segunda-feira, 31 de maio de 2010

Rio de Contas celebra Corpus Christi com shows e manifestações religiosas

Do Notícia Capital

Nesta quarta e quinta-feira, dias 02 e 03 de junho, o município de Rio de Contas, eleito Cidade Baiana da Cultura 2010, vai realizar a sua tradicional programação em homenagem a Corpus Christi, que só no ano passado atraiu mais de 500 turistas e 3 mil pessoas de cidades circunvizinhas. Desta vez, as celebrações têm motivo ainda mais especial, devido ao título recém-conquistado em reconhecimento ao patrimônio histórico, às belezas naturais e à cultura e tradição do povo rio contense.


Em homenagem ao título de Cidade Cultural, a Gtrês Comunicações - responsável pela realização do Concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 – buscou apoio das Secretarias Estaduais de Cultura e de Turismo, além da Bahiatursa, Banco do Nordeste e Petrobras, e conseguiu patrocínios para garantir na festa a participação do Padre Zezinho e do cantor Canindé, de Jacobina.


“Apoiar as comemorações de Corpus Christi é, sem dúvida, reforçar a importância desta tradição para o povo rio contense. Queremos também incluir a Festa de Corpus Christi em Rio de contas no calendário religioso e cultural da Bahia. Por isso, firmamos parcerias para trazer o Padre Zezinho”, pontua André Reis, coordenador do concurso Cidade Baiana da Cultura 2010.


Além de Reis, devem comparecer às celebrações em Rio de Contas, o ex-Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que, na ocasião, receberá uma homenagem pela sua atuação como Secretario de Turismo e pelo apoio dado ao concurso; o atual Secretário, Antônio Carlos Tramm; o senhor Pitágoras Luna, representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; além de Letícia Barbosa, representando o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - Irdeb.


PROGRAMAÇÃO

Na quarta-feira, 02, os festejos têm início com novenas, onde participam diferentes setores da comunidade. Às 19h, acontece a novena Noite das Lanternas, que, uma hora depois, sai em passeata pelas principais ruas do Centro Histórico ao lado da Filarmônica Lira dos Artistas. Enquanto isto, os moradores enfeitam as fachadas de suas casas com plantas e lanternas para iluminar o Padroeiro Santíssimo Sacramento. A noite termina com Leilão e show do cantor Canindé.


Já na quinta-feira, 03, as comemorações começam cedo, com alvorada de fogos às 5h. Às 10h, acontece a missa solene, celebrada pelo bispo local, com participação de vários padres. O Santíssimo Sacramento fica disponível para adoração a partir das 12h. No final da tarde, por volta das 16h, acontece a procissão. Nas ruas por onde passa o cortejo religioso, tapetes de flores, folhas, pó de arroz, pó de serra e areia tingida cobrem o chão. São cerca de 2.200 metros de tapetes construídos com ajuda de toda a comunidade de Rio de Contas. As calçadas também ganham plantas e, as fachadas, lanternas e belíssimas colchas e jarros de flores. Durante a procissão, há quatro paradas para a benção do Santíssimo Sacramento. A última, realizada na Igreja Matriz, é comemorada com queima de fogos. O show do Padre Zezinho encerra os festejos de Corpus Christi.


De acordo com André Reis, Rio de Contas ainda vai colher bons resultados devido ao título de Cidade Cultural. No calendário de eventos do município já foram inclusos dois novos acontecimentos, o Festival da Primavera – previsto para setembro, e o Festival de Gastronomia, que deve acontecer em novembro. Além do apoio à festa de Corpus Christi, a Gtrês também vai apoiar o São João da cidade, em parceria com a AMBEV, e o Festival de Cultura Popular, agendado para agosto. “Outras ações estão sendo planejadas pela Gtrês, que, em 2010, tem o compromisso de apoiar a Cidade Cultural através da busca por patrocínios, divulgação e elaboração de um calendário de acontecimentos culturais”, explica Reis.


CIDADE CULTURAL 2010


Rio de Contas foi eleita Cidade Baiana da Cultura 2010 no último dia 22 de março, quando foi divulgado o resultado das análises da Comissão, composta pelos representantes Ivanna Soutto, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Soraia Sena, do Fórum Estadual de Turismo; Normelita Oliveira, do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia; José Carlos Oliveira, da Secretaria de Turismo do Estado; e André Reis, coordenador do concurso. Em 2º, 3º e 4º lugares ficaram Cachoeira, Jacobina e São Francisco do Conde, respectivamente.


A cerimônia de assinatura do termo de nomeação da cidade cultural aconteceu na noite do dia 13 de maio, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, e contou com a participação de representantes do governo e de empresas privadas, além do Prefeito de Rio de Contas - o Sr. Márcio de Oliveira - e do coordenador do concurso, André Reis.


A escolha da cidade considerou a qualidade e viabilidade do programa cultural apresentado, a contribuição para o fomento da inovação artística e a criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, a participação das camadas sociais menos favorecidas economicamente em ações que contribuam para a sua inclusão social e cultural, o fomento ao turismo cultural de qualidade, o grau de coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) em torno da candidatura da cidade, entre outras questões.


Lançado em janeiro deste ano pela Produtora Cultural do Grupo 3, a Gtrês, o projeto contou com a inscrição de 15 municípios baianos: Cachoeira, Rio de Contas, Itaparica, Santo Amaro, Cabaceiras do Paraguaçu, Serrinha, São Francisco do Conde, Jacobina, Sapeaçu, Seabra, Amargosa, Ilhéus, Itabuna, Maetinga e Jequié. As cidades tiveram até o dia último 26 de fevereiro para oficializar as suas candidaturas junto à Gtrês.


A Comissão, responsável por eleger a Cidade Cultural 2010, trabalhou na análise das documentações do dia 04 ao dia 17 de março, quando os representantes se reuniam no prédio da Secretaria do Turismo do Estado. No mesmo mês, nos dias 27 e 28, após eleger a cidade vencedora, o grupo viajou para Rio de Contas, onde conferiu algumas das manifestações culturais da cidade, visitou cachoeiras e regiões quilombolas e teve reunião com vários representantes da política e da sociedade local.


Inspirado no projeto da ex-ministra da Grécia, Melina Mercouri - que já promoveu diversas cidades da Europa com o título de Capital Européia da Cultura, entre elas, Atenas, a primeira eleita, em 1985 – o Concurso já acontece no Brasil a nível nacional, mas a Bahia foi o primeiro Estado a eleger um dos seus 417 municípios como Cidade Cultural.

O concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 tem incentivo do Fazcultura e do Governo do Estado, através das Secretarias da Fazenda, de Cultura e de Turismo, e apoio da Diretoria de Ações Culturais do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, do Banco do Nordeste e do Irdeb – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.



Fórum Comunitário do Selo UNICEF é tema de encontro em Conquista

Da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Mais de 60 municípios do Semiárido baiano serão preparados para promover processos participativos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para crianças e adolescentes.

Como promover um processo participativo de fortalecimento da gestão pública e das políticas sociais para a infância e adolescência? Como fazer uma análise da situação das crianças e adolescentes do seu município para garantir direitos? E de que forma os indicadores sociais podem apoiar a promoção da cidadania de meninas e meninos de 0 a 17 anos? Estas são questões centrais do 2º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012), promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de preparar 204 municípios do Semiárido baiano para a realização do 1º Fórum Comunitário do Selo.

Nesta segunda e terça-feira (dias 31/05 e 01/06), Vitória da Conquista vai sediar o encontro de representantes de 64 municípios da região. Foram convidados: articuladores do Selo, ou seja, técnicos indicados pelas prefeituras para coordenar localmente a implementação do programa, conselheiros municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente; e jovens lideranças, que ficarão responsáveis por apoiar a mobilização de meninos e meninas de 12 a 17 anos, em escolas e comunidades, em torno de ações voltadas para a promoção dos direitos da infância e adolescência.

O evento, na Pousada da Conquista (BR-116, Km 821, Rodovia Rio-Bahia, Parque Florestal Serra do Periperi), contará com a presença do Coordenador do Escritório do UNICEF em Salvador, Ruy Pavan. A programação prevê exposições, debates e dinâmicas de grupo que facilitam a compreensão da metodologia do Selo. No primeiro dia (31/05), as atividades vão acontecer das 14 horas às 18h30. No segundo, a agenda será mais extensa, seguindo das 8h30 às 18 horas.

O Fórum Comunitário é uma estratégia para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de 0 a 17 anos. Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também contribuem na construção de um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência.?

O ponto de partida da capacitação será a análise da linha de base de cada município, ou seja, o conjunto de indicadores sociais das áreas de saúde, educação e proteção, definido na metodologia do Selo 2009-2012, que será monitorado pelo UNICEF e revela aspectos importantes das condições de vida da infância e adolescência.

O 2º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF tem o apoio do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido. Para facilitar a participação dos 204 municípios baianos inscritos no programa, o UNICEF definiu três pólos, em diferentes regiões do Estado, para realizar os encontros: Juazeiro (dias 06 e 07/05), Vitória da Conquista (31/05 e 1º/06) e Feira de Santana (26 e 27/05; e 09 e 10/06). Até o momento, 170 pessoas de 67 municípios foram treinadas para promover o 1º Fórum Comunitário do Selo.

Foram convidados para o encontro de Conquista: Abaíra, Amargosa, Aracatu, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barreiras, Belo Campo, Boa Nova, Boquira, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Buritirama, Caculé, Caetanos, Caetité, Candiba, Caturama, Chorrochó, Cocos, Cordeiros, Correntina, Encruzilhada, Guanambi, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipitanga, Iguaí, Iramaia, Itapetinga, Itiruçu, Itororó, Ituaçu, Jequié, Jussiape, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de N. Senhora, Macaúbas, Maetinga, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Matina, Mortugaba, Muquém de S.Francisco, Nova Redenção, Paramirim, Paratinga, Pindaí, Poções, Riachão das Neves, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Santa Maria da Vitória, Santo Estêvão, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tremedal, Urandi, Vitória da Conquista, Coribe, Santana e Tabocas do Brejo Velho.



domingo, 30 de maio de 2010

Internautas já podem acessar site oficial do São João da Bahia

Da Agecom

O site oficial do São João da Bahia está no ar. No site, o internauta tem uma prévia da maior festa regional do Brasil e pode se informar sobre a programação, locais de hospedagem e como chegar a mais de 150 cidades do interior do estado. Disponível há apenas sete dias, já registra mais de 120.000 acessos. Por dia, surgem em média 60 comentários, muitos feitos por baianos ansiosos por visitar suas cidades de origem.

O visitante pode interagir, em todas as seções do site, e enviar fotos que serão exibidas em galerias de cada cidade. Na página inicial, há notícias constantemente atualizadas e fotos das festas em toda a Bahia, além de links para hotéis, opções de “bate-volta”, sugestões de comidas típicas, programação de 150 cidades e uma lista das últimas atualizações.


Este ano uma das novidades é a ferramenta de mapas integrada ao Google Maps. “É bem melhor para o visitante ver na tela em que parte do estado fica determinada cidade. Assim, ele pode avaliar se vai a uma das festas mais renomadas, ou alguma cidade mais próxima e igualmente interessante”, comenta a jornalista Simone Cabral, coordenadora do site.


Outro destaque é a interação com os usuários. Quem acessar o site poderá deixar comentários em qualquer uma das páginas. As dúvidas são respondidas em até 24 horas. Integrado com redes sociais, o sistema permite identificação via e-mail, Twitter, Facebook, entre outras redes. O visitante poderá também compartilhar suas fotos por meio de uma ferramenta que estará disponível a partir do dia 1º de junho.



Em Cartaz: Razão e Emoção na Sala de Aula



Sou suspeitíssima para falar sobre Tânia Gusmão, essa mulher extraordinária, como pessoa, como profissional e como pesquisadora. E fiquei mais apaixonada ainda depois que comecei a ler este trabalho que apresento aqui "Em Cartaz: Razão e Emoção na Sala de Aula". Me encantou a forma com que fala de nós, que vivemos a educação, nos lembrando que somos seres repletos de sentimentos e emoções, que não podemos pensar a educação separada da vida, isso é pensar no ser humano na sua totalidade, isso é educação integral. Só uma pessoa com a sensibilidade e humanidade de Tânia para abordar esse tema de forma tão natural e intensa. Querida, ainda estou lendo, mas já encantada com esse trabalho belíssimo que fez! Parabéns!



Foi, minha amiga querida, autora desse livro, que me mostrou que a matemática não é um “bicho de sete cabeças” e nos encontramos no VII Congresso de Educação de Vitória da Conquista, onde a Nega do Zofir se apresentou e falei sobre a Pedagogia Griô, uma honra para mim não só falar dessa pedagogia que também vê o ser humano por inteiro, mas também realizar uma vivência de tradição oral com professores de comunidades quilombolas de Conquista. Conversando com Lucinéa Gomes, uma das coordenadoras da SMEC de Conquista, descobri que existem lá 25 escolas quilombolas fiquei muito feliz e o contato com alguns desses educadores foi importante para a minha tragetória, espero ter outros encontros com esse professores.


Contei a história de minha tataravó, Dona Bitú, representada nessa boneca feita por minha avó Almerinda.

Com certeza você não vai mais respirar sem esse livro!!!
Abraços!

Até mais!!


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cidade Baiana da Cultura festeja Corpus Christi

As informações são da UPB

Rio de Contas foi eleita Cidade Baiana da Cultura 2010 no último dia 22 de março, quando foi divulgado o resultado das análises da Comissão, composta pelos representantes Ivanna Soutto, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Soraia Sena, do Fórum Estadual de Turismo; Normelita Oliveira, do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia; José Carlos Oliveira, da Secretaria de Turismo do Estado; e André Reis, coordenador do concurso. Em 2º, 3º e 4º lugares ficaram Cachoeira, Jacobina e São Francisco do Conde, respectivamente. "Torcíamos muito por este título, pois Rio de Contas tem um potencial cultural enorme. Recebemos a notícia com muita alegria e entusiasmo. Agora, esperamos atrair investimentos e dar ainda mais visibilidade ao potencial histórico, turístico e cultural desta cidade". A declaração é do Prefeito de Rio de Contas, Marcio Oliveira Farias que espera, com o título, poder gerar mais emprego e renda para a população e buscar maior participação da sociedade.

A cerimônia para entrega do prêmio vai acontecer também no município, com a presença de toda a população. As comemorações estão previstas para o próximo dia 3 de junho - quando também acontece a tradicional festa de Corpus Christi na cidade. A administração municipal vai aproveitar a mobilização das pessoas nesta época e envolver a sociedade com este título, que vai lhes render inúmeros benefícios

RELIGIOSO - O município de Rio de Contas, situada na região da Chapada Diamantina, já começou a celebrar o festejo do Corpus Christi desde o dia 25 de maio e encerra no dia religioso, 03 de junho. A novena está sendo realizada na Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Paróquia do Santíssimo Sacramento em Rio de Cantos. A prefeitura sempre está promovendo eventos em comemoração a datas importantes do calendário. Na Festa de Corpus Christi, o padroeiro da cidade, há lanternas coloridas nos prédios do Centro Histórico, o passeio da Filarmônica Lira dos Artistas, a confecção do tapete colorido, a procissão do Santíssimo Sacramento, e muito mais.

Rio de Contas não vai demorar a perceber os resultados do título de Cidade Cultural. No calendário de eventos do município já foram inclusos dois novos acontecimentos, o Festival da Primavera - previsto para setembro, e o Festival de Gastronomia, que deve acontecer em novembro.

Região conhecida como Alpes Baianos vai reunir especialista em citros

Do Nordeste Rural



Segundo o pesquisador Orlando Sampaio Passos, a Chapada Diamantina é uma das regiões mais propícias para o cultivo de citros para mesa no Brasil. Para fortalecer essa avaliação, hoje e amanhã, acontece, em Rio de Contas, na Bahia, o II Seminário Desenvolvimento da Citricultura da Chapada Diamantina. O encontro é promovido pela prefeitura municipal e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Começa hoje e vai até amanhã.

Situada na parte central do estado da Bahia, a região já foi chamada de “Alpes baianos” pelas baixas temperaturas das noites de inverno, que podem chegar a 6ºC, principalmente nos meses de junho e julho. Os solos Latossolos Vermelho-amarelos e Amarelos são predominantes, sendo os de maior potencial para agricultura os Vermelho-escuros e Cambissolos.

“A predominância de pequenas propriedades nesses municípios constitui, ao lado das condições climáticas, justificativa para se desenvolver uma citricultura visando ao mercado interno e, posteriormente, externo de frutas cítricas, em especial do grupo das tangerinas”, afirma Clóvis Almeida, pesquisador da área de socioeconomia da Embrapa.

Pela qualidade do solo, a região tem despertado interesse dos pesquisadores no desenvolvimento de cultivares especiais. Os estudos são do projeto "Desenvolvimento da citricultura de mesa do Nordeste brasileiro". Atualmente a Embrapa está avaliando um grupo de laranjas doces, tangerinas e outras espécies em duas propriedades da região e os resultados têm sido muito bons”, afirma. Em 2009, foram implantados sete lotes básicos de citros (20 variedades-copa e cinco porta-enxertos) mediante seleção de citricultores realizada pela prefeitura municipal.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Derba confirma revitalização do aerodromo de Rio de Contas

Como foi publicado pelo Politica Hoje nesta terça-feira (25), o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), responsável pela administração de 78 aeroportos, confirma que vai revitalizar 32 destes.

Entre aqueles que a ordem de serviço já foi assinada, e as obras foram iniciadas, estão: Cipó, Xique-Xique, Luiz Eduardo Magalhães, Mucugê e Paramirim. No total, 19 aeródromos (aeroportos de pequeno porte) passam por intervenções.

O Derba informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que os demais aeroportos estão previstos para começar até o final deste ano. “A licitação já foi concluída e a empresa vencedora aguarda a assinatura do documento para início das intervenções”, escreveu.

Portanto, a revitalização prevista para este ano são dos aeródromos de Poções, Utinga, Itapetinga, Rio de Contas, Butirama, Uauá, Euclides da Cunha e São José do Jacuípe (interditado pela Anac).

As informações são do site Política Hoje.


Semana do Meio Ambiente em Rio de Contas

A Unidade Regional do INGÁ (UR) de Seabra participará da abertura da Semana do Meio Ambiente do município de Rio de Contas. A convite da prefeitura local, a palestra facilitada pela analista ambiental da Unidade contará com as seguintes temáticas:

- Educação ambiental e sua inserção nos parâmetros curriculares

- Transversalidade da educação ambiental

- PEAS e o Programa de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação

O evento será no dia 26 de maio, às 9h.

Fonte: INGÁ


segunda-feira, 24 de maio de 2010

TAL - Tempos de Arte Literária

O TAL - Tempos de Arte Literária, é um Projeto promovido pela SEC - BA e desenvolvidos por escolas estaduais da Bahia. Pela segunda vez o Colégio Estadual Carlos Souto de Rio de Contas realiza, com sucesso, este projeto. Durante duas semana realizamos oficinas de leitura e produção de textos literários e o resultado foi mostrado no 2º Sarau Literário TAL, no Teatro São Carlos, dia 22 último.

Foi muito trabalho para coordenar este projeto, mas extremamente prazeroso ver o envolvimento dos alunos com a literatura mergulhados no mundo da poesia, da crítica e da criatividade. Maravilha também a mobilização dos alunos da comissão organizadora para fazer acontecer o evento e ...VALEU!!!
Pra contar um pouco conmo aconteceu o nosso sarau segue o texto feito por Ana Carolina Trindade, aluna do 3º ano B, que foi a mestre de cerimônia do evento:


“Poesia é... Brincar com as palavras
Como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?”

Boa tarde é com muito prazer que estamos realizando o 2º TAL - Tempos de Arte Literária.
E para dar inicio ao nosso sarau, veremos uma apresentação de uma poesia de um dos alunos do Colégio Estadual Carlos Souto, interpretado pelo grupo de teatro “Loucos por Arteatro’, vale ressaltar que essa poesia e os demais trechos recitados por mim não estão concorrendo! Com vocês: “O VALE DO FIM”



E agora gostaria de convidar para compor à mesa os jurados:



Marusa Lana
Jorge Sá
Vivi Trindade
Verônica Coutinho
Graça Salles
Claudete Eloy .

...

“Sonhos inacabados
Poemas sem inspiração,
É como amar sem ser amado
É musica sem inspiração”

E agora a Primeira concorrente do dia; com o poema “Contradição”, Analís Silva do 2ºano A.
--------------
Como já diria o sábio poeta Fernando pessoa

“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sentir.”

E nossa segunda concorrente é Andressa Cristina da 8ªB com a poesia “Amar”

-------------

“Eu conto lá, eu conto cá
E você de donde está
Vai escutando o meu conto
Para espalhar o meu contar
O meu conto, conto em conto,
Vou contando o meu contar
Porque é só contando aqui
Que meu conto é contado lá”


E a nossa 3ª concorrente vem com o cordel “Sociedade Oculta” com vocês, Bruna Nunes
------------


“É espinha no rosto.
É atração pelo sexo oposto.
É a voz se alterando.
É a paixão iniciando.
É a necessidade de responsabilidade.
É a busca da felicidade.
É a ciência da consciência.
É efervescência, é adolescência.” Josete Fereira


E “Adolescência” é o titulo do conto da nossa próxima concorrente, com vocês Damiana Brito


“De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.”

Com o poema “Chuva no Meu Coração”, ele, Douglas Silva




“E que eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”
Agora outra poesia de amor, escrita por Everaldo Junior e interpretada por Mariana Brandão: “Louca Paixão”


“... O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ...”
E com o poema “Últimos Minutos”, com vocês Isabelle Cristina



“Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.”
E agora mais uma concorrente, Maíria Cruz com a poesia “Amor é”


“Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que não sabe a resposta?”
Com a poesia “Meu eu Tem Um Livro”, com vocês Marília Cardoso
“Eu aqui, você daí
Eu de cá, você de lá
Conto aqui, eu conto ali
conto aqui e acolá
E a gente só querendo
Esse conto começar...”
Nossa próxima concorrente “Marinez Rocha” escreveu mais um cordel, com vocês “Vida Roubada”
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”
Com a poesia “O Caminho da Vida”, Mateus Luan
“Ser mãe é uma emoção
Fácil de expressar
É transpirar emoção no andar, no falar...
É sorrir sem ter motivos
É chorar sem sentir dor
É viver por um motivo
A grande força do amor”
“Nascimento de Cecília” é o nome do nosso próximo poema, com vocês Micaele Alves

“Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele”
Agora ela, a penúltima concorrente do dia, Raquel Amorim com o poema “Pensador”
E agora estamos chegando ao fim, mas ano que vem tem mais, porque “depois de todo fim há um novo começo”, e para fechar nossas apresentações, Hortência Britto interpretará o poema do nosso ultimo concorrente, Hugo Trindade com vocês, “A Marionete”

E o vencedor foi...
HUGO TRINDADE "A MARIONETE"

Charge: Projeto Ficha Limpa


Embrapa promove seminário sobre citricultura em Rio de Contas

Nos dias 27 e 28 de maio, acontece, em Rio de Contas (BA), o II Seminário Desenvolvimento da Citricultura da Chapada Diamantina, promovido pela prefeitura municipal e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio do Banco do Nordeste (BNB).

Segundo o pesquisador Orlando Sampaio Passos, a Chapada Diamantina é uma das regiões mais propícias para o cultivo de citros para mesa no Brasil. “Com recursos do projeto "Desenvolvimento da citricultura de mesa do Nordeste brasileiro", a Embrapa está avaliando um grupo de laranjas doces, tangerinas e outras espécies em duas propriedades da região e os resultados têm sido muito bons”, afirma. Em 2009, foram implantados sete lotes básicos de citros (20 variedades-copa e cinco porta-enxertos) mediante seleção de citricultores realizada pela prefeitura municipal.

Situada na parte central do estado, a região já foi chamada de “Alpes baianos” pelas baixas temperaturas das noites de inverno, que podem chegar a 6ºC, principalmente nos meses de junho e julho. Os solos Latossolos Vermelho-amarelos e Amarelos são predominantes, sendo os de maior potencial para agricultura os Vermelho-escuros e Cambissolos.

Palestras

“A predominância de pequenas propriedades nesses municípios constitui, ao lado das condições climáticas, justificativa para se desenvolver uma citricultura visando ao mercado interno e, posteriormente, externo de frutas cítricas, em especial do grupo das tangerinas”, afirma Clóvis Almeida, pesquisador da área de socioeconomia da Embrapa.

“Este ano, o evento contempla bastante a área da fitossanidade, que é bastante demandada pelos citricultores”, explica Orlando Passos. No dia 27, as palestras ministradas por pesquisadores da Embrapa vão abordar “Mercado para citros de mesa no Brasil” (Clóvis Oliveira de Almeida), “Escolha das variedades copa e porta-enxerto” e “Produção de mudas em telado” (Orlando Sampaio Passos), “Manejo do pomar, do plantio à colheita” (José Eduardo Borges de Carvalho), “Manejo integrado de pragas” (Antonio Souza do Nascimento) e “Manejo integrado de doenças” (Hermes Peixoto Santos Filho).

Os assuntos serão colocados em prática no dia 28, num dia de campo.

Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Telefone: (75) 3312-8076
Fax: (75) 3312-8015
E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br

sábado, 22 de maio de 2010

Um pouco da nossa história publicada no Jornal Diário de Pernambuco

Sebastião Nery

Prestes na Bahia

Salvador - Hermes Lima, baiano de Brumado, professor, deputado, ministro do Trabalho e do Exterior, primeiro-ministro, ministro do Supremo, no livro Anísio Teixeira, Estadista da Educação, conta uma conversa com o então intendente (prefeito) de Rio de Contas, Rodolfo Abreu, sobre a passagem da Coluna Prestes pela Bahia.

- "Contou-me Rodolfo Abreu, então prefeito dessa cidade que, ao cair da tarde, a Coluna apontou no alto do Cruzeiro e acampou espalhando-se pelas ruas. O comércio cerrou as portas e a população, que não fugiu, trancou-se em casa. Prestes convocou o prefeito, garantiu a segurança dos moradores e solicitou dez contos até o dia seguinte pela manhã. Rodolfo argumentou que a cidade era pobre, mas faria o possível"

- "Na hora aprazada, o prefeito compareceu ao encontro muito preocupado porque só conseguira cinco contos. Ele ria muito ao relatar-me que Prestes pensou um minuto, aceitou os cinco contos, mas Rodolfo, na afobação do momento, meteu a mão no bolso errado, tirou um pacote de dez contos, à vista do qual Prestes, sisudo mas divertido, lhe disse:

- "Seu Rodolfo, o senhor está com cinco contos no outro bolso. Pode ficar com eles".

A coluna

A Coluna Prestes, contada e recontada, faz parte da História. Há livros hoje clássicos: - A Coluna Prestes, Marchas e Combates, de Lourenço Moreira Lima, testemunha ocular da história, que fez o diário e viveu tudo do primeiro ao ultimo dia. As Noites das Grandes Fogueiras, a História da Coluna Prestes, de Domingos Meirelles. Jagunços e Heróis, de Walfrido Morais. A Coluna Prestes, Revolução no Brasil, de Neill Macaulay. À Guisa de Depoimento, de Juarez Távora. Tantos outros.

Agora, o jornalista e pesquisador baiano, Renato Luis Bandeira, filho e morador da Chapada Diamantina, autor do livro consagrado, Chapada Diamantina, História, Riquezas e Encantos, em 5ª edição, está terminando uma pesquisa de campo de mais de trinta anos sobre A Coluna Prestes na Bahia, ouvindo os ainda vivos ou seus descendentes. É um trabalho novo, autêntico, pulsante, sobre os mais de 4 meses, entre 1925 e 1926, em que a Coluna esteve aqui na Bahia, através da Chapada, seus rios e montanhas.

Coronel Tanajura

- "Em Livramento, na casa do coronel José de Aquino Tanajura Júnior, bem próximo à cidade, os "revoltosos" foram, como sempre faziam onde chegavam, requisitar alimentos e animais. O coronel reagiu, chamando-os de bandidos. Manejando as armas, iam trucidá-lo, quando Prestes, mais humano que Siqueira Campos, compreendendo que uma ação magnânima seria mais eficiente, perdoou-o".

"Mas permitiu que a casa fosse invadida pelos companheiros, que abateram porcos gordos, bois e aves domésticas e, em represália à afronta recebida do coronel, jogaram na chuva todo o arroz armazenado da última colheita, enquanto o dono da casa desaparecia pelos fundos da chácara".

O jagunço

Conta Moreira Lima: - "Em Central, fizeram pouso na praça junto a um olho d'água, cercado de numerosas pedras cobertas de matos, e, quando um tal Zenóbio, "revoltoso" do Destacamento de Djalma Dutra, foi com uma jarra buscar água naquela vertente, levou um balaço de um rapaz morador do lugar, que ali se escondera. O môço saiu em desabalada carreira, sendo perseguido e alcançado, tombando fuzilado como se fora o herói de Central, como seu irmão. Eram o Antonio Mudo e o João Grosso".

"Nesse momento, um jagunço praticou um ato de extraordinária bravura, que nos encheu de assombro e entusiasmo. Arrojou-se sozinho, de machado em punho, sobre a tropa que avançava contra a trincheira, inteiramente exposto, numa atitude de heroica beleza. Os soldados suspenderam o avanço e deram-lhe uma descarga a pouca distância, que não o atingiu. O jagunço virou então o seu terrível machado, com as duas mãos, em torno da cabeça e o arremessou violentamente sobre os nossos, num último gesto de energia. A arma formidável rodopiou no espaço e foi cair a poucos passos da nossa linha, sem a alcançar. Houve uma descarga e o herói abateu-se morto no chão como um gigante fulminado por um raio".

Missa na matriz

"Ituaçu foi surpreendida com a ocupação da cidade à uma hora da madrugada e não houve resistência. Os "revoltosos", assim que chegaram, quebraram logo o telégrafo. Nada mais fizeram de malà cidade, conforme relembra dona Orlandina Rocha, que na ocasião contava 16 anos de idade".

"O alto comando ficou alojado no quartel da polícia, no prédio que hoje abriga a prefeitura. Luís Carlos Prestes soltou os presos da cadeia, rasgou várias intimações policiais e os processos contra os moradores de Ituaçu. Determinou o cerco da Praça da Matriz e seus homens com fuzis e metralhadoras guarneciam os pontos estratégicos da cidade".

"Celebrava-se o Mês de Maria e, em reverência e respeito à Nossa Senhora do Alívio, Prestes e alguns dos seus companheiros assistiram o final da missa. Mais tarde, ele, com uma comitiva, fez pregações dos ideais libertários e afirmava que "viera na intenção de conquistar aliados e não de dar combate armado". E colaborou pessoalmente para as obras da matriz".

"Prestes, na esquina do beco da Paia, sobre uma grande pedra no alto do calçadão (ainda existe a pedra), fez uma saudação de agradecimentos ao povo de Ituaçu para, então, se retirarem em direção à Barra da Estiva".

Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Permacultura será tema de encontro em Rio de Contas

Entre os dias 22 e 28 de maio, na comunidade Brumadinho, município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, acontece o III Encontro Geral da Escola Umbuzeiro. O tema central desta vez será a Permacultura com ênfase na bioconstrução (arquitetura sustentável). Participarão do evento cerca de 40 agricultores familiares, a maioria educandos da Escola Umbuzeiro, de sete municípios da região de Jacobina.

O projeto Umbuzeiro é realizado pelo Instituto de Permacultura da Bahia - IPB - e patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania

Fonte: Blog de Ourolândia


terça-feira, 18 de maio de 2010

Corpus Christi 2010 em Rio de Contas

Rio de Contas é nomeada Cidade Baiana da Cultura 2010

O evento aconteceu no Forte de Santo Antônio Além do Carmo na noite da última quinta-feira, 13.

No Forte de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, decorado com parte da exposição Um Rio de Contas e Tradições, uma bandinha de sopro – referência ao carnaval de Rio de Contas – recepcionava os convidados, ao lado de bonecões mascarados, uma tradição na cidade. A solenidade de assinatura do termo de nomeação do município vencedor do concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 teve início por volta das 19h20, quando todos os presentes se reuniram no salão do Forte ao chamado do mestre de cerimônia.

Antes de começarem a nomeação e os discursos, porém, o recital Dandara e Kenderê, interpretado por Flávia Pacheco, surpreendeu o público. A solenidade prosseguiu com a entrega de placas em reconhecimento ao incentivo dado à cultura do Estado da Bahia. Os homenageados foram Pitágoras Luna, em nome da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Antônio Tramm, Secretário de Turismo do Estado; Normelita Silva Santana, representando o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia; Frederico Mendonça, diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia; Póla Ribeiro, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia; a deputada estadual Neuza Cadore; e o senhor Nilo Meira Filho, superintendente do Banco do Nordeste.


O concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 tem incentivo do Fazcultura e do Governo do Estado, através das Secretarias da Fazenda, de Cultura e de Turismo, e apoio da Diretoria de Ações Culturais do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, do Banco do Nordeste e do Irdeb – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.


Fonte: Secult