segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Repasse de verbas para Rio de Contas - Outubro de 2009


O cidadão que deseja conhecer os valores repassados às prefeituras municipais pode acessar o Demonstrativo de Distribuição de Arrecadação no site do Banco do Brasil (no campo nome do beneficiário insira o nome da sua cidade). O link é:

https://www13.bb.com.br/appbb/portal/gov/ep/srv/daf/index.jsp

Para o mês de outubro a prefeitura de Rio de Contas totalizou os seguintes valores:

TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO

Débito Benef. = 247.728,09 D
Crédito Benef. = 1.016.256,09 C

No site é possivel verificar os repasses detalhados das seguintes receitas:

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
ICS - ICMS ESTADUAL
FUS - FUNDO SAUDE
IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUCAÇÃO
SNA - SIMPLES NACIONAL
IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES
IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA

Por conter inúmeros valores colocamos aqui apenas o valor global, para saber detalhadamente os valores individuais de cada repasse é só acessar o referido link.

Fonte: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal

Rio de Contas FM entrevistará prefeito de Rio de Contas

O Prefeito municipal de Rio de Contas Márcio de Oliveira Farias, confirmou a sua entrevista na Rio de Contas FM 104,9 para o mês de Dezembro. Pela primeira vêz, após eleito, o Prefeito falará ao público sobre o mandato de um ano. Você pode enviar a sua pergunta nominal até o dia 14 de Dezembro entregando na Rio de Contas FM, ou pela nossa página de recados.

Com informações da Rio de Contas FM



Confira os resultados do Campeonato Riocontense de futebol

O campeonato Riocontense de futebol teve inicio dia 02 de agosto no Estádio Municipal Zofir Brasil com a participação de todas as equipes.

Confira os resultados:

1ª Rodada - dia 09/08:
Rio Negro 01 X 02 Sossego
Palemeiras 02 X 02 Jiló

2ª Rodada - dia 16/08:
Mato Grosso o2 X 01 Engenho
Velho Raça Jovem 0 X 02 São José do Umbuzeiro dos Santos

3ª Rodada - dia 23/08:
Real 03 X 00 Palmeiras de Marcolino Moura
Rio Negro 01 X 01 Unidos do Jiló

4ª Rodada - dia 30/08:
Mato Grosso 02 X 00 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Engenho Velho

5ª Rodada - dia 06/09:
Rio Negro oo X 02 Palmeiras
São José 03 X 09 Real

6ª Rodada - dia 13/09:
Engenho Velho 1 X 0 Raça Jovem
Giló 4 X 3 Sossego

7ª Rodada - 20/09:
Real 05 X 00 Rio Negro
Mato Grosso 01 X 01 São José

8ª Rodada - 27/09:
Palmeiras 06 X 05 Sossego
Giló 05 X 03 Emgenho Velho

9ª Rodada - 04/10:
Raça Jovem 01 X 02 Real
Mato Grosso 04 X 01 Rio Negro

10ª Rodada - 11/10:
Engenho Velho 02 X 05 Palmeiras
Sossego 06 X 00 São José

11ª Rodada - 18/10:
Giló 05 X 00 Raça Jovem
Real 06 X 00 Mato Grosso

12ª Rodada - 25/10:

Rio Negro (02 pontos) X Engenho Velho ( Não compareceu)
Palmeiras 00 X 02 São José

13ª Rodada - 01/11:

Sossego 07 X 00 Raça Jovem
Giló 05 X 00 Mato Grosso

14ª Rodada - 08/11:

Rio Negro 01 X 00 São José
Palmeiras Giló 03 X 02 Real

15ª Rodada - 15/11:

Palmeiras 04 X 02 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Mato Grosso

16ª Rodada - 22/11:

Rio Negro 06 X 00 Raça Jovem
Palmeiras 02 X 00 Mato Grosso

17ª Rodada - 29/11:

Giló 06 X 00 São José
Sossego 01 X 01 Real

==================================================

Dias 12 e 13 de dezembro (sábado e domingo) acontecerá o quadrangular decisivo:

Dia 12/12 - 2º colocado X 3º colocado

Dia 13/12 - 1º colocado X 4º colocado

Com informações da Rio de Contas FM

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Rio de Contas: 286 Anos




Rio de Contas
286 anos
Feliz aniversário!!!






quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Salvador ganha Feira Permanente de Flores

O primeiro mercado atacadistas de flores vai beneficiar mais de 500 produtores da Bahia

Fátima Emediato

Fátima Emediato

O Centro de Comercialização de Flores em Narandiba, em Salvador, funciona todas as quartas-feiras, de 6h às 18h, beneficiando inicialmente 170 produtores de flores de várias regiões do Estado

Orquídeas, rosas, crisântemos, antúrios, helicônias, gérberas, folhagens e outras variedades de flores tropicais e ornamentais agora em um só local direto dos centros de produção no interior do estado e região metropolitana de Salvador. É o Centro de Comercialização de Flores em Narandiba, no antigo Detran, região central de Salvador, que começou a funcionar hoje (25), de 6h às 18h, e acontece toda quarta-feira, beneficiando inicialmente 170 produtores de flores do Estado. De acordo com o coordenador do projeto Flores da Bahia, do Governo do Estado, Ivsen Andrade, em breve o Centro vai abrigar mais de 500 produtores reunidos em associações e cooperativas de vários pontos do Estado.

A implantação do Centro de Comercialização de Flores em Narandiba é uma parceria do Sebrae Bahia com a Seagri-Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia. As duas instituições desenvolvem projetos de floricultura oferecendo aos produtores de flores capacitações, assistência técnica, missões técnicas e de comercialização.

Cirlene Pires Silva, vice-presidente da Associação de Flores e Vasos Ornamentais Renascer do município de Morro do Chapéu, na Chapara Diamantina, está muito otimista com a possibilidade do Centro de Flores em Narandiba aumentar as vendas das flores produzidas na Associação, que reúne 20 produtores. “Trouxemos para o Centro de Narandiba as heliconias e estaticias, que são espécies de flores sempre vivas. Temos flores de boa comercialização e esperamos que o Centro ajude a acessar o mercado de Salvador. O Sebrae foi um parceiro importante na criação de nossa Associação e também a ajudar a conhecer melhor o mercado de flores na Bahia”, afirma Cirlene.

O consultor do Sebrae, Alexandre Melo que atua no projeto de floricultura na Chapada Diamantina acredita que a união dos cerca de 140 produtos da região vai fortalecer a produção de flores nos municípios de Rio de Contas, Lençóis, Seabra, Mucugê e Morro do Chapéu. Segundo Alexandre, os produtores da região já foram beneficiados com consultoria técnica em fertiirrigação, consultoria na parte contábil e fiscal e também uma visita ao projeto de Maracá, onde eles identificaram as melhores técnicas de produção. “Agora estamos trabalhando a questão logística de forma unida para facilitar o escoamento da produção. Queremos fortalecer o sentimento cooperado entre os produtores e criar um Pólo de Produção de Flores da Chapada para atender o mercado de Salvador”, ressalta Alexandre.

Ivson Machado, coordenador do projeto Flores da Bahia explica que a idéia é que o Centro de Narandiba, antigo Centro de Treinamento do Detran, que possui uma área coberta de 1.400 m2, com cerca de 12 m2 para cada produtor, que futuramente tenha uma câmara fria para aumentar a vida útil das flores que chegam do interior do Estado. Ivson destacou a parceria com o gestor do Sebrae, Emanuel Castro para mobilizar os produtores de flores do Estado e os cerca de 130 donos de floriculturas de Salvador.

O Centro oferece todas as variedades de flores tropicais, como as helicônias e alpinias, as flores subtropicais como as gérberas, rosas e crisântemos, além de orquídeas e folhagens. “Inicialmente vamos funcionar toda quarta-feira, de 6h às 18h, e conforme a demanda e o interesse dos produtores podemos estender para outros dias. Uma vantagem para o comprador de Salvador, como floriculturas, empresas de Buffet, decoração e festas, é que os produtores de flores do interior podem colher as flores de noite e pela manhã estão no Centro de Comercialização em Narandiba e as flores de São Paulo demoram até cinco dias para chegar em Salvador”, destaca Ivson.

Cristina Lima, da Associação de Produtores de Flores Tropicais de Amélia Rodrigues, está muito otimista com o início de funcionamento do Centro de Comercialização de Flores em Narandiba. Ela trouxe para o Centro uma grande variedade de cores e formas de helicônias, conhecidas como bananeira de jardim, além de folhagens. Cristina disse que o Sebrae foi o grande parceiro na formação da Associação e onde ela aprendeu a gestão, o plantio, a colheita, a comercialização, além de poder participar de missões técnicas em outras cidades, que ajudou a fazer a troca de experiência. “Temos ótima qualidade em flores tropicais, para oferecer aos compradores de Salvador”, garante Cristina.

Também no Centro de Comercialização de Flores em Narandiba foi realizada a Oficina de Arranjo Floral com o design de flor, Normando Coelho, que também foi sucesso na Feira do Empreendedor, que aconteceu de 15 a 18 de outubro no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Normando garante que vale a perna trabalhar com arranjo floral porque ele vive desse trabalho.

Rosilene Pepce foi uma das alunas de Normando durante a Oficina do Empreendedor, de 15 a 18 de outubro. Ao lado da futura sócia Bernadete Oliveira da Cruz ela foi ao Centro de Comercialização de Flores em Narandiba para adquirir a matéria prima e iniciar a produção de arranjos florais. “Estou conhecendo melhor sobre plantas com a ajuda da minha amiga Bernadete e estamos pensando em montar um negócio nesse ramo onde moramos no litoral norte. Este Centro de Comercialização em Narandiba vai ser muito bom porque fica próximo da gente, é amplo e bastante arejado, além de oferecer variedade de flores”, explica Rosilene.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Aniversário de Rio de Contas: Programação

DIA 24- (TÊRÇA FEIRA)
8:00 às 17h - Seminário sobre café orgânico em Mato Grosso das
8:00 às 17h – Conferência Municipal das Cidades e lançamento do PDP-PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO – Local-Clube Riocontense


DIA 25-(QUARTA FEIRA)
16:00 - Apresentação Cultural de Griôs de Rio de Contas, na Praça da Matriz

DIA 26-(QUINTA FEIRA)
8:00 às 17h - Curso de Agro Ecologia em João Vaz
19:00 – Show de Calouros no Ginásio de Esportes em Rio de Contas
Leve três garrafas Pet vazias

DIA 27 – ( SEXTA FEIRA) ANIVERSÁRIO DA CIDADE
8:00 – Seminário de Articulação de Políticas Públicas do Território Chapada Diamantina – Agro Ecologia e Meio Ambiente ( Local-Clube Riocontense)
15:00 – Desfile Cultural. Após o desfile show com Artistas Locais.

Informações: Prefeitura Municipal de Rio de Contas
Fone: (77) 3475-2165

Fonte: Rio de Contas FM

PT elege nova direção em Rio de Contas

Filiados ao Partido dos Trabalhadores - PT de todo o Brasil foram as urnas neste domingo dia 22/11 para eleição dos seus novos diretores.

Na esfera municipal havia apenas 01 candidato, Reginaldo Santos Castro, que foi eleito com 31 votos. No total votaram 38 filiados, sendo 06 votos nulos e 01 voto em branco.

O PED (Processo de Eleição Direta) do PT realizado neste domingo é considerado o maior processo de eleição de um partido no país. A expectativa era de que 200 mil filiados fossem às urnas.

Sindicato dos Bancários cobra mais segurança pública

A onda de assalto a bancos na região continua. Desta vez o crime aconteceu na cidade de Jussiape, quando elementos fortemente armados invadiram a agência do Banco do Brasil.

Os quatro bandidos estavam em dois carros, invadiram a agência minutos antes da abertura do expediente ao público, fugindo logo em seguida em direção ao Morro Branco, sentido Barra da Estiva. Os reféns foram libertados a poucos quilômetros da saída da cidade.

A polícia foi acionada mas não conseguiu capturar os bandidos. Cerca de um mês atrás uma tentiva de assaltado foi fustrada em Rio de Contas.

Em maio de 2008 Rio de Contas também foi vítima de ação semelhante.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região tem cobrado insistentemente do Governo do Estado a tomada de providências para que os trabalhadores e as populações da cidades do interior, principalmente as mais isoladas, não fiquem à mercê da ação de bandidos.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado, através do Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Bel. Bernardino Brito Filho, informou ao Sindicato, através de correspondência dirigida ao presidente do SEEB, que dentro das possibilidades o governo tem atuado, mas reconhecendo a organização das quadrilhas especializadas neste tipo de crime, o que tem dificultado a ação da Polícia. O delegado informou que, apesar dessa dificuldade, algumas prisões tem sido efetuadas e o trabalho de investigação continua.

ASCOM - SEEB VCR
Com informações do Blog Notícias de Rio de Contas

Fonte: Sindicato do Bancários de Vitória da Conquista e Região

Seminário e Dia de Campo fortalecem a cafeicultura orgânica na Chapada Diamantina

Fátima Emediato

Arquivo Sebrae Arquivo Sebrae
Com o objetivo de mostrar a importância do cooperativismo para fortalecer a produção orgânica do café e a sua certificação para acessar novos mercados nacionais e internacionais o Sebrae em parceria com as prefeituras da região de Rio de Contas e a Cooperbio-Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Produtos Orgânicos da Chapada Diamantina realiza nesta quarta (25) e quinta-feira (26) o Seminário “Fortalecimento da Cafeicultura Orgânica da Chapada Diamantina”.

Paulo Mesquita, gestor do Sebrae Bahia no projeto Territórios da Cidadania Chapada Diamantina, que envolve a cafeicultura, explica que para participar do Seminário foram organizadas duas caravanas com mais de 40 agricultores da região de Rio das Contas. A primeira caravana passa pelos municípios de Tapiramuta, Bonito e Ibicuara e a segunda caravana em Seabra, Piatã e no distrito de Catolés, em Abaíra.

No primeiro dia do Seminário os agricultores vão visitar a fazenda Vaccaro, distante cerca de 30 km de Rio de Contas, onde vão conhecer de perto todo o processo de produção orgânica do café, as práticas de manejo, o espaçamento, o biocontrole de pragas e os tipos de cultivares.

O segundo dia do Seminário acontece na Escola da comunidade de Mato Grosso, também distante cerca de 30 km de Rio de Contas onde os agricultores vão participar de palestras sobre Fair Trade - Normas de Certificação e Mercado Orgânico, a Gestão de Cooperativas e o mercado de Café Orgânico.

“Nosso objetivo com este seminário é mostrar aos agricultores familiares através de uma visita em campo como é feita toda a produção do café orgânico, a importância deles estarem reunidos em uma cooperativa e de ter a certificação de orgânico e do comércio justo para acessar novos mercados“, destaca Paulo Mesquita.

De acordo com Marcos Vaccaro, presidente da Cooperbio-Cooperativa de Produtores Orgânicos da Chapada Diamantina, que reúne 80 pequenos produtores da região o café orgânico não usa agrotóxicos, além de manter os trabalhadores da agricultura familiar que não desmatam nas áreas onde podem produzir o café orgânico. Marcos Vacaro explica que a maioria dos produtores de café da Cooperbio já possuem a certificação de produto orgânico, que representa um grande diferencial para a exportação já que na comunidade européia existe uma maior conscientização da necessidade de consumir produtos orgânicos que não poluem.

O consultor do Sebrae, Aelson de Souza, explica que para ter a certificação de orgânico e de comércio justo o agricultor além de não usar nenhum tipo de defensivo agrícola tem que ter todos os seus funcionários registrados e em instalações descentes, não usar trabalho infantil e que as propriedades vizinhas também não usem agrotóxicos.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Comunidade da Barra





A comunidade da Barra em Rio de Contas é um lugar especial que nos recebe sempre com muito amor e calor humano. Dona Colo e Dona Dudú são sempre muito especiais amigas de longa data . Isabel com seu encanto e disposição sempre alegrando a todos.

No dia 22 , dia do evento da cosnciência Negra na Comunidade da Barra aconteceram várias apresentações , palestras e a apresentação de Isabel contando os tempos de sofrimento e luta do povo daquela comunidade , e contando a história de vida de Dona Coló , Dudú e Maria.

Carmo como sempre um líder chamando o povo pra luta para o reconhecimento de seus direitos e o combate à discriminação e preconceito ainda existente no mundo.

Fonte: Ciranda de Bonecos

Banco do Brasil de Jussiape é assaltado

A onda de assalto a bancos na região continuam. Nessa segunda-feira o novo alvordos bandidos foi a agência do Banco do Brasil de Jussiape, a 40 km de Rio de Contas.

Quatro bandidos que estavam em dois carros, invadiram a agência minutos antes da abertura do expediente ao público, fugindo logo em seguida em direção ao Morro Branco, sentido Barra da Estiva. Os reféns foram libertados a poucos quilômetros da saída da cidade.

A polícia foi acionada mas não conseguiu capturar os bandidos. Cerca de um mês atrás uma tentiva de assaltado foi fustrada em Rio de Contas.

Em maio de 2008 Rio de Contas também foi vítima de ação semelhante.

Estréia da Peça de Dandara e Kenderê





A Estréia da peça foi sucesso total.
Fizemos a abertura da semana da Consciência Negra e do aniversário da cidade de Rio de Contas.
Apresentação belíssima com atuação maravilhosa dos Atores mirins .
A peça já começou a circular e já apresentamos na escola Barão de Macaúbas e Comunidade da Barra junto com o evento da consciência negra no Quilombo .

Fonte: Blog Ciranda de Bonecos

domingo, 22 de novembro de 2009

Discussão e Pactuação do Plano de Ação de Cidades Históricas

A Prefeitura Municipal de Rio de Contas convoca através do Edital 005/2009, Audiência Pública a realizar-se no dia 23 de novembro, segunda-feira, na Câmara Municipal de Vereadores as 09 horas da manhã para discussão e pactuação das Ações do Plano de Ação de Rio de Contas para cidades históricas.

Confira os resultados do Campeonato Riocontense de futebol

O campeonato Riocontense de futebol teve inicio dia 02 de agosto no Estádio Municipal Zofir Brasil com a participação de todas as equipes.

Confira os resultados:

1ª Rodada - dia 09/08:
Rio Negro 01 X 02 Sossego
Palemeiras 02 X 02 Jiló

2ª Rodada - dia 16/08:
Mato Grosso o2 X 01 Engenho
Velho Raça Jovem 0 X 02 São José do Umbuzeiro dos Santos

3ª Rodada - dia 23/08:
Real 03 X 00 Palmeiras de Marcolino Moura
Rio Negro 01 X 01 Unidos do Jiló

4ª Rodada - dia 30/08:
Mato Grosso 02 X 00 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Engenho Velho

5ª Rodada - dia 06/09:
Rio Negro oo X 02 Palmeiras
São José 03 X 09 Real

6ª Rodada - dia 13/09:
Engenho Velho 1 X 0 Raça Jovem
Giló 4 X 3 Sossego

7ª Rodada - 20/09:
Real 05 X 00 Rio Negro
Mato Grosso 01 X 01 São José

8ª Rodada - 27/09:
Palmeiras 06 X 05 Sossego
Giló 05 X 03 Emgenho Velho

9ª Rodada - 04/10:
Raça Jovem 01 X 02 Real
Mato Grosso 04 X 01 Rio Negro

10ª Rodada - 11/10:
Engenho Velho 02 X 05 Palmeiras
Sossego 06 X 00 São José

11ª Rodada - 18/10:
Giló 05 X 00 Raça Jovem
Real 06 X 00 Mato Grosso

12ª Rodada - 25/10:

Rio Negro (02 pontos) X Engenho Velho ( Não compareceu)
Palmeiras 00 X 02 São José

13ª Rodada - 01/11:

Sossego 07 X 00 Raça Jovem
Giló 05 X 00 Mato Grosso

14ª Rodada - 08/11:

Rio Negro 01 X 00 São José
Palmeiras Giló 03 X 02 Real

15ª Rodada - 15/11:

Palmeiras 04 X 02 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Mato Grosso

16ª Rodada - 22/11:

Rio Negro 06 X 00 Raça Jovem
Palmeiras 02 X 00 Mato Grosso

Na décima sétima rodada, a ser realizada no próximo domingo, 29/11, às 13:45 o Giló enfrentará o São José. No segundo jogo, às 15:45 o Sossego enfrenta o Real.

Com informações da Rio de Contas FM

sábado, 21 de novembro de 2009

Para recordar: Filme Abril Despedaçado

Colégio Carlos Souto realizou a 2ª F.I.C.C.A

O Colégio Estadual Carlos Souto realizou de nos dias 19 e 20 de novembro a 2ª F.I.C.C.A. - Feira Interdisciplinar de Ciência, Cultura e Arte.


Como tema em 2009 a pergunta: "Quem somos nós?"


A 2ª F.I.C.C.A contou com salas temáticas, apresentações artísticas, experimentos, exposições, palestras, documentários, demonstrações científicas e muito mais.



Sobre consciência negra e quilombolas

Por Andreia Santana

Li no jornal hoje, Dia da Consciência Negra, que o presidente Lula iria assinar a titulação de posse de 30 comunidades quilombolas em 14 cidades brasileiras. O ato aconteceu aqui em Salvador, na Praça Castro Alves. Lembrei de uma reportagem que fiz em maio de 2000, quando conheci dois desses povoados, remanescentes de antigos quilombos. Naquela época, a Fundação Palmares estava iniciando o processo de concessão de posse da terra para os quilombolas e havia identificado 724 comunidades em todo o país, 245 na Bahia. Dessas, 31 estavam reconhecidas. Nesta sexta, das 30 contempladas pelo ato de Lula, três são na Bahia. Em 2001, quando conheci um quilombo pela primeira vez, ou o que derivou desses antigos sítios de resistência, havia apenas cinco comunidades tituladas no país.


O meu primeiro pouso, no que viria a se tornar a primeira grande reportagem da minha vida, foi em Barra/Bananal, ou Barra do Livramento como é oficialmente conhecido. O povoado fica cerca de 20 quilômetros distante do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Pela primeira vez, entendi o significado paradoxal da frase “a beleza da miséria”. Encravada entre paredões de rocha, na beira do rio das Pedras, com aquela vegetação selvagem, meio agreste, da Chapada, pensei ter chegado ao paraíso. Essa Sangri-la baiana porém, não tinha água encanada, asfalto, luz elétrica. A população era descendente de africanos e os mais jovens, em idade produtiva, migravam para os centros urbanos maiores em busca de condições de vida mais dignas. Havia muitos idosos, que guardavam a história do quilombo na memória e muitas crianças abaixo de 12 anos, pequenas demais para tentar a sorte em outro lugar ou para serem seduzidas pelo consumo moderno. Uma peculiaridade, a sonoridade do português falado no quilombo lembrava o sotaque lusitano misturado com o iorubá que só conheci através de pontos de Canbomblé. Era lindo! As versões para a origem do povoado eram inúmeras: uns diziam que no século XVII, um navio negreiro naufragou próximo a ligação entre o rio de Contas e o mar e que os africanos sobreviventes fugiram e chegaram num antigo mocambo abandonado pelos índios. Outra versão, dá conta de que em 1690 existia um quilombo chamado Pouso do Crioulos, situado onde hoje é o município de Rio de Contas. A história oficial atesta que em 1811, o povoado de Barra/Bananal já existia. Segundo um pesquisador autodidata que conheci na época, seu Lindembergue, no começo do século XIX, diversos colonos brancos se estabelecaram a 1,5 mil metros de altitude, fundando o povoado de Mato Grosso e quando lá chegaram, já encontraram a comunidade vizinha (Barra/Bananal) habitada exclusivamente por negros. Um fato curioso ocorreu do encontro dos dois grupos. Formada na maioria por foragidos da justiça ou famílias que tinham pendências com a Inquisição Portuguesa, a população branca de Mato Grosso decidiu nunca revelar a localização de Barra/Bananal para os caçadores de escravos, pois temiam que os mesmos oficiais que perseguiriam os negros, poderiam entregar Mato Grosso ao santo ofício. O pacto de silêncio, feito em nome da sobrevivência, trazia também as marcas da segregação racial que em 2000, ainda fazia com que os dois povoados se respeitassem à distância, mas não mantivessem relações. Casamento interracial então, nem pensar. Tanto no quilombo quanto na comunidade branca, a ideia era inconcebível e as uniões consanguíneas eram a norma. Nascida e criada em uma família interracial, me deparei pela primeira vez, fora dos livros, com a realidade do “racismo cordial brasileiro”, que na minha opinião, não tem nada de cordial e é tão universal quanto o racismo de qualquer outro lugar no mundo.

Gravura representando o Quilombo dos Palmares

O outro povoado visitado durante a reportagem chama-se Rio das Rãs / Brasileiras e ficava a cerca de 70 quilômetros de Bom Jesus da Lapa, no outro lado do Estado. Lembro que chegar a esse quilombo me fez sentir como uma espécie de Indiana Jones. A estrada era ruim, 70 quilômetros de buracos. Depois, chegamos (eu, fotógrafo, motorista do carro do jornal) a uma cerca de arape farpado que demarcara o começo das terras do quilombo. Tivemos de pular a cerca, porque não havia porteira. O carro ficou trancado e estacionado sob uma árvore, do outro lado do arame. Um lavrador tinha vindo nos receber. Perguntei onde ficava o povoado e ele disse, num jeito típico do baiano do interior, “ali pertinho”. O pertinho do moço eram sete quilômetros a pé, um trecho de canoa pelo caudaloso rio das rãs (afluente do São Francisco) e mais uma caminhada de quilômetro e meio até surgirem as primeiras casas. Rio das Rãs era um lugar marcado por mais de vinte anos de intensas lutas pela posse da terra. Grileiros tentaram expulsar os quilombolas de seu território e a população era muito desconfiada. Comi muita farinha seca, acocorada próxima a um forno de barro, para vencer a resistência daquele povo sofrido em falar de sua vida para uma repórter que, apesar de descendência negra, tinha a pele clara e o “cabelo bom”.

Dessa experiência, guardo as frases ouvidas da boca de gente como Seu Chico de Helena, 78 anos, memória prodigiosa, me ensinou a pescar de tarrafa (rede tecida com folhas de uma planta chamada croá) e cambambão (uma armadilha com folhas para pegar peixe); lembro ainda de Seu Chico de Tomé, 106 anos completados no dia 15 de abril de 2000, o mesmo dia em que eu fiz 26, me contando sobre as antigas festas do quilombo. Guardo principalmente a força e a militância consciente de Carmo Joaquim, o líder de Barra/Bananal. Perguntei a Carmo o que sobrava para a comunidade como benefício de serem reconhecidos quilombolas e de terem agora o título de posse das suas terras. Ele, com um olhar tão sereno de homem calejado me respondeu: “Sobrou a certeza de sermos filhos de homens livres, mas que por viverem à margem do processo de desenvolvimento dessa região, ficaram cativos da pobreza”.

Comecei o extenso post falando do ato presidencial em reconhecer mais 30 comunidades quilombolas no Brasil. Ainda não tive a oportunidade de retornar ao Rio das Rãs e a Barra/Bananal para saber como vivem hoje os primeiros contemplados pelos títulos, mas espero que o documento tenha representado para eles, bem mais que um pedaço de papel e uma cerimônia simbólica em praça que leva o nome do “poeta dos escravos”.

*A reportagem Quilombos, que relembro neste post a título de making off tardio, foi publicada no Correio Repórter, suplemento de domingo do jornal Correio da Bahia, em 07 de maio de 2000. Foram meus parceiros de viagem na ocasião, o repórter-fotográfico Manu Dias e o super Mário “Batman”, motorista do jornal. O caderno especial sobre os quilombolas, contou com a reportagem que escrevi sobre Rio das Rãs/Barra-Bananal e com reportagens ainda de Mônica Celestino e Agnes Mariano, que contaram a história de Palmares e dos bairros de Salvador que tem relação com a resistência negra (Liberdade e Cajazeiras). Pelo trabalho, recebemos um prêmio em 2001, o Troféu Coelba de Reportagem, iniciativa da concessionária de energia homônima, Sindicato dos Jornalistas da Bahia e Associação Baiana de Imprensa.

Fonte: Mar de Histórias

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Defensoria participa de encontro ambiental em Rio de Contas

Discutir políticas públicas de preservação ambiental com diferentes segmentos sociais. Este foi o tema do Encontro pelas Águas, realizado nos dias 13 e 14 de novembro, na cidade de Rio de Contas. O evento, promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), contou com a participação de representantes das comunidades locais e de autoridades estaduais.

A Defensoria Pública também esteve presente, representada pelo defensor da comarca de Livramento de Nossa Senhora, Joaquim Moreira. O encontro foi marcado pela diversidade de representações sociais que participaram de debates, painéis e atividades culturais. O tema principal do encontro foi a participação da mulher na elaboração na preservação ambiental.

Autor: Antonio Pita/Estagiário

Fonte: Defensoria Pública do Estado da BAhia

Rio de Contas FM entrevista secretário de Agricultura

Nesta segunda-feira dia 23/11/09 a Rio de Contas FM realizará uma entrevista com o secretário de Agricultura do município de Rio de Contas Walglêber Mafra, que falará sobre as ações no município, desafios e planos na agricultura. Você pode participar enviando a sua pergunta na página de recados da Rio de Contas FM.

www.riodecontasfm.aovivonanet.com

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Frei acusado de pedofilia em Rio de Contas é preso na Inglaterra

Foi preso nesta segunda-feira (16) na Inglaterra o frei franciscano alemão Alexander Nicolaus Weber, foragido da Justiça brasileira desde 2002. Ele havia sido condenado na Bahia por atentado violento ao pudor contra um menino que, à época do crime tinha seis anos.

Weber foi preso hoje em um hotel em Londres, e foi localizado pela Interpol (polícia internacional). Ele deverá ser extraditado para o Brasil, onde cumprirá sua pena pelo crime.

Em 2002, o alemão foi preso em flagrante pela Polícia Civil da Bahia, mas conseguiu um habeas corpus e fugiu. Na ocasião, ele cumpria prisão domiciliar na Casa de Repouso dos Frades Franciscanos, em Salvador (BA).

Na época em que recebeu autorização para sair da prisão o frei Alexander, frade da Ordem Franciscana Santo Antônio do Brasil, mantinha residência fixa em João Pessoa, onde trabalhava em uma creche que abrigava 45 crianças. O frei só parou de trabalhar na Paraíba porque a creche foi fechada por falta de verbas.

O caso

Na manhã da sexta-feira, 11 de janeiro de 2002, o frei franciscano Alexander Nicolaus Weber, de 34 anos, acordou cedo para tomar café da manhã na Pousada Raposo Chalé, em Rio de Contas, município perto da Chapada Diamantina. Quando começava a se servir, foi interrompido por uma professora hospedada em um chalé a 15 metros do seu. A mulher o acusava de ter tirado fotografias pornográficas de seu filho de 6 anos. Perplexo, frei Weber afirmou que havia algum engano. Ainda assim, concordou em levar sua câmera fotográfica para a delegacia mais próxima. Durante o interrogatório, ele se disse surpreso com aquilo tudo – e chorou. Revelado às pressas, o filme de sua máquina mostrou apenas flagrantes de paisagens. Frei Weber estava prestes a ser liberado por falta de provas quando a mãe do menino resolveu continuar a investigação por conta própria. Voltou para a pousada e invadiu o quarto do padre. Encontrou uma máquina fotográfica digital em cima da cama e a levou para o distrito. Quando as novas fotos foram exibidas, restou ao frei pedir desculpas. “Perdi o controle”, confessou ele, conforme consta do boletim de ocorrência. A reportagem de ÉPOCA conversou com cinco pessoas que viram as fotos, em momentos diferentes. Todas descrevem uma seqüência de 19 poses, em que o garoto aparece deitado em uma cama, tirando as roupas e sendo tocado pelo padre. Na última da série, é o próprio frei quem aparece, em foto tirada pelo menino.

Frei Weber foi preso em Brumado, a 70 quilômetros de Rio de Contas, sob acusação de atentado violento ao pudor, crime que ainda pode lhe render de seis a dez anos e cadeia. Na época seus advogados tentavam enquadrá-lo no artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que pune quem fotografa menores em situações pornográficas. Nesse caso, poderia ser submetido a uma pena que iria de um a quatro anos de reclusão. “As fotos são chocantes, pornográficas. Mas foi um caso isolado. O frei não demonstra nenhuma tara”, disse José Gomes, na época, advogado do padre.

Ameaçado pelos outros 55 presos do distrito, frei Weber precisou ser transferido para uma cela adaptada, de 3 metros quadrados. Em entrevista a ÉPOCA, falou de sua trajetória no Brasil, mas se recusou a comentar o episódio. “Não vou dizer se foi a primeira vez porque isso vai ser definido pelas investigações. Mas sei que vou ser expulso da Congregação”, disse. O padre nasceu em Rheda-Wiedenbrück, uma vila rural no oeste da Alemanha. Foi alfabetizado por padres e passou a adolescência no seminário. Em 1989, entrou para a Ordem dos Frades Menores, que costuma enviar missionários e recursos para obras sociais no Brasil. Quatro anos depois, foi cuidar de crianças desnutridas em hospitais de Pernambuco. ”Descobri minha vocação para ser enfermeiro. Achei a coisa mais importante do mundo lidar com crianças tristes e ver o olhar ganhar vida de novo, a pele voltar a ter cor”, conta. Até um mês atrás, ele trabalhava em uma creche em João Pessoa que abrigava 45 crianças – fechada por falta de verbas.

Na noite da quinta-feira 10, um dia antes do padre cometer o crime de atentado violento ao pudor contra o garoto, a professora precisou deixar a pousada para participar de um curso e não teve medo de deixar o filho por ali, perto de pessoas respeitáveis. Quando voltou, encontrou o garoto dormindo. Mas, na manhã seguinte, o menino disse: “O tio tirou fotos minhas no chalé dele”. Em seguida, contou que foi chamado pelo frei para brincar de artista de televisão. Aos poucos, foi dando mais detalhes. Quando soube da denúncia, um casal de amigos alemães que viajava com o padre, Iris Zenker, de 44 anos, e Dirk Ruhling, de 43, duvidou que ele pudesse ter cometido o crime. Depois de ver as fotos na delegacia, no entanto, Iris gritou: “Você é um monstro e merece passar o resto da vida na cadeia!”. Liberados, os turistas voltaram para a Alemanha. Desde que viu as fotografias, a professora mergulhou na apatia. O menino ainda não entendeu o que aconteceu. Diz que ficou amigo do frei – pediu para brincar com ele outra vez.

Adriana Costa com informações da Folha Online e da Revista Época

Fonte: Portal Correio

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Confira os resultados do Campeonato Riocontense de futebol

O campeonato Riocontense de futebol teve inicio dia 02 de agosto no Estádio Municipal Zofir Brasil com a participação de todas as equipes.

Confira os resultados:

1ª Rodada - dia 09/08:
Rio Negro 01 X 02 Sossego
Palemeiras 02 X 02 Jiló

2ª Rodada - dia 16/08:
Mato Grosso o2 X 01 Engenho
Velho Raça Jovem 0 X 02 São José do Umbuzeiro dos Santos

3ª Rodada - dia 23/08:
Real 03 X 00 Palmeiras de Marcolino Moura
Rio Negro 01 X 01 Unidos do Jiló

4ª Rodada - dia 30/08:
Mato Grosso 02 X 00 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Engenho Velho

5ª Rodada - dia 06/09:
Rio Negro oo X 02 Palmeiras
São José 03 X 09 Real

6ª Rodada - dia 13/09:
Engenho Velho 1 X 0 Raça Jovem
Giló 4 X 3 Sossego

7ª Rodada - 20/09:
Real 05 X 00 Rio Negro
Mato Grosso 01 X 01 São José

8ª Rodada - 27/09:
Palmeiras 06 X 05 Sossego
Giló 05 X 03 Emgenho Velho

9ª Rodada - 04/10:
Raça Jovem 01 X 02 Real
Mato Grosso 04 X 01 Rio Negro

10ª Rodada - 11/10:
Engenho Velho 02 X 05 Palmeiras
Sossego 06 X 00 São José

11ª Rodada - 18/10:
Giló 05 X 00 Raça Jovem
Real 06 X 00 Mato Grosso

12ª Rodada - 25/10:

Rio Negro (02 pontos) X Engenho Velho ( Não compareceu)
Palmeiras 00 X 02 São José

13ª Rodada - 01/11:

Sossego 07 X 00 Raça Jovem
Giló 05 X 00 Mato Grosso

14ª Rodada - 08/11:

Rio Negro 01 X 00 São José
Palmeiras Giló 03 X 02 Real

15ª Rodada - 15/11:

Palmeiras 04 X 02 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Mato Grosso

Na décima sexta rodada, a ser realizada no próximo domingo, 22/11, às 13:45 o Rio Negro enfrentará o Raça Jovem. No segundo jogo, às 15:45 o Palmeiras enfrenta o Mato Grosso.

Com informações da Rio de Contas FM

domingo, 15 de novembro de 2009

Semana da Consciência Negra em Rio de Contas


19/11/09 (quinta-feira)

20h00m: Peça Teatral: A História de Dandara e Kenderê
20h30m: Mesa Redonda com o tema: Memória, História e saber, um olhar sobre a diversidade.

20/11/09 (sexta- feira)

09h30m: Bate papo na Rádio Rio de Contas FM sobre com o tema: Consciência Negra
19h00m: Exibição de Documentário na Praça da Matriz

21/11/09 –(sábado)

Na Comunidade Quilombola do Bananal
19h00m: Missa com elementos afros no povoado de Bananal
20h00m: Noite Cultural

22/11/09 – (domingo)

Na Comunidade Quilombola de Barra do Brumado
08h00m: Dinâmica
08h15m: Apresentação Teatral
08h40m: Mesa de abertura dos trabalhos
09h30m: Apresentação Cultural: Samba de Roda
10h00m: Palestra: Cultura e Educação: a busca da Igualdade nas diferenças.
10h45m: Apresentação dos alunos da Escola Municipal de Barra do Brumado
11h00m: Palestra: Ser humano; Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa sociedade
12h00m: Almoço coletivo
13h00m: Cantinho da Beleza, apresentação do filme KiriKu
15h00m: Avaliação e Encerramento das atividades.

REALIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO RURAL DE BARRA DO BRUMADO
Povoado de Barra do Brumado – Rio de Contas – Bahia CEP: 46170-000
CNPJ: 16.415.184/0001-90

Fonte: Rio de Contas FM

Protesto de moradores do Bairro Pirulito


Neste domingo, dia 15 de novembro, os moradores do Bairro Pirulito realizaram um grande protesto devido à falta de água no local. Há mais de cinco dias a comunidade está sem abastecimento, o que causa sofrimento a todos, inclusive crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

Os moradores, todos descendentes quilombolas, foram retirados do Riacho das Pedras devido à construção da Barragem do Rio Brumado e se deslocaram para o Barro Branco, mudando posteriormente para o Pirulito, pelas dificuldades de acesso aos recursos hídricos. Porém, as pessoas do bairro estão sofrendo novamente com a falta de água.

O problema continua e ninguém, nem a EMBASA, empresa responsável pelo abastecimento, dá uma satisfação ou solução. Os moradores, indignados, realizaram um protesto, que se estendeu pelas ondas da 104,9 FM. Horas depois do protesto começou respingar água na torneira. Os moradores entrarão com uma ação no Ministério Público.

Fonte: Rio de Contas FM

Ponto de Cultura conta a história de Dandara e Kenderê

A história de Dandara e Kenderê reconta o mito de um náufragio de um navio negreiro na costa em Itacaré e os negros sobreviventes subiram o rio das contas e e vieram parar em Rio de Contas e aqui fizeram sua morada.

A peça será apresentada nas escolas da rede pública de ensino municipal e estadual.

A sua estréia acontecerá no Clube Rio Contense no dia 19 de novembro fazendo a abertura do evento oficial da consciência negra e da semana do aniversário da cidade.

Encontros Pelas Águas : Mulheres celebram em Rio de Contas os seus direitos pelas águas

Cercado por rios e cachoeiras, o município de Rio de Contas, foi, na última sexta-feira (13), não apenas o ponto de convergência de diversos cursos d’água. Ele foi o destino de centenas de mulheres de toda a Bahia que para lá afluíram em busca da afirmação dos seus direitos.

Isto porque a cidade foi a escolhida pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) para sediar os Encontros pelas Águas com o segmento de mulheres, série de eventos promovidos pelo Governo da Bahia para fortalecer a gestão participativa das águas, com a inclusão de diferentes atores sociais.

Na mesa de abertura, a luta feminina pela afirmação da sua identidade e diferença no trato com as questões ambientais foi destacada por todos os presentes. A composição da mesa foi marcada pela diversidade de representações, com participação de quatro Secretarias de Governo (Sema, Sepromi, Sedes e SJCDH), da sociedade civil, da área acadêmica, de Comitês de Bacias Hidrográficas, dos poderes públicos municipal e federal, além de organismos internacionais, a exemplo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

“Neste século que é o da diversidade e da inclusão, precisamos construir relações mais amorosas, fraternas e solidárias também na gestão das águas. O envolvimento das mulheres na luta por um ambiente equilibrado para as futuras gerações traz sempre a perspectiva do cuidado e da proteção e é por isso que estamos aqui: para ouvi-las, e também para apoiar a sua luta por espaços mais amplos de participação social”, afirmou o anfitrião do evento, o diretor-geral do INGÁ, Julio Rocha.

Por tratar da relação entre políticas de gênero e políticas públicas para as águas, o evento buscou a transversalidade desde a cerimônia de abertura, que contou com performances artísticas variadas. Houve peça de teatro com temática ambiental, números musicais e até mesmo uma apresentação típica da cultura regional, feita pelo grupo de reisado As Pastorinhas de Rio de Contas.

Com participação ativa na programação do Encontro, a ministra adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Tereza Souza, apontou a necessidade de que as mulheres avancem cada vez mais na conquista de maior participação política e social. “Empoderar as mulheres não é querer que elas tenham mais poder, mas que caminhem lado a lado com os homens. Para isso, elas precisam receber o mesmo aporte de forças e que assumam o compromisso com a mudança”, enfatizou.

Desafios

As profundas desigualdades no mundo do trabalho, a garantia de direitos no campo da da sexualidade e da saúde reprodutiva, o enfrentamento da violência de gênero e as ações de combate ao processo de “feminização” da Aids foram alguns dos temas abordados pela ministra em sua exposição. A superação do quadro que coloca as mulheres em situações de vulnerabilidade, tanto do ponto de vista climático e ambiental, quanto no que diz respeito ao acesso a bens e oportunidades fez do Encontro pelas Águas um marco histórico da construção coletiva de diretrizes para o envolvimento feminino na gestão pública.

Essa perspectiva foi consolidada com o lançamento, durante o evento, do vídeo “Diálogo para um mundo melhor: investir nas mulheres é uma opção inteligente”, promovido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O vídeo registra depoimentos de diversas representantes de movimentos de mulheres que participaram da celebração pelo Dia Mundial de População, na sede do INGÁ, no último mês de julho.

Além do desafio de universalizar o alcance social das políticas formuladas na primeira série de Encontros Pelas Águas, em 2007, que resultou na elaboração da primeira Carta Pelas Águas, documento-base para a implementação de ações afinadas com o desejo de diversos segmentos sociais, a série de palestras de 2009 promove também a primeira renovação dos membros do Conselho que acompanha a efetividade do cumprimento de tais ações.

Isto significa, nas palavras da presidenta do Conselho das Águas, Ekedy Sinha, uma decisão que envolve muita responsabilidade por parte de todas as mulheres, mas sobretudo “compromisso na escolha de representantes que façam valer a missão de construir coletivamente políticas sustentáveis para a gestão das águas”.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura do Encontro pelas Águas com o segmento de mulheres, em Rio de Contas, o diretor de planejamento de recursos hídricos do INGÁ, George Silva Santos, e a assessora especial, Madalena Noronha; o prefeito da cidade, Marcio Farias; a assessora do UNFPA, Emanuele Goés; a coordenadora da Casa de Acolhimento à Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Deise Oliveira; o representante da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia, Rudimar Mota; a representante da Secreretaria de Promoção da Igualdade, Geisa Santos; a representante do Núcleo de Esudos Interdisciplinares da Mulher da Universidade Federal da Bahia, Antonia Garcia; a representante da Rede Educação Cidadã do rio Itapicuru, Irmã Teresinha, e a representante do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, Juliana Santos.

Fonte: Ingá

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Conferência Municipal das Cidades será dia 25/09

A Conferência Municipal das Cidades, será como etapa preparatória Municipal da 4ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia a realizar-se de 25 de novembro de 2009, em Rio de Contas, sob a coordenação da Prefeitura Municipal.

A Conferência Municipal das Cidades desenvolverá os seus trabalhos a partir do lema: “Cidades paraTodos e Todas com Participação Popular e Controle Social” e sobre o tema “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”, envolvendo aspectos das políticas nacional, estadual e municipal.

A Conferência Municipal das Cidades terá as seguintes finalidades:

I – propor diretrizes para as Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Saneamento;

II – propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia para a formulação de proposições, para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade;

III – discutir e deliberar com relação às diretrizes da política Nacional, Estadual e Municipal de
Desenvolvimento Urbano, Habitação e Saneamento;

IV – propor a criação e a eleição dos membros do Conselho Municipal das Cidades.

Fonte: Diário Oficial do Município

Rio de Contas sedia Encontro pelas Águas

A próxima reunião do Encontro pelas Águas será realizada nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), em Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, quando as mulheres falarão sobre suas demandas em relação aos mananciais das áreas onde vivem. As proposições geradas em plenária darão origem à 2ª Carta Pelas Águas, documento que será entregue ao governador Jaques Wagner.

Durante o evento, as mulheres discutirão a situação dos mananciais existentes em suas comunidades a partir dos eixos Água e Políticas Públicas, Controle Social e as Instâncias de Participação, Água como Direito Humano e Ambiental, Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Revisão do Plano Estadual de Bacia Hidrográfica.

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) participa da Comissão Organizadora dos Encontros pelas Águas 2009, e será representada na reunião pela psicóloga Luanna Martins R. de Castro Lima, que será moderadora do eixo de trabalho Água como Direito Humano e Ambiental. O evento é promovido pelo Governo do Estado e coordenado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), órgão gestor das águas do Estado.

Estatísticas

A falta de água potável tem gerado doenças, fome e até mesmo a morte de muitas pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade dos leitos hospitalares em todo mundo é ocupado por portadores de doenças transmitidas por água contaminada, e 80% das consultas médicas da rede pública estão direta ou indiretamente relacionadas à água.

Imbuídos nesta problemática, organismos políticos e sociais defendem a necessidade de mudanças nas escalas de valores, princípios éticos, estilos de vida e gestão coletiva da água. A SJCDH esteve presente nos encontros anteriores, em Cachoeira, nos dias 23 e 24 de agosto, com as comunidades de Terreiro e em Prado, e nos dias 11 e 12 de setembro, com marisqueiras, pescadores e comunidades de gerazeiros e quilombolas.

Fonte: Agecom

Teatro: A história de Dandara e Kenderê

Baianas participam de Encontro pelas Águas em Rio de Contas

Para captar as principais demandas femininas em relação aos mananciais das áreas onde vivem, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) convida as mulheres de toda a Bahia a participar do quinto evento da série Encontros Pelas Águas, que acontece nesta sexta-feira e no sábado (13 e 14), no município de Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina.

A abertura do evento será às 19h de sexta-feira, no Clube Rio Contense (Rua Rodolfo Abreu, número 31 – Centro). A programação prossegue no dia 14, das 8 às 18h, no Colégio Estadual Carlos Souto, situado à rua Professor Francisco José Santana, no bairro do Sossego.

Na ocasião, as mulheres discutirão a situação dos mananciais existentes em suas comunidades a partir dos eixos Água e Políticas Públicas, Controle Social e as Instâncias de Participação, Água como Direito Humano e Ambiental, Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Revisão do Plano Estadual de Bacia Hidrográfica.

As proposições geradas em plenária darão origem à 2ª Carta Pelas Águas, documento que será entregue ao governador Jaques Wagner, como resultado da contribuição de diversos segmentos da Bahia para a construção de políticas públicas participativas voltadas à gestão das águas.

O evento será a oportunidade de socializar os avanços conquistados pelo Ingá na perspectiva da inclusão de setores sociais historicamente excluídos (comunidades de terreiro, pescadores, marisqueiras, gerazeiros, quilombolas, povos indígenas e de fundo de pasto), uma ação que tem nos Encontros Pelas Águas um dos exemplos mais significativos.

Encontro Pelas Águas

Para o diretor-geral do Ingá, Julio Rocha, a realização dos Encontros Pelas Águas com o segmento de mulheres significa associar a promoção da igualdade de gênero à luta por um ambiente equilibrado para as futuras gerações. “As mulheres imprimem um viés humano em tudo o que fazem e na área ambiental não é diferente. Por assumirem uma diversidade cada vez maior em suas tarefas, elas desenvolvem um conhecimento sobre os problemas ambientais muito mais sistêmico e inclusivo”, ressalta.

Rocha diz que, ao captar as aspirações das mulheres em relação às águas, o evento será a oportunidade de reafirmar o protagonismo feminino na conquista por espaços cada vez maiores de participação social. “Estejam na área urbana ou rural, é importante que todas as mulheres assumam o desafio de protestar e de agir contra as condições de degradação do uso das águas, já que têm se lançado com um ímpeto cada vez maior na busca pela ampliação dos seus direitos sociais”, enfatiza.


Fonte: Agecom

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

NOTÍCIAS DE RIO DE CONTAS - 1 ANO NO AR!

Partido Verde Bahia realizará Encontros Regionais e Estadual

A partir de 14 de novembro em Vitoria da Conquista, o Partido Verde Bahia inciará uma série de encontros regionais que culminarão com um grande Encontro Estadual no dia 12 de Dezembro em Salvador.
Para Ivanilson Gomes, Presidente do PV Bahia, “os encontros serão espaços para que as lideranças regionais, parlamentares, dirigentes, militantes e simpatizantes possam contribuir com a construção de um programa sustentável para a Bahia em 2010”.
Serão 5 (cinco) encontros regionais:
1. 14/11 = Vitoria da Conquista (Sudoeste)

i. Vitoria da Conquista(V) , Brumado, Tanhaçu, Bom Jesus da Lapa(V), Paramirim, Riacho de Santana, Serra do Ramalho(V), Igaporã, Caetité, Lagoa Real, Carianha, Guanambi, Ibiassucê (V), Rio do Antônio, Licínio de Almeida(P, VP, 2V, PC), Jacaraci(2V) , Condeúba, Caetanos, Itagi, Jequié, Itiruçú, Marcionílio de Souza (VP, V), Jussiape(2V) , Rio de Contas, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Iramaia, Barra da Estiva (V, PC), Contendas do Sincorá, Maracás(V), Lagedo do Tabocal(V), Boa Nova(P, 2V), Poções, Planalto, Iguaí(VP), Barra do Choça(V), Itapetinga, Ribeirão do Largo(V), Macarani(V), Maiquinique, Itarantim, Potiraguá, Encruzilhada, Candido Sales, Belo Campo, Anagé, Tremedal, Piripá, Pres. Janio Quadros, Pindaí, Itambé.

[...]

PROGRAME-SE:
ENCONTROS REGIONAIS DO PV BAHIA
1. 14/11 = Vitoria da Conquista (Sudoeste)
2. 21/11 = Feira de Santana (Recôncavo, RMS, Região de Serrinha e Litoral Norte)
3. 22/11 = Souto Soares (Chapada, Irecê e Oeste)
4. 28/11 = Itabuna (Baixo Sul, Sul, Extremo Sul)
5. 05/12 = Juazeiro (Norte, Piemonte da Diamantina, Vale do São Francisco)
6. 12/12 = Salvador - ENCONTRO ESTADUAL DO PV


PV Bahia
71.3334.2490

Fonte: Partido Verde Marau

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Política para as Comunidades Quilombolas

Ao incluir entre suas diretrizes estratégicas a promoção da igualdade de raça e de gênero, bem como o desenvolvimento com eqüidade e participação, o Governo da Bahia criou as condições para a implementação de um programa voltado para as comunidades quilombolas, que somam 282 certificadas pela Fundação Cultural Palmares, órgão do Ministério da Cultura. (Dez 2008).

Além disso, o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), tem ações e recursos orçamentários voltados para as comunidades de quilombos, muitos deles através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Essa convergência de propósitos em nível federal e estadual favoreceu a criação, em 2007, do Grupo Intersetorial para Quilombos, que tem por objetivo construir políticas e projetos em 4 linhas:

  • Desenvolvimento Sustentável
  • Inserção em Programas Governamentais;
  • Garantia de Direitos e
  • Fortalecimento da Organização Social e Econômica.

Conheça todas as Comunidades clicando no link da matéria da Sepromi. Em Rio de Contas estão inclusas as comunidades de Barra do Brumado e Bananal.

Fonte: Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia

domingo, 8 de novembro de 2009

Conferência Municipal das Cidades

Será realizada nesta quinta-feira, dia 12, a Conferência Municipal das Cidades como etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia.

Terá como lema “Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social” e sobre o tema
“Avançando na gestão democrática para as cidades”, envolvendo aspectos das políticas nacional, estadual e municipal.

A Conferência Municipal das Cidades terá as seguintes finalidades:

I – propor diretrizes para as Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Saneamento;

II – propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia para a formulação de proposições, para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade;

III – discutir e deliberar com relação às diretrizes da política Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Saneamento;

IV – propor a criação e a eleição dos membros do Conselho Municipal das Cidades.

Fonte: Diário Oficial do Município