"Rio de Contas tem um Arquivo Público muito rico. Em nossa cidade ainda é muito comum as universidades efetuarem pesquisas e aulas de campo. Está na hora das universidades e poder público se unirem em prol de um retorno social e local dessas pesquisas. Precisamos que a cidade seja beneficiada pelos projetos de pesquisa e extensão. Espera-se também que o ensino chegue em breve."
Cópia digitalizada de A Penna, primeiro jornal do alto sertão da Bahia, editado entre os anos de 1897 e 1943, e fotos do arquivo pessoal da família do jurista, educador e escritor Anísio Teixeira. Estas são algumas das relíquias que integram o acervo do Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), fruto de projeto idealizado por professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), membros do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da prefeitura de Caetité e a Fundação Pedro Calmon.
Parte do acervo do APMC ganhou versão virtual e está disponível no site Arquivo Caetité, lançado há duas semanas. Ali, os internautas podem encontrar fotos antigas do município, de pontos turísticos da cidade e documentos privados do Executivo, Legislativo e Judiciário. O site foi criado para tornar acessíveis a consulta pública e a pesquisa acadêmica desses conteúdos em todo o país.
Com informações da SECOM/BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário