Fonte: Rio de Contas FM
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Reunião da Associação de Pequenos Produtores
Fonte: Rio de Contas FM
Sindicato dos Professores e Servidores Públicos Municipais de Rio de Contas inaugura sede
Fonte: Rio de Contas FM
Cover de Raul Seixas faz apresentação no Centro de Cultura
_____________________________________________
Natural de Rio de Contas, o músico Ely Pinto, cover de Raul Seixas, realiza apresentação no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, na próxima sexta-feira (30), a partir das 20h. O valor do ingresso é R$10.
O show de abertura vai contar com a performance da banda de blues Tombstone. Além disso, será sorteada uma guitarra autografada pelo artista, que promete relembrar vários sucessos de Raul. Os fãs do lendário cantor devem lotar o espaço.
Fonte: Blog da Resenha Geral
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Confira os resultados do Campeonato Riocontense de futebol amador
Confira os resultados:
1ª Rodada - dia 09/08:
Rio Negro 01 X 02 Sossego
Palemeiras 02 X 02 Jiló
2ª Rodada - dia 16/08:
Mato Grosso o2 X 01 Engenho
Velho Raça Jovem 0 X 02 São José do Umbuzeiro dos Santos
3ª Rodada - dia 23/08:
Real 03 X 00 Palmeiras de Marcolino Moura
Rio Negro 01 X 01 Unidos do Jiló
4ª Rodada - dia 30/08:
Mato Grosso 02 X 00 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Engenho Velho
5ª Rodada - dia 06/09:
Rio Negro oo X 02 Palmeiras
São José 03 X 09 Real
6ª Rodada - dia 13/09:
Engenho Velho 1 X 0 Raça Jovem
Giló 4 X 3 Sossego
7ª Rodada - 20/09:
Real 05 X 00 Rio Negro
Mato Grosso 01 X 01 São José
8ª Rodada - 27/09:
Palmeiras 06 X 05 Sossego
Giló 05 X 03 Emgenho Velho
9ª Rodada - 04/10:
Raça Jovem 01 X 02 Real
Mato Grosso 04 X 01 Rio Negro
10ª Rodada - 11/10:
Engenho Velho 02 X 05 Palmeiras
Sossego 06 X 00 São José
11ª Rodada - 18/10:
Giló 05 X 00 Raça Jovem
Real 06 X 00 Mato Grosso
12ª Rodada - 25/10:
Rio Negro (02 pontos) X Engenho Velho ( Não compareceu)
Palmeiras 00 X 02 São José
Na décima segunda rodada, a ser realizada no próximo domingo, 01/11, às 13:45 o Sossego enfrentará o Raça Jovem. No segundo jogo, às 15:45 o Giló enfrenta o Mato Grosso.
sábado, 24 de outubro de 2009
Rendeiras baianas participam do Salão Internacional do Artesanato
Até domingo (25) mulheres da Cooperativa Artesanal de Rio de Contas estão no evento, em Brasília
Fátima Emediato
As artesãs levaram para o Salão Internacional do Artesanato em Brasília jogo americano, toalha de mão, centros de mesa e toalha de bandeja feitas em crivo rústico e madeira certificada, saladeiras, cuias e farinheiras feitas com madeira certificada.
A gestora Mônica Rizério explica que durante o Salão as artesãs terão a oportunidade de fazer contatos com futuros compradores e de fechar vendas durante a Rodada de Negócios. A expectativa dos organizadores é de que o Salão, que reúne artesanato de todo o País, movimente cerca de R$ 3 milhões.
As artesãs de Rio de Contas integram o projeto de artesanato do Sebrae/BA recebendo várias capacitações como de associativismo, formação de preços e consultoria de estratégia de abordagem de cultura da cooperação. A presença delas no Salão Internacional do Artesanato é uma parceria do Sebrae/BA com o Instituto Mauá, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia.
Em 2008, graças a uma negociação do Sebrae/BA, pelo projeto Comércio Brasil, as artesãs da Cooperart venderam para a rede de lojas Tok Stok peças em crivo rústico como panos de prato e jogo americano. Este ano as negociações estão sendo feitas com a rede de lojas Le Lis Blanc. Marleide Pinto presidente da Cooperart destaca o importante apoio do Sebrae/BA para o sucesso da negociação. Segundo ela, a instituição contribuiu colocando à disposição da cooperativa um consultor que, além de ajudar na legalização da documentação e na formação do preço das peças, orientou as artesãs na organização da produção.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Deputada Marizete em busca de benefícios para os municípios que representa na AL
A deputada Marizete Pereira saiu da audiência com o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Alexandre Brust, no último dia 15 de outubro, com boas notícias para o Curso de Artesanato Mineral de Brumado: A ampliação dos recursos para melhoria e revitalização das unidades de produção. O curso, que já atende 16 alunos, qualifica os jovens brumadenses para o mercado de trabalho. “Entendo que investir em educação, e na profissionalização dos nossos jovens é o maior investimento de um governo, pois estamos promovendo o exercício da cidadania, o desenvolvimento em todas as suas formas”, comemora Marizete.
Programa de Inclusão Social da Mineração
O governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, vem implantando projetos comunitários para a geração de emprego e renda a partir do aproveitamento dos recursos minerais existentes no território dos municípios baianos. Esses projetos são implementados pelo Programa de Inclusão Social da Mineração – Prisma, sob a coordenação da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM.
O Prisma promove, facilita e patrocina o aproveitamento econômico de pequenos depósitos minerais e rejeitos de mineração existentes na região semi-árida da Bahia, através da implantação de núcleos de produção e apoio à extração de recursos minerais, fornecendo suporte técnico, materiais, equipamentos, treinamento da mão-de-obra e executando outras ações necessárias para transformar esses recursos em fonte de ocupação, renda e melhoria das condições socioeconômicas nos municípios baianos.
Artesanato Mineral
O Projeto Artesanato Mineral promove a implantação de núcleos de artesanato mineral para a produção de adornos, bijuterias, estatuetas, e utilitários, aproveitando pequenos depósitos ou ocorrências minerais, tais como o quartzo, amazonita, calcita, jaspe, feldspato ou de rochas como granitos, mármores, quartzitos etc; existentes na região ou disponíveis como rejeitos de pedreiras de rochas ornamentais.
Rio de Contas – Entrega de nove mil alevinos aos pescadores do município, no dia 16 de outubro. Através de uma parceria entre a prefeitura de Rio de Contas e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).
Luz para todos em LIVRAMENTO - No sábado, dia 17 de outubro, na localidade de Angu, distrito de Itanagé, inauguração da rede de energia elétrica. A obra vai beneficiar as comunidades de Angu, Barreiro e Capoeira.
Inclusão Digital - Na segunda-feira, dia 19 de outubro, a deputada esteve em audiência com o secretário da Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI), Eduardo Ramos. Na pauta, entre outros assuntos, a implantação de Centros Digitais de Cidadania em Correntina – Caruaru e Coopeduc; Rio do Pires – Varzinha e Ibiajara; Livramento – Monte Oliveira; Rio de Contas – Arapiranga e Umbuzeiro dos Santos e Rio do Antônio – Grupo Jucal, em Umbaúba.
Fonte: Achei Brumado
PT realiza plenaria regional em Brumado
O encontro na sede do PT, organizado pelos dirigentes municipais do partido - Washington, Leandra, Joelma, Rita e Jorge Valério - discutiu também a substituição dos cargos governamentais ocupados pelo PMDB na região, já que o partido se desligou da coalizão. Estiveram presentes também vereadores de municípios representados: Sidinei (Itanhaçú), Maécio (Malhada de Pedras), Jonny e Tião (Rio de Contas).
Mais fotos. Clique aqui!
Fonte: Boletim do Deputado Estadual Waldenor Pereira
30ª Dires já notificou quase 200 casos suspeitos de gripe suína
De acordo com último boletim divulgado pela 30ª Dires que coordena 11 municípios na região de Guanambi,, até o dia 20 de outubro foram notificados 198 casos suspeitos de Influenza A H1N1, sendo: 45,9 % em pessoas do sexo masculino e 54,1% no sexo feminino. Da totalização, 99 notificações são de Guanambi, 49 de Sebastião Laranjeira, 21 de Urandi, 12 de Iuiu, 03 de Candiba, 02 de Palmas de Monte Alto. Além destes, também foram notificados casos de pacientes de municípios de outras Regionais de Saúde, atendidos no Hospital Regional de Guanambi: 03 de Caetité, 02 de Caculé, 02 de Jacaraci, 01 de Lagoa Real, 01 de Rio de Contas, 01 de Rio do Antônio, 01 de Tanque Novo e 01 de Licinio de Almeida.
Das 198 notificações, foram realizadas coletas de secreção ou aspirado de nasofaringe em 22 pacientes com 08 confirmados laboratorialmente para Influenza A H1N1 Linhagem Suína (03 de Iuiu, 01 de Guanambi, 02 de Urandi, 01 de Caculé e 01 de Sebastião Laranjeira), 09 confirmados por vinculo epidemiológica (Iuiu); 03 descartados (01 Urandi, 01 Caculé e 01 de Rio de Contas), os demais em investigação. 05 dos 12 pacientes que foram a óbito, tiveram resultado confirmado para Influenza A H1N1- linhagem suína: 01 de Guanambi, 02 de Urandi, 01 de Caculé e 01 de Sebastião Laranjeiras. Na totalização dos 12 óbitos, 03 foram em gestantes, 01 em puérpera e 01 em menor de 10 anos.
Segundo sinais e sintomas verificou-se que: 93,4% apresentaram febre; 88,8% tosse; 46,4% mialgia; 42,4% dor de garganta; 39,8% calafrio; 39,3% dispnéia; 35,87% coriza. 53% dos pacientes cursaram com outros sintomas como cefaléia; artralgia; diarréia e conjuntivite.
O que é A H1N1?
A influenza A, conhecida como Gripe suína, é uma doença respiratória aguda, causada pelo virus Influenza A, chamado de H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
A doença, com a configuração de pandemia, continua se expandindo pelo do mundo, desde a identificação dos primeiros casos na Cidade do México em abril de 2009.
Recomendações gerais:
Gestantes devem ser mantidas em atividades sem contato direto com o público (hospital, salas de aula, serviços de recepção e outros).
Medidas preventivas como lavagem adequada das mãos, manter ambiente arejado, não compartilhar utensílios com outras pessoas, continuam sendo eficazes no controle da doença.
Qualquer indivíduo que apresentar sinais e sintomas de gripe deve procurar imediatamente o serviço médico mais próximo para avaliação e orientações. Esta atitude proporciona identificação dos sinais de gravidade o mais cedo possível, possibilitando a introdução da medicação em período ideal.
Fonte: Farol da Cidade
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Prefeitura promove I Encontro Regional de Mulheres Quilombolas
Evento vai reunir mulheres de Vitória da Conquista e nove municípios da região
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial, promove, neste sábado e domingo, 24 e 25, o I Encontro Regional de Mulheres Quilombolas. Intitulado Ora Ie Ie O: mulheres negras construindo uma história de autonomia e protagonismo, o objetivo do encontro, que será realizado na sede do Programa Conquista Criança, é fortalecer as lideranças femininas das comunidades quilombolas.
Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN); Jô Brandão, coordenadora Nacional da Confederação Nacional dos Quilombos/CONAQ; Vanda Machado - educadora e mentora do Projeto Pedagógico do Terreiro Ilê Axé Opo Oponjá, de Salvador; Lídia Rodrigues, coordenadora da União de Mulheres de Vitória da Conquista; entre outros.
No sábado, 24, serão realizadas mesas redondas e grupos de trabalho temáticos. No domingo, 25, serão realizadas oficinas de Etno-medicina; Beleza Negra e Combate à Violência de Gênero.
Formação de Lideranças Quilombolas O encontro das mulheres quilombolas faz parte do projeto de Formação de Lideranças Quilombolas, que está sendo possível graças a um convênio celebrado entre a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR e a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. O projeto será desenvolvido até o primeiro semestre de 2010, contemplando diversas dimensões do fortalecimento institucional das organizações comunitárias quilombolas, como associações de pequenos agricultores quilombolas, conselho regional quilombola, pré-vestibular quilombola e associação da juventude quilombola.
O curso compreende sete etapas: seminários, mini-cursos, encontros, cursos de formação, intercâmbio. Nas primeiras etapas foram realizadas ações de formação de gestores e agentes públicos municipais e o I Encontro de Juventude Quilombola de Vitória da Conquista e região. A próxima etapa prevê a realização de um Seminário sobre Ações Afirmativas no Ensino Superior, em parceria com as universidades públicas localizadas na região.
Programação
I ENCONTRO REGIONAL DE MULHERES QUILOMBOLAS
DIA 24 - MANHA
10:00 Mesa solene de abertura
11:00 Animação
DIA 24 - TARDE
12:00 ALMOÇO
13:00 MESA DE ABERTURA:
Identidade Negra e Sacralidade Vanda Machado SECULT BA
Identidade da Mulher Quilombola Jô Brandão CONAQ Nacional
14:00 - GRUPOS TEMÁTICOS (Rodas de Conversa)
GT 1 Violência e Relações de Gênero
Moderadora: Vilma Reis (CEAFRO/UFBA)
Sistematizadoras: Viviane Salles e Rosilene Santana
GT 2 Economia e Poder: Identidade da Trabalhadora Rural e Alternativas de Renda
Moderadoras: Lídia Rodrigues (União de Mulheres de Vitória da Conquista)
Sistematizadores: Afonso Silvestre, Ciára Freitas e Renata Oliveira
GT 3 Saúde da Mulher Negra
Moderadoras: Raquel Sousas (UFBA) e Eliana Amorin (DST/AIDS PMVC)
Sistematizadoras: Maria do Alívio e Marilene Silva (APNs)
GT4 MESA TEMÁTICA 03 Africanidades e a Educação Quilombola
Moderadora: Jô Brandão (CONAQ)
Sistematizadoras: Lucinéia Gomes (SMED) e Poliana Reijane (Anajé)
15:00 Café
15:30 CONFECÇAO DOS MURAIS NAS RODAS DE CONVERSA (GTs)
16:30 Vídeo - HOMENAGEM À DONA MARIA Quilombo de São Francisco do Paraguaçu
17:00 PLENÁRIA DOS MURAIS E MESA DE CONCLUSAO DOS TRABALHOS
19:00 Banho e Janta
20:30 Atividades Culturais (Samba de Roda)
DIA 25 MANHA
08:00HS Abertura
08:30HS OFICINAS
Estética e Beleza Negra: Keli Santana, Natália, Mickele e Lidiane (APNs).
Etnomedicina: Dr. Radjalma Cabral Lima (PSF/PMVC), Dona Delci (Quilombo de Cinzentos) e Yalorixá Iraci de Oxum (Salvador)
Mulher Negra e Violência: (CEAFRO) e Dra. Rosilene Moreira Correia (DEAM Vitória da Conquista)
11:30HS Socialização das Oficinas
Desfile da Oficina de Estética e Beleza Negra
Declamação de Poesias (Eliene Sampaio)
12:30HS - Almoço
Autor: Secom - PMVC
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Povoado de Mato Grosso agora é Distrito
Integram agora ao Distrito de Mato Grosso os povoados de Barra, Bananal, Brumadinho, Fazendola, João Ferreira, Jiló, Campo Verde e Riacho da Pedra.
Fonte: Diário Oficial do Município de Rio de Contas
Confira os resultados do campeonato Riocontense de futebol amador
Confira os resultados:
1ª Rodada - dia 09/08:
Rio Negro 01 X 02 Sossego
Palemeiras 02 X 02 Jiló
2ª Rodada - dia 16/08:
Mato Grosso o2 X 01 Engenho
Velho Raça Jovem 0 X 02 São José do Umbuzeiro dos Santos
3ª Rodada - dia 23/08:
Real 03 X 00 Palmeiras de Marcolino Moura
Rio Negro 01 X 01 Unidos do Jiló
4ª Rodada - dia 30/08:
Mato Grosso 02 X 00 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Engenho Velho
5ª Rodada - dia 06/09:
Rio Negro oo X 02 Palmeiras
São José 03 X 09 Real
6ª Rodada - dia 13/09:
Engenho Velho 1 X 0 Raça Jovem
Giló 4 X 3 Sossego
7ª Rodada - 20/09:
Real 05 X 00 Rio Negro
Mato Grosso 01 X 01 São José
8ª Rodada - 27/09:
Palmeiras 06 X 05 Sossego
Giló 05 X 03 Emgenho Velho
9ª Rodada - 04/10:
Raça Jovem 01 X 02 Real
Mato Grosso 04 X 01 Rio Negro
10ª Rodada - 11/10:
Engenho Velho 02 X 05 Palmeiras
Sossego 06 X 00 São José
11ª Rodada - 18/10:
Giló 05 X 00 Raça Jovem
Real 06 X 00 Mato Grosso
Na décima segunda rodada, a ser realizada no próximo domingo, 25/10, às 13:45 o Rio Negro enfrentará o Engenho Velho. No segundo jogo, às 15:45 o Palemiras enfrenta o São José.
domingo, 18 de outubro de 2009
A Escola vai ao Teatro
A Oficina de Sonhos e Bonecos em parceria com a Biblioteca Municipal de Rio de Contas e a BIBLOS Sociedade Amigos da Biblioteca municipal, levaram crianças de instituições públicas e filantrópicas ao teatro no dia 16 de outubro em comemoração ao dia da Criança em Rio de Contas. Participaram as escolas Centro Educacional Municipal (CEM), a Creche Municipal, A Escolinha São Tadeu da irmã Saleide e a Casinha dos Sonhos. As crianças se divertiram a valer assistindo o espetáculo de teatro e fantoches “A LAVADEIRA E O MENINO”. As apresentações foram gratuitas e fazem parte de uma série de ações voluntárias da Educadora Flávia Pacheco, em parceria com a BIBLOS e a Biblioteca. Foram realizadas 3 apresentações em uma relíquia da arquitetura colonial, O Teatro São Carlos e na semana que vem no dia 23 o público será a Escola Municipal Barão de Macaúbas.
Esse projeto nasceu do desejo de levar a cultura o teatro e a leitura para comunidades rurais que não tem biblioteca
Esta é a apresentação do projeto:
Este projeto consiste na produção e apresentação de uma aula - espetáculo que contêm uma peça teatral baseada num poema originalíssimo “A Viagem de Um Barquinho” da autora Sylvia Orthof, com um cenário lúdico e colorido com peixinhos, estrelas, música e fantoches. Tendo a duração de 30 minutos o texto fala de valores importantes para o ser humano: a perda, a separação, a busca do ente querido, a transitoriedade da vida e a liberdade. A todo o momento surgem frases disfarçadas de brincadeira que despertam a reflexão, além das inúmeras respostas que um dos personagens, o menino, busca durante toda sua viagem pelo mundo dos sonhos e da imaginação e uma lavadeira muito doida e engraçada, mas que com sabedoria ensina muito ao menino e a quem escuta o que ela diz
É uma parceria da Oficina de Sonhos e Bonecos da educadora Flávia Pacheco com a BIBLOS – Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal de Rio de Contas, Biblioteca Municipal e Prefeitura Municipal de Rio de Contas. As apresentações ocorrerão no Teatro São Carlos e Espaço Pequeno Leitor, na semana da criança, e em comunidades rurais do município de Rio de Contas nos meses de outubro e novembro de 2009.
Faz parte desta ação a “Biblioteca Itinerante” que levará uma parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal da sede para comunidades rurais do município que não dispõem de biblioteca pública, despertando o interesse pelos livros a partir da história e oferecendo a essas comunidades a possibilidade de obter o empréstimo de livros, disseminando assim a leitura e democratizando a cultura com o espetáculo de teatro, trazendo o lúdico e o fantástico presentes nos livros e histórias.
Fonte: Blog do Sonhos e Bonecos
sábado, 17 de outubro de 2009
Tentativa de roubo ao Banco do Brasil de Rio de Contas
Enquanto um grupo cuidava de desligar o sistema telefônico da cidade, outro grupo monitorava a sede da polícia militar no momento em que os homens invadiam a agência. Algum tempo depois o segundo alarme disparou e o grupo fugiu sem conseguir arrombar o cofre.
Na fuga os ladrões deixaram um Fiat Uno em Livramento de Nossa Senhora, no Bairro Valérios. No carro havia máscaras, rádio comunicadores, um notebook, roupas de uso pessoal, telefones nextel e a chave de um veículo Honda Civic. Os policiais suspeitam que mais de três carros foram utilizados na ação. Segundo informações de técnicos que analisam o estrago, em menos de uma semana não há como retornar o sistema.
As Polícias civil e militar investigam o caso.
Fonte: Rio de Contas FM
Santas Missões Populares chega a Rio de Contas
As santas missões populares
Estamos no ano das Santas Missões Populares. Gostaríamos que todas as comunidades sejam atingidas pelas Missões e sejam renovadas a partir da espiritualidade missionária.
Certamente todos estão levando a sério este chamado da Igreja Diocesana. No fundo é um compromisso com a Palavra de Deus, um incentivo à oração e à missão.
Agora é a hora de intensificar a evangelização. Ninguém pode cruzar os braços ou ficar indiferente. Todos podemos e devemos fazer a nossa parte. As Santas Missões Populares serão uma grande bênção.
Nossa primeira atitude é ter Deus no coração e levá-Lo ao coração dos irmãos. O nosso mundo está cheio de grandes problemas por falta de Deus. É preciso que nos voltemos para Ele de todo coração. Com isso surge uma nova humanidade dentro de nós e ao nosso redor.
Quem tem Deus no seu coração, naturalmente sente a alegria de levá-Lo para outros. Fazendo a experiência pessoal de Deus, que é Uno e Trino, nós nos apaixonamos por Ele. Entramos na sua intimidade e observamos os seus mandamentos que são o caminho para o nosso bem e felicidade. Cultivando uma sincera amizade com Deus, deixamo-nos inundar de seu amor e sabedoria. Esta experiência é tão gostosa e forte que nos impulsiona a levar Deus ao coração dos irmãos, a partir dos mais queridos.
Quando uma pessoa é apaixonada por Jesus, sente necessidade de falar bem de Jesus, do Evangelho, da sua Igreja, da vida sacramental e da sua comunidade.
Evangelizar, portanto, é conhecer Jesus e anunciá-Lo.
Onde começar? O lugar da evangelização é na própria casa, na família, na cidade e no trabalho. Pe. Perini, num artigo sobre a hora de evangelizar, apresenta sugestões bem concretas sobre o lugar de evangelização: Na família, o marido evangeliza a esposa, ou ela a ele. Os pais evangelizam os filhos, ou talvez eles a seus pais. Os irmãos evangelizam seus irmãos. O namorado evangeliza a namorada ou vice-versa. A esposa pode evangelizar o esposo rebelde. A mãe grávida já pode evangelizar o bebê que está gerando, antes de nascer. A mãe pode evangelizar seu bebê recém-nascido, enquanto o amamenta. Eis uma obra, às vezes, difícil, mas imprescindível: evangelizar na família.
No trabalho, há tantas oportunidades de evangelizar aqueles colegas mais amigos e achegados. Podemos evangelizar os vizinhos de residência ou de apartamento, com quem temos amizade ou possibilidade de anunciar. Na escola, os professores podem evangelizar seus alunos. Os alunos podem evangelizar seus colegas de escola. Enfim, onde quer que estejamos, há sempre alguém ‘muito pobre’ de Deus, que precisa encontrar a ‘pérola preciosa’ que é Jesus (cfr. Pe. Alírio J. Pedrini, Brasil Cristão, p. 14, jan.2009).
Nossa evangelização não é imposição. Damos testemunho de Jesus com simplicidade e coerência. Nossa vida será “anunciar o Evangelho sobre os telhados… anunciar que somos de Jesus”.
Carlos de Foucauld dizia: “Meu apostolado deve ser o apostolado da bondade. Quem me vê deve pensar: já que esse homem é tão bom, sua religião deve ser boa. E se me perguntarem porque sou manso e bom, devo responder: porque sou servo de um outro muito melhor do que eu. Ah! Se vocês soubessem como é bom o meu Senhor Jesus. Gostaria de ser tão bom, que se pudesse dizer: se o servo é assim, como não será então, o Senhor?” (cfr. Edosn Damian, Espiritualidade para nosso tempo, p. 135, Ed. Paulinas, 2007).
Fonte: Rio de Contas FM
Festival de Lençóis lota hotéis da cidade
A 11ª edição do Festival de Lençóis, que realizada no último final de semana, gerou um grande fluxo de turistas para a região da Chapada Diamantina, lotando os hotéis e pousadas da cidade. O evento teve entre as atrações Toni Garrido, Vander Lee e Jota Veloso.
“A ocupação hoteleira em Lençóis foi de 100%, muitos turistas tiveram que procurar pousadas em cidades vizinhas, além dos campings, que estavam lotados. O público vibrou com Toni Garrido”, disse o prefeito da cidade, Marcos Airton, que classificou o festival como um sucesso. O prefeito falou ainda sobre a segurança do evento, que contou com cerca de cinquenta policiais militares, fora os civis e a polícia rodoviária. “Não tivemos nenhuma ocorrência policial, o festival foi muito tranquilo”, disse.
Para o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, o evento se consolidou como um instrumento de captação de turistas para a Chapada Diamantina. “A ocupação hoteleira se estendeu até Seabra, pois não tinha mais hospedagem, foi um sucesso de público. É muito importante a Bahiatursa patrocinar um evento como esse, que gera um grande fluxo para o estado e movimenta a economia do local”.
A Bahiatursa e Secretaria do Turismo (Setur) montaram um posto de atendimento ao turista com distribuição de materiais promocionais, onde os visitantes puderam obter informações sobre o evento e sobre a região como um todo.
Chapada Diamantina - O coração da Bahia fica, geograficamente, na Chapada Diamantina, distante 472 quilômetros de Salvador. A região é formada pela imponente Serra do Espinhaço, que se estende da divisa da Bahia com o Piauí até Minas Gerais. O local abriga os três pontos mais altos do estado: os picos do Itobira, do Barbado e das Almas.
É nesta região serrana, de topografia diversificada, que nascem rios que formam as três principais bacias do estado: Paraguaçu, Jacuípe e Rio das Contas. São longas extensões de águas cristalinas, que brotam dos cumes, escorrem pelas serras em cachoeiras, deságuam em planaltos e planícies, formando poços e piscinas naturais. A beleza das águas é complementada por uma vegetação exuberante, que mistura espécies cactáceas da caatinga com raros exemplares da flora serrana, especialmente bromélias, orquídeas e sempre-vivas.
A Chapada Diamantina é deslumbrante nos aspectos natural, histórico e cultural, relacionados principalmente com a descoberta e exploração de ouro e diamante na região. O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado em 1985, com o intuito de proteger a área, incentivar a pesquisa científica e o ecoturismo, está sob responsabilidade do Ibama, que conta com o forte apoio local dos moradores na preservação ambiental.
A Gruta da Pratinha, no município de Iraquara, a 470 quilômetros da capital, que tem características das regiões calcáreas, possui um tom azulado e águas cristalinas. O exotismo da Chapada Diamantina chega ao extremo de oferecer, entre os principais pontos de visitação, um cemitério em estilo bizantino, construído no final do século XIX, localizado em Mucugê, a 448 quilômetros da capital.
Além da beleza natural, a Chapada Diamantina oferece várias opções de passeios: caminhadas, banhos refrescantes, mountain bike, cavalgadas, escaladas e circuitos off-road. Tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os conjuntos arquitetônicos de Lençóis, Mucugê, Igatu e Rio de Contas remontam à época do garimpo de diamantes e ouro, com construções do século XIX.
O visitante pode escolher entre diversas atividades como caminhar por antigas trilhas de garimpeiros, fazer trekking nos vales do Capão ou do Paty, rapel e escalada.
Fonte: Revista Exclusiva
Alarme frustra assalto ao Banco do Brasil de Rio de Contas
Por JUSCELINO SOUZA do Jornal A Tarde
______________________________________________
Os mais de dois mil usuários do Banco do Brasil de Rio de Contas (727 km de Salvador), na Chapada Diamantina, terão que aguardar uma semana até serem consertados os sistemas de alarme, telefonia e os cabos dos terminais. Os danos foram provocados por uma quadrilha que tentou, sem sucesso, roubar caixas eletrônicos e os cofres, na madrugada de ontem.
Para facilitar o plano, os bandidos, que se dividiram em dois grupos, monitoraram a movimentação dos 3 policiais militares durante o dia anterior. Um grupo montou vigília nas proximidades da casa do gerente do banco, Dilmar Ribeiro. Outro ficou monitorando a casa de um sargento e o restante foi ao banco para concluir a ação. Lá, cortaram os fios dos alarmes e buscaram os cofres. Nesse momento, um alarme disparou.
Com o plano frustrado, os que estavam no interior do banco fugiram em disparada, arrebentando as fechaduras e saindo pela porta principal.
Divididos em dois veículos, um Honda Civic e um Fiat Mille, os bandidos seguiram rumo a Livramento de Nossa Senhora, a 9 km de Rio de Contas.
O veículo Mille, placa JLI-6223 (Itabuna, Bahia), foi deixado para trás, com capuzes, rádios, telefones celulares, chaves de carro, cabos telefônicos e um notebook com diversas fotos – que a polícia acredita ser do bando.
“Esta foi a segunda investida dos bandidos aqui no banco”, recorda o vigilante Mário Santiago, que em 5 de maio do ano passado foi feito refém quando os bandidos roubaram cerca de R$ 200 mil, após espalhar terror, disparando para o alto. “E uma falha do serviço telefônico, já que a torre fica sem vigilante e fechado somente com um cadeado”, reclamou. “Agente só voltou a falar ao telefone no final da manhã”, completou.
Ação semelhante aconteceu em Potiraguá.Por voltade 1 hora, um grupo de 11 homens, fortemente armados, cortou a fiação da rede telefônica da cidade e obrigaram dois funcionários de uma funerária a colocar um caixa eletrônico nos fundos de uma camionete.
Fonte: Jornal A Tarde
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Com desfile Livramento comemora 88 anos
Fonte: UPB
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Confira os resultados do Campeonato Riocontense de futebol
Confira os resultados:
1ª Rodada - dia 09/08:
Rio Negro 01 X 02 Sossego
Palemeiras 02 X 02 Jiló
2ª Rodada - dia 16/08:
Mato Grosso o2 X 01 Engenho
Velho Raça Jovem 0 X 02 São José do Umbuzeiro dos Santos
3ª Rodada - dia 23/08:
Real 03 X 00 Palmeiras de Marcolino Moura
Rio Negro 01 X 01 Unidos do Jiló
4ª Rodada - dia 30/08:
Mato Grosso 02 X 00 Raça Jovem
Sossego 02 X 00 Engenho Velho
5ª Rodada - dia 06/09:
Rio Negro oo X 02 Palmeiras
São José 03 X 09 Real
6ª Rodada - dia 13/09:
Engenho Velho 1 X 0 Raça Jovem
Giló 4 X 3 Sossego
7ª Rodada - 20/09:
Real 05 X 00 Rio Negro
Mato Grosso 01 X 01 São José
8ª Rodada - 27/09:
Palmeiras 06 X 05 Sossego
Giló 05 X 03 Emgenho Velho
9ª Rodada - 04/10:
Raça Jovem 01 X 02 Real
Mato Grosso 04 X 01 Rio Negro
10ª Rodada - 11/10:
Engenho Velho 02 X 05 Palmeiras
Sossego 06 X 00 São José
Na décima primeira rodada, a ser realizada no próximo domingo, 18/10, às 13:45 o Giló enfrentará o Raça Jovem. No segundo jogo, às 15:45 o Real enfrenta o Mato Grosso.
domingo, 11 de outubro de 2009
Chuva chega em boa hora
Não evitam por completo, mas com a vegetação verde a propagação se incêndios se torna mais dificil. Mais uma vez, a estrada "parque" que liga Rio de Contas a Livramento voltou a sofrer com os incêndios criminosos. A evidência fica por conta dos vários focos ao longo da estrada.
Como pode alguém por maldade cometer um crime desse tipo? A estrada já não tem mais o mesmo brilho da época de sua inauguração. Seu asfalto já não é tão verde. Sua sinalização já está sumindo e os acidentes são uma constante.
Cuidados simples devolveriam o brilho perdido. Sinalização reposta, limpeza das laterais, cuidado maior com os canteiros e porque não uma nova pintura?
Mais um!
Mais um acidente na Serra das Almas.
Mais uma vida sacrificada inutilmente.
Um jovem de apenas 29 anos morreu por falta de placas de sinalização.
Quem se responsabilizará por mais esta vida perdida e pela dor e sofrimento causada aos familiares deste jovem, sacrificado pela indiferença e incompetência ?
O Derba, que não sinaliza a estrada?
As prefeituras de Livramento e Rio de Contas, que não pressionam o Derba e não providenciam algum tipo de solução temporária, enquanto as placas não chegam?
A PM que não policia a estrada?
Onde está o Ministério Público que não pressiona as autoridades para que garantam a segurança dos cidadãos?
Até quando vamos ter que assistir esse massacre semanal? Até que morra alguém importante da cidade?
Até que aconteça uma tragédia coletiva?
Meu Deus, mas será que ninguém toma uma providência?
Ricardo Stumpf
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Sai resultado do Laudo médico sobre suspeita de Gripe A H1N1
Fonte: Rio de Contas FM
Caminhão tomba e causa morte na BA-148
O motorista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente ocorreu por volta das 21h40 no trecho de Livramento e Rio de Contas.
Fonte: TV Aratu/SBT
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Câmara de veradores reprova contas da prefeitura referente a 2007
Art.1° - Ficam reprovadas as Contas da Prefeitura Municipal de Rio de Contas, relativas ao Exercício Financeiro de 2007, com base na Lei Orgânica do Município;
Art.2° - É acatado o Parecer Prévio 192/08, de 1º de outubro de 2008, que opina pela rejeição, porque irregulares, das Contas supra citadas, constante no processo TCM n°6672/08;
Art.3° - Revogadas as disposições em contrário, o presente Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Sessões, 28 de setembro de 2009.
Hudson Luz Pita
Presidente
Maria Magdalena Mafra Dantas
1ª Secretária
Fonte: Diário Oficial do Município
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Manejo sem fogo garante riqueza do solo na Chapada Diamantina
Esta época do ano é o período em que, tradicionalmente, muitos produtores rurais costumam fazer uso do fogo para manejo do solo, pela facilidade em que se dá essa prática e, muitas vezes, impulsionados pela crença de estarem preparando adequadamente a terra para o plantio.
Na Chapada Diamantina, uma das regiões mais afetadas por incêndios florestais, no ano passado, a prática de queimadas ainda perdura, pondo em risco as diversas reservas florestais localizadas nas áreas de proteção ambiental da região.
Atualmente, essa prática é condenada por especialistas como o técnico agrícola Júlio Castro, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). “É um mito achar que a queimada é a melhor solução, porque, quando o mato morre, acaba-se também com os nutrientes do solo”.
Júlio que faz um trabalho de conscientização e educação agrícola, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, diz que a proposta é ensinar aos agricultores a preparar a terra sem o uso do fogo. “Para isso, existem muitas técnicas que melhoram a estrutura do solo, deixando-o mais produtivo como a adubação verde, a cobertura morta, a compostagem e a adubação orgânica”.
Um exemplo de boas práticas, realizadas pela unidade da EBDA de Palmeiras, é o trabalho que vem sendo desenvolvido no distrito de Matão. A iniciativa vai beneficiar, inicialmente, 16 famílias que adotaram as novas técnicas agrícolas, fornecendo suporte técnico e sementes para o plantio. “Essa é uma característica dessa gestão, também voltada para a agricultura familiar”, explica o técnico, orientando o agricultor interessado a procurar a unidade regional da EBDA, em seu município, para requisitar assistência.
Escola Família Agrícola
Do outro lado da Chapada Diamantina, no município de Andaraí, crianças em idade escolar aprendem, na prática, qual das técnicas é mais produtiva, na Escola Família Agrícola, informa o diretor da unidade, Gilênio Rodrigues. “Fizemos duas técnicas de manejo, queimando e sem queimar o mato, para comparar os resultados. Constatamos que a área queimada leva o dobro do tempo para se recuperar, enquanto que a área preparada organicamente, além da recuperação rápida, aumenta a produtividade em 100%”, relata Gilênio, que é responsável pela educação agrícola de 55 alunos do 1° grau.
Segundo ele, “é difícil convencer ao agricultor a abandonar essa prática antiga, do uso do fogo, mas os próprios alunos já estão convencendo suas famílias de que não façam queimadas, mostrando os resultados. São visíveis os resultados de dois anos de trabalho, na Escola Família Agrícola de Andaraí, nas plantações exuberantes que são desenvolvidas pelos alunos e professores, nas dependências da escola”.
A EFA funciona em regime de alternância - uma turma passa 15 dias na colônia, enquanto que a outra fica em casa, aplicando o que aprendeu nas roças das famílias. Ao final desses quinze dias, as turmas se revezam, dando continuidade ao trabalho, que vai da teoria até a colheita da produção. “A produção serve para alimentação dos alunos, que a consomem aqui mesmo, na escola, e ainda levam para casa”, explica o professor Antônio Carlos de Oliveira, mostrando os legumes e verduras, cultivados na EFA.
Ele diz que é feito o preparo do solo com compostos orgânicos como esterco de curral curtido e restos de culturas. “Depois do plantio, a gente faz uma adubação com o próprio mato que foi roçado e depositado ao lado, por um tempo, transformando-se numa matéria orgânica que acelera o ciclo vegetativo das plantas”.
Para não dar praga, são utilizados defensivos naturais, a exemplo de mel de fumo, urina da vaca e infusão de uma planta chamada “ninho”. Denúncias e mais informações pelo Disque Meio Ambiente - 08000 71 1400- e 11° Grupamento de Bombeiros Militares (193)
Pescadores de Andaraí recebem Fiscalização Participativa
Uma colônia de pescadores, localizada no município de Andaraí, recebeu uma equipe da Fiscalização Participativa da operação Chapada Sem Fogo, para discutir a incidência de fogo nas margens dos rios da colônia e outras questões ligadas à economia e preservação ambiental da região.
Mais de 200 famílias foram representadas por lideranças dos pescadores, num encontro importante para a operação e manutenção da colônia. “Quando parou o garimpo, a maioria dos garimpeiros daqui virou pescador”, afirmou o presidente da Associação de Pescadores, Elias Souza. “De todos os anos, o que teve mais fogo foi o ano passado. Acabou boa parte da capoeira que ficava na beira do rio, onde os peixes entravam para desovar”, explicou Elias, demonstrando grande preocupação com a diminuição dos peixes na região, principalmente da espécie nativa mais popular, o tucunaré, que garante o sustento de muitas famílias.
Os técnicos da operação orientaram sobre a importância de preservar a mata ciliar para a manutenção da vida nos rios, mais especificamente sobre a vegetação que encobre o Pantanal Marimbus, um lugar rico em diversidade biológica.
Os pescadores responderam positivamente às orientações, comprometendo-se em proteger a fonte maior de seu sustento, que é o rio, e de tornarem-se guardiões, agindo no combate ao fogo e denunciando os infratores.
“A maioria dos pescadores daqui é defensor do rio”, afirmou o presidente da Colônia dos Pescadores, Dal. “Se equipar e treinar o pescador, ele chega ao local do fogo mais rápido do que qualquer pessoa”, acrescentou, prontificando-se em formar uma frente de brigadistas voluntários, composta de jovens pescadores, para proteger os rios da região.
Em resposta a esse pedido, o Coronel Miguel Filho, do 11° Grupamento de Bombeiros de Lençóis, afirmou que “todas as idéias voltadas para a proteção do meio ambiente são válidas e o Grupamento de Bombeiros vai abraçar essa iniciativa, fornecendo todo o apoio necessário para o treinamento dos pescadores, como já treinamos outras brigadas da Chapada Diamantina”.
O coronel ainda fez um apelo. “A área em que atuamos é muito grande para o nosso efetivo, abrangendo a Chapada Diamantina e todo o oeste da Bahia. Quanto mais parceiros nós tivermos, na prevenção e combate aos incêndios, menos o meio ambiente será afetado”.
Encontros com comunidades fortalecem ações da Chapada Sem Fogo
Já entrando na sua quarta fase, a Operação Chapada Sem Fogo está conquistando vitórias importantes na conscientização ambiental das comunidades, que se reúnem diariamente com as equipes da Fiscalização Participativa.
As reuniões são agendadas com lideranças, ONG’s, instituições, associações e cooperativas, nos municípios e distritos da Chapada Diamantina, com o objetivo de informar, ao maior número de pessoas, sobre a importância da preservação do meio ambiente.
As equipes da operação fornecem, entre outras orientações, noções sobre reserva legal, mata ciliar, licenciamento, aplicação da legislação ambiental nas atividades de produção de carvão, comercialização de animais silvestres e desmatamento ilegal, destacando os perigos do uso do fogo nas atividades agrícolas ou em qualquer outra atividade, neste período de seca. “Estamos realizando encontros por toda a Chapada Diamantina e somos sempre muito bem recebidos, até mesmo aplaudidos pelas orientações que damos”, relata Fabíola Cotrim, técnica do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que lidera as equipes itinerantes de Fiscalização Participativa.
Ela conta ainda que “muitas vezes, a própria população chega a uma solução concreta e real, sobre as questões ambientais, e nos tornamos mediadores das lideranças presentes nos encontros como foi o caso da reunião com assentados de Bonito, em que os próprios representantes do assentamento de Morrinho decidiram quebrar os fornos utilizados na produção de carvão, em suas propriedades”.
Desde que se iniciou a operação, em agosto deste ano, já foram realizadas mais de 200 reuniões, nos distritos e municípios distribuídos por toda a Chapada Diamantina e localidades próximas. Cada encontro é preparado cuidadosamente, de acordo com a necessidade de cada comunidade, sempre objetivando sustentabilidade ambiental e o equilíbrio das ações provenientes de atividades econômicas, com a preservação dos biomas que determinam as características da fauna e da flora de cada local.
“Estamos aperfeiçoando a Fiscalização Participativa, compartilhando boas práticas e treinando novos técnicos, da capital e das unidades regionais, para integrarem a operação”, afirma a diretora de fiscalização do IMA, Carla Fabíola. “A Chapada Sem Fogo é uma operação que está chegando ao conhecimento de toda a região e o marco inicial de um trabalho constante, que será desenvolvido durante todo o ano e aplicado em todo o estado da Bahia. Continuaremos mantendo o diálogo com as comunidades, levando informações da legislação ambiental e exercendo a fiscalização com transparência e bom senso, integrando, cada vez mais, outras secretarias do governo, para dar continuidade a esse trabalho conjunto”, enfatiza Fabíola.
Fonte: Governo da Bahia
Esgotamento sanitário traz boas perspectivas para Rio de Contas
A expectativa de conclusão dos trabalhos traz otimismo para a população local. Dona Maria Alcina dos Santos, 80 anos, moradora há mais de 20 na cidade comenta: “Vai ser muito bom para a saúde do povo daqui. Acho que vamos ter um futuro melhor para os nossos filhos e netos”.
Dona Dilma Trindade, moradora do Centro, gosta de lembrar de quando o rio Brumado corria limpo, sem poluição e as pessoas até bebiam água diretamente, sem correr riscos. “Acho que agora, sem receber esgotos, o rio vai voltar a ser como era antes. Vai ser uma maravilha”.
Guia turístico da região, Fernando Pinto comenta que a implantação da rede de esgotamento sanitário em Rio de Contas representa um marco no desenvolvimento do turismo na cidade e deve trazer melhores condições de vida para a comunidade. “Um dos maiores problemas para minha atividade com o Turismo aqui é a degradação do meio ambiente. Creio que agora vamos ter uma atração ainda maior para o visitante, com a despoluição do rio Brumado”.
Fase final
A ligação dos imóveis à rede coletora de esgotos é a fase final dos trabalhos que, segundo os técnicos envolvidos, foram realizados de forma quase “artesanal”, por se tratar de intervenção em área considerada sítio histórico pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – Iphan. Nas seculares ruas pavimentadas com pedras, as escavações para implantar as tubulações da rede coletora foram precedidas pela atividade de arqueólogos, que demarcaram e pesquisaram cada trecho sob intervenção.
O engenheiro Daniel Silva da Costa explica que em locais onde o solo é rochoso, não foram permitidas explosões. “As pedras eram fissuradas com argamassa expansiva, num processo demorado, porém seguro, sem riscos de abalo na estrutura dos casarios”, conta.
A obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Rio de Contas promove saúde e qualidade de vida para os cerca de cinco mil habitantes de Rio de Contas. O investimento, de R$ 5,6 milhões, implantou 19 quilômetros de rede coletora; 6,5 quilômetros de ramais prediais; 1,4 quilômetro de linha de recalque (tubulação que liga a rede coletora às estações elevatórias e à estação de tratamento); duas estações elevatórias; uma estação de tratamento de esgotos com duas lagoas e um Digestor Anaeróbio de Fluxo Ascendente – Dafa, e 2,5 quilômetros de emissário final.
Potencial turístico
Rio de Contas, fundada em 1745, é considerada a primeira cidade planejada do Brasil e conserva as marcas de sua História, em igrejas barrocas, monumentos públicos, ruas e praças. A cidade encontra-se na Chapada Diamantina, área de grande potencial turístico, tanto pela arquitetura secular quanto pelo seu exuberante ecossistema, com trilhas margeando rios e cachoeiras.
O planejamento da cidade, no século XVIII, não levou em conta a necessidade de uma destinação adequada para os esgotos domésticos. De pequena vila denominada Pouso dos Crioulos, formada por escravos alforriados na margem direita do Rio de Contas Pequeno, atual Rio Brumado, cresceu e prosperou com a chegada de padres jesuítas e bandeirantes interessados na exploração do ouro.
Rio de Contas, ao contrário das cidades vizinhas da Chapada, não conheceu, nos últimos anos, desenvolvimento econômico por meio do Turismo. A implantação do sistema de esgotamento sanitário pela Embasa, na cidade, é uma ação importante para preservar seu potencial turístico representado pela bacia do rio Brumado com suas cascatas, cachoeiras e corredeiras.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/EMBASA
TEL. 3372-4898 ou 3372-4639