do IPAC 2010, abertos para projetos de patrimônio cultural e museus, foram disponibilizados R$ 760 mil, sempre com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.
Os editais de patrimônio integram as ações de política pública que o IPAC implanta desde 2007. O aproveitamento de propostas da sociedade civil para serem executadas com apoio do poder público estadual é uma ação inédita na Bahia desde 1967, quando foi criado o IPAC. “O objetivo é buscar a participação efetiva da sociedade civil, representada por empresas e profissionais nas ações de preservação e valorização do patrimônio cultural”, explica o diretor do órgão, Frederico Mendonça.
[...]
O interior da Bahia também foi contemplado com a Documentação Arquitetônica e do Sítio Histórico de Rio de Contas na Chapada Diamantina, e o Website e Inventário cultural do acervo arquitetônico de Macaúbas, além das propostas Por do Sol Acontece no Museu, Encontro de Manifestações Culturais de Cairú e o projeto Nosso Povo Nossa Gente: riquezas do Patrimônio Imaterial de Ubaíra. Além disso, foram selecionados três projetos no edital de Museus Privados e Comunitários. A proposta Museu Leovegília Santana ganha exposição de longa duração, enquanto os projetos Memória Histórica do Tropeirismo, em Vitória da Conquista, e A Gravura - Contemporaneidade e Tradição serão beneficiados para desenvolver ações educativas.
Todos os proponentes devem manter atualizados seus cadastros junto ao IPAC/SecultBA até a aprovação da prestação de contas. Mais informações sobre os Editais do IPAC são disponibilizadas através do endereço eletrônico editais@ipac.ba.gov.br e telefones (71) 3117- 6491 ou 3117-6492.
César Borges quer garantir financiamento para a agricultura orgânica
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Ponto de Cultura de Rio de Contas é selecionado no premio Cultura Viva
Carreata de Geddel em Rio de Contas
Até o candidato reconheceu isso. Veja o comentário dele no twitter.
"Cheguei em casa.Eventos em R de Contas e D.Basilio e mais extraordinarios comicios em Livramento e Brumado.Obrigado a todos, vamos adiante"
Vejam as fotos do evento clicando aqui.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
2ª parte da reportagem sobre Rio de Contas na TV Bahia
Quem quiser rever a matéria pode acessar a página do programa na internet clicando aqui.
Vale lembrar que eles só disponibilizam o vídeo por até três semanas após a exibição do programa.
Rio de Contas em Concurso de Fotografia
Bom, tirei varias fotos, principalmente de flores e da vegetação em geral, e acabei inscrevendo algumas em um Concurso Internacional de Fotografia Universitaria que está sendo realizado pela Universia, concurso esse que é voltado para a comunidade acadêmica. O concurso reúne participantes dos 23 países em que a Rede Universia está presente (Andorra, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).
Divulgue bastante!!!
http://foto.universia.com.br/verfoto/cachoeira-do-fraga
Outros link's que precisam de seu voto.
Siga-nos no Twitter
O @riodecontas é o nosso perfil no twitter. Todas as postagens são imediatamente "anunciadas" no twitter. Quem nos segue pode acompanhar as atualizações e verificar as postagens.
Nossos números:
65 tweets (postagens)
64 following ( perfis que seguimos)
44 followers (perfis que nos seguem)
O que chama a atenção nos nossos seguidores é a grande quantidade dos polítícos que nos seguem. Temos para todo gosto. Candidato a governador, deputado federal e estadual e senador. O que se diz aqui, está chegando lá. A maneira de fazer política também está mudando.
Entre em nosso perfil e descubram quem são nossos seguidores. Se já possui uma conta no twitter é só nos seguir também.
Nosso perfil: http://twitter.com/riodecontas
A caminho do Palácio de Ondina
Por Jânio Freitas/Radialista
As informações estão publicadas no Blog do Paulo Nunes
O Governador Jaques Wagner consolida a liderança nas pesquisas de intenção de votos para Governador do Estado, reforçada com os apoios que vem recebendo de importantes líderes oposicionistas em todo estado. Somente na região polarizada por Vitória da Conquista, tem-se notícias das adesões dos Vereadores Vilson Amorim, Antonio Luiz e Otaviano Nunes, todos do PSDB, juntamente com importantes lideranças do município do Rio de Contas já formalizaram o apoio ao Governador e toda a Chapa Majoritária, conforme atesta a decisão anunciada ao Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, testemunhada pelos líderes petistas regionais, Alfredo Neto e Gerardo Júnior, portadores da notícia alvissareira ao comando da campanha petista.
De igual modo o prefeito de Boa Nova, Antônio Ferreira, do Democratas, anunciou a adesão à campanha à reeleição do candidato petista. O prefeito afirma que o apoio à candidatura do governador Jaques Wagner não foi uma decisão por causa dos levantamentos eleitorais divulgados pela imprensa. Ele queixa do tratamento recebido pelo Democratas, ao contrário da atenção e apoio recebido do governador, embora membro de um partido da oposição, pesaram muito na sua decisão. “Eu já estava do lado e apoiando o governador Jaques Wagner antes mesmo de consolidada a sua liderança nas pesquisas eleitorais”, assim definiu Antônio Ferreira em entrevista ao Jornal do Sudoeste, acrescentando que o Democratas não pode questionar sua decisão, pois “nunca me chamaram para conversar, ao contrário do governador, que já no primeiro ano do mandato apoiou e atendeu a reivindicações da Prefeitura de Boa Nova”.
Assim também fizeram o Prefeito do PSC Procópio Alencar e toda a bancada que sustentação à sua administração frente à Prefeitura da Jussiape, estão com Wagner. Em Caatiba, lideranças municipais do grupo político Rumo Certo, também incorporaram à reeleição do Governador Jaques Wagner.
Com o avanço da candidatura do governador Jaques Wagner, que ampliou para 20 pontos percentuais a diferença para todos os outros seis concorrentes, indicando que venceria as eleições no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope/TV Bahia, certamente novas lideranças estarão com o Governador, consolidando a perspectiva de vitória com larga margem de votos.
Esclarecimento sobre a Audiência Pública do Plano Diretor Participativo
"Em primeiro lugar, grata pelo aviso no seu blog sobre a audiência. Em segundo lugar, gostaria de esclarecer alguns pontos: Primeiro: Outras audiências já haviam acontecido e muitas outras reuniões. Em cada uma delas foram eleitos delegados que representassem suas comunidades respectivas e que se comprometessem a comparecer na reunião de votação de proposta. Essas pessoas, bem como os representants de instituições governamentais e da sociedade civil, recebem seus convites através dos Agentes Comunitários de Saúde do município, devidamente protocolados,com bastante prazo para se programarem a comparecer nestas audiências. O edital de convocação foi elaborado e assinado pelo prefeito com prazo hábil. O que pode ter acontecido foi a demora em aparecer na internet no Diário Oficial, por problemas na internet, ainda comuns em nossa cidade. Abraços"
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Geddel faz carreata nesta quarta-feira em Rio de Contas
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Antes tarde do que nunca!
Perguntar não ofende. Então, como pode a Prefeitura publicar a Convocação de forma oficial apenas um dia antes do evento? Pode até ser "legal" do ponto de vista da Lei, mas moralmente não!
A publicação do Aviso de Audiência Pública Nº 02/2010 ocorreu no Diário Oficial do Município de 09 de setembro de 2010. O evento é para o dia seguinte.
E mais um mês chegou, e o site oficial (www.riodecontas.ba.gov.br) continua fora do ar.
Já dizia o velho guerreiro, o chacrinha: quem não se comunica....se trumbica.
Audiência Pública de Pactuação de Propostas do Plano Diretor Participativo
1. A realização da Audiência Pública de Pactuação de Propostas do Plano Diretor Participativo, que têm por finalidade:
- Apresentar a análise e discussão das principais propostas identificadas nas Reuniões de Apresentação e Discussão das propostas (que incorporaram os diversos segmentos sociais);
- Identificar informações e referências convergentes e divergentes nas Propostas apresentadas e discutidas.
- Formular documento síntese com todas as informações detectadas e documentos formulados nas Reuniões de Propostas.
2. A referida Audiência ocorrerá no dia 10 de setembro de 2010, às 08:00 h, no Club Riocontense , sito a Rua Coronel Rodolfo Abreu, bairro Centro, do município Rio de Contas – BA;
3. A documentação a ser apresentada estará disponível, a partir do dia 26/10/2010 para consulta, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Município de Rio de Contas, situada na rua Comendador Souza, 05, das 8h às 12h e das 14 às 18h.
Mais informações através do e-mail: meioambienteriodecontas@gmail.com e pelo telefone (77) 3475-2204/2165
MÁRCIO DE OLIVEIRA FARIAS
Prefeito
As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Repasse de verbas para Rio de Contas - Agosto de 2010
https://www13.bb.com.br/appbb/portal/gov/ep/srv/daf/index.jsp
Para o mês de agosto a prefeitura de Rio de Contas totalizou os seguintes valores:
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
Débito Benef. = 292.784,62 D
Crédito Benef. = 1.165.992,56 C
No site é possivel verificar os repasses detalhados das seguintes receitas:
FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
ICS - ICMS ESTADUAL
FUS - FUNDO SAUDE
IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUCAÇÃO
SNA - SIMPLES NACIONAL
IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES
IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA
Por conter inúmeros valores colocamos aqui apenas o valor global, para saber detalhadamente os valores individuais de cada repasse é só acessar o referido link.
Fonte: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Perdeu a reportagem sobre Rio de Contas?
Vale lembrar que as reportagens ficam disponíves por apenas três semanas.
Clique aqui para assistir ao vídeo.
domingo, 5 de setembro de 2010
Morro do Chapéu faz aniversário com apresentação riocontense
Assim sendo, às 18:00h do dia 05 aconteceu na Igreja Matriz a Missa em Homenagem aos 101 anos de Morro do Chapéu. Mais tarde, dava-se início no Mercado Cultural a uma rica e bela exposição artística dos talentos da terra Gringo, Manoel Rosendo, Charles Carvalho e do artesanato da Associação Jamelão de Artesão de Icó. Com um palco montado na praça do Mercado Cultural, aconteceu a apresentação “Nega do Zofi”, vinda do município de Rio de Contas, através da qual prestou-se justa e bela homenagem às comunidades remanescentes de quilombos deste Município. Estas comunidades, por sua vez, fizeram brilhante apresentação do Samba de Roda da Barra, Samba de Roda da Veredinha e as Periquitinhas do Velame, mantendo assim acesas suas raízes culturais.
Assistiu-se também a Companhia de Dança Corpo que Baila e ainda o show musical do sanfoneiro Chiquinho. Nas noites seguintes, também se apresentaram no palco em grande estilo, a Capoeira do Mestre Ney, o Reisado de Marcolino, a Banda de Lata do Ponto de Cultura Oca da Minhoca, as cantoras Denise Reis e Juliana Nunes, Nery Salvador, a Filarmônica Lira Morrense, a Filarmônica Minreva, o renomado grupo de seresta “Silas e Seu Trompete” e ainda o cantor Franco Bispo.
Confiram os dados preliminares do Censo 2010 do IBGE
A previsão é que a população do município chegue a 13.816 habitantes. Uma redução visto que no Censo de 2000 a população da cidade atingiu 14.068 habitantes.
Na Bahia o único município a já concluir o Censo de 2010 é Lafaiete Coutinho. A cidade possui 3.675 habitantes.
Com relação ao Estado da Bahia, o município está atrasado. O Censo 2010 ja recenseou 60% da população e 57% dos domicílios. Com relação ao Brasil o número corresponde a 59% e 58% respectivamente.
Os dados estão atualizados até o dia 04/09.
Fonte: Censo 2010
Operação de 7 de setembro nas rodovias
Também serão realizadas fiscalização de equipamentos e documentos obrigatórios de veículo e de condutor, do uso de bebida alcoólica, por meio do etilômetro, além dos dispositivos de retenção para crianças aprovados por lei como bebê conforto (ou conversível) para crianças de até 1 ano, cadeirinha de proteção, para crianças de 1 a 4 anos de idade, e o assento de elevação para a faixa etária de 4 a 7 anos e meio.
O policiamento rodoviário motorizado e a pé será intensificado, principalmente nas BA-001 (Ilha de Itaparica/Valença), BA- 046 (Valença), BA -052 (Ipirá), BA- 099 (Estrada do Coco/Linha Verde), BA -131 (Jacobina/Saúde), BA -148 (Brumado/Livramento /Rio de Contas), BA-262(Brumado/Vitória da Conquista), BA-263 (Vitória da Conquista/Itambé), BR 324,BA-522 (São Francisco do Conde), BA-523 (Madre de Deus), BA-878 (Saubara), BR-420, dentre outras.
No feriado prolongado estima-se que aproximadamente 50 mil veículos deixem Salvador pelas rodovias estaduais. Por isso, os deslocamentos exigem cuidados por parte dos condutores.
Não fazer uso de bebidas alcoólicas e de medicamentos que reduzam a atenção
Viajar preferencialmente descansado e durante o dia
Redobrar a atenção nos trechos urbanos
Não dirigir falando ao celular
Manter uma distância segura do que veículo segue na frente
Verificar condições gerais do veículo como pneus, inclusive o de socorro, faróis, limpadores de pára-brisa, extintor
Verifica a validade da Carteira Nacional de Habitação (CNH), certificando-se de que tem em mãos também o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo
Garantir que todos os ocupantes do veículo usem o cinto de segurança
Não exceder os limites de velocidade permitido na rodovia e obedecer à sinalização
Passaredo retorna vôos para Vitória da Conquista
Após mais de uma semana com vôos cancelados, a Passaredo Linhas Aéreas anunciou na tarde deste sábado (4) o retorno das rotas que liga direto Vitória da Conquista a Salvador e a Guarulhos nesta terça-feira (7) segundo informou o presidente do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, José Maria Caires. Em contato com o Blog do Anderson, a empresa informou que os cancelamentos aconteceram em virtude das restrições no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo após o acidente com um avião da companhia no último dia 25 de agosto. Todos os vôos com partida da cidade foram transferidos para Ilhéus.
O plantio de Oliveiras em Rio de Contas
A OAA mantem desde 2006 uma Fazenda Experimental sobre a aclimatação das Oliveiras no microclima dos Cerrados de Altitude, nos Gerais de Rio de Contas e Erico Cardoso. Montamos o experimento com a Embrapa Petrolina (Professor Joston Assis). São um pouco mais de 1.500 pés de oliveiras de umas 15 variedades, numa gleba de quase 29 hectares que fica perto da Fazenda Vaccaro. Sou leitor regular do blog (pois ainda moro em São Paulo).
Tenho a imensa alegria de informar ao blog que quinta feira (26/08) muitas oliveiras amanhecerem com floração, o que nos deixa muito otimistas sobre o futuro da oliveira nos Gerais de nossa região.
Tomam conta do nosso experimento o Engenheiro Agrônomo Eder Doll e o Técnico Altair José dos Santos, que reside na Fazenda Experimental. O plantio das mudas e os primeiros cuidados foram realizados em 2006 e 2008 pelos Agrônomos Marcos Vaccaro e Noner Breno Ribeiro Duarte (esse de Ibicoara). Também colaborou em 2009 o técnico agrícola Jonas Almeida Costa, de Salvador, agora estudante na faculdade de Cruz das Almas.
Nossas empresas têm como objetivo, além de implantar as oliveiras na região dos Cerrados de Altitude, promover o plantio e o comércio justo de árvores frutíferas (mangas, maçãs, cítricos...), do café e de reflorestamento (eucaliptos para abastecer o pólo cerâmico da região de Livramento e essências nativas, como o landim do brejo).
Didier Chinchilla
Dirigente da empresa
OAA - Oliveiras, Azeitonas e Azeites do Brasil Ltda.
didier.chinchilla@foodandwood.com
Conheça a história da Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas
Tudo começou quando no início do ano de 1998, o jovem Alecarlos Pires, em uma manhã de domingo, juntamente com um grupo de amigos, foi realizar um passeio ciclístico, que saiu de Brumado com destino a histórica Rio de Contas.
Conforme os quilômetros iam sendo rompidos pelo grupo uma idéia se tornou cada vez mais latente dentro da imaginação daquele jovem de 15 anos, que sonhava ver o município ter uma forte representação em uma das categorias olímpicas de maior beleza plástica, que é o ciclismo.
A fusão de duas cidades de grande importância, uma com forte conteúdo industrial e outra com uma essência histórica, cultural e ambiental, se revelou uma junção poderosa, unindo dois setores tão diferentes, que fazem da Corrida uma das mais autênticas de todo o pais.
Brumado sempre foi um grande celeiro de atletas e o ciclismo era uma das modalidades mais emergentes naquela época e por isso o sonho foi se cristalizando, pela garra e determinação de um jovem amante dos esportes, que queria promover a sua cidade, fazendo-a ingressar no cenário esportivo estadual e nacional.
Ato contínuo, voltando para Brumado, Alecarlos Pires, começou a sua trajetória em rumo à realização de seu sonho.
Vários contatos começaram a ser estabelecidos e, aquilo, que no primeiro momento parecia irrealizável, começou a sair do campo do abstrato e ganhar contorno reais.
Com a forte substância de integrar os jovens ao contexto social de uma vida equilibrada e saudável, a realização de uma prova ciclística que atraísse, inicialmente, a nata do ciclismo regional começou a ser formatada através de sucessivos contatos com empresários esportivos, com a mídia e com os ciclistas locais.
O fator ecológico também foi imprescindível, pois o mundo no final do século XX já começa a dar mostras evidentes de sua preocupação com o equilíbrio ambiental, onde termos como efeito estufa, camada de ozônio e gazes poluentes, começaram a ganhar a mídia mundial.
A viagem de Brumado a Rio de Contas é rica em detalhes significativos da flora e da fauna sertaneja, tendo a Chapada Diamantina como roteiro, sendo este um dos cenários dos mais belos em todo o pais, tanto que é reconhecido em todo o planeta como um verdadeiro santuário da natureza.
Em setembro do mesmo ano, o ideal do jovem Alecarlos Pires teve seu início efetivo com a realização da primeira prova que foi intitulada Corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas, com a participação de 32 atletas, os quais foram parte do projeto embrionário que hoje se tornou um dos maiores eventos esportivos da Bahia.
Nestes 9 anos de história a Corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas, ganhou conceito e representatividade, fruto de um trabalho árduo, mas muito prazeroso, que se consolidou ao longo destes anos.
Atletas de renome mundial já participaram da prova, caso de Rogério Paulista, que participou da Volta de Portugal e hoje é um dos maiores expoentes do ciclismo brasileiro; do gaúcho Robson Pacheco, com grande experiência em provas internacionais, como a participação de 2 pan-americanos, corridas na França, Itália entre outras. Na esfera local Osvair Silva, o legendário Bidola, é outro integrante no rol da fama da CERB.
A vitória na corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas é hoje, certamente, o sonho de todo ciclista nacional, pois é uma das provas mais conceituadas, sendo também uma das mais duras de todo o circuito nacional, se constituindo assim uma consagração para todos aqueles que a vencem
Neste ano de 2010 a Corrida ganha um status mais elevado ainda, pois, sua logística e seu planejamento organizacional estão mais robustos e a expectativas e uma das melhores possíveis.
A direção da prova espera uma grande participação popular, pois, também a popularização do ciclismo é um outro ideal a ser buscado.
sábado, 4 de setembro de 2010
Conheça os encantos de Rio de Contas
Oi gente!
Eu, o cinegrafista Alberto Luciano e o operador de áudio Paulino Silva estivemos em Rio de Contas. A cidade fica a quase 700 Km de Salvador e guarda surpresas fantásticas pra quem gosta de desbravar novos lugares.
A cachoeira bem lá no alto da Serra das Almas é como uma guardiã de velhos tesouros. É preciso subir 1200 metros de altitude pra desvendar aos poucos a história da glória à decadência do ciclo do ouro e do diamante na Chapada Diamantina. A queda dágua é a porta de entrada pelo lado sul da Chapada.
Há quatro séculos a viagem era feita pela Estrada Real, construída no século XVIII por ordem do Imperador Dom Pedro II, um caminho calçado com lages de pedra desbravado por bandeirantes e garimpeiros em busca de riquezas.
A subida de 6 Km dura três horas e desvenda vales e cachoeiras. Lá em Cima, escondida pelas montanhas, está uma das maiores riquezas arquitetônicas do período colonial do Brasil.
Antes de ser cidade, o lugar foi batizado como Pouso dos Crioulos, uma referencia aos acampamentos de escravos e exploradores vindos de Minas e Goiás na época do garimpo.
Só na primeira metade do século XX o velho povoado ganhou o nome de cidade do Rio de Contas. O casario preservado como no passado é tombado como patrimônio histórico. Foi a primeira cidade planejada do Brasil, uma das mais antigas da Chapada.
A matéria foi dividida em dois capítulos. No primeiro a beleza natural e a cidade centenária. No segundo, o artesanato secular, os antigos quilombos e a produção da primeira cachaça orgânica do Brasil exportada para cinco países.
No próximo domingo (05), não perca a história e os encantos de Rio de Contas, no Rede Bahia Revista! Eu estou “enfeitiçada” pelas belezas de lá!
Beijos,
Anna Valéria.
Riocontense em 2º lugar no TAL
E aí está ...
Hugo Trindade é aluno do segundo ano vespertino do Colégio Estadual Carlos Souto de Rio de Contas e desde muito pequeno teve que superar suas próprias barreiras, através da dedicação aos estudos, criatividade e maturidade. Seus textos falam, ao mesmo tempo, de um mundo adolescente, mas com um tom sóbrio, misterioso e solene. Inspirado nos heróis japoneses criou a poesia “A Marionete”, vencedora do II TAL do seu colégio. Hugo também participa do grupo de teatro da escola e criou uma peça intitulada “O Vale do Fim” que encenou com seus colegas e foi muito elogiado por sua profundidade. É um aluno dedicado, questionador tem uma personalidade forte, mas ao mesmo tempo cativa com sua sensibilidade e atenção.