segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cenários encantam cilcistas no 5º dia de Brasil Ride


O quinto dia de competição da BRASIL RIDE foi disputado ao longo da Serra das Almas entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina (BA), exigindo grande habilidade técnica e física dos competidores em virtude da quilometragem acumulada até agora, somando mais de 368 km percorridos. Ou seja, a Ultramaratona de Mountain Bike passa da sua metade num percurso de 95 km e 1750 metros de desnível em cenário deslumbrante, com destaque para o visual da cachoeira imponente do Rio do Brumado.

A largada ocorreu pontualmente às 8 horas da manhã, o pelotão saiu sem forçar o ritmo prevendo o desgaste extra oriundo do calor forte. Após a travessia das montanhas, a disputa começou a intensificar-se. O grande duelo ficou novamente entre as equipes que lutam pela camisa amarela (Open), de Luís Leão Pinto & Alejandro Dias (Team Spano-Luso) e Kristian Hynek & Robert Novanty (Future Cycling/Sweep) que chegaram juntos até a subida final em asfalto já com o visual da cachoeira.

"Infelizmente o pneu da bicicleta do Luís Pinto furou e eles perderam alguns minutos. Meu pneu também furou, mas murchou pouco e conseguimos abrir uma boa vantagem," comenta Kristian Hynek que repetiu a vitória da etapa que consagrou sua equipe no ano passado, quando venceram o duelo contra os suíços, Martin Gujan e Christof Bischof, assegurando ali o título da Brasil Ride 2010.

"Vamos lutar até o final, um furo pode acontecer com qualquer um. Ainda temos duas etapas pela frente..." alertou Luís Leão Pinto (Specialized Portugal) que perdeu quase 4 minutos dos líderes, finalizando na terceira colocação. A segunda posição ficou com os tchecos, Martin Horak e Tomas Vokrouhlik (BMC), a 2 minutos e 3 segundos dos campeões.

Na sequência, os brasileiros Josemberg Pinho e Raphael Mendes (JC Bikes) mostraram que estão vivos na prova e recuperaram a camisa branca (líder da categoria Brasil). Os ciclistas "Montoya" e "Catalão", como também são conhecidos, chegaram à frente de Hugo Prado e Douglas Neto (OCE-Treine/KHS/Infanti), e a diferença entre eles é de apenas 2 minutos e 17 segundos, demonstrando que essa briga pelo título da Brasil Ride ainda vai longe!

Na categoria Máster, Abraão Azevedo e Paulo Freitas (Brasil Soul / RC Bikes) conquistou a terceira vitória consecutiva na competição e abriram mais 1 minutos dos suiços da equipe Bixs-Zelleweger Archtekten, que seguem em 2º na clasificação da categoria. Vale ressaltar que Barti Bucher e Hansjuerg Gerber perderam muito tempo nesta etapa devido um forte tombo de Gerber, que terminou a prova com o guidão quebrado. Na mista, Ivonne Kraft e Mateus Ferraz (Brasil Soul/RC Bikes) deram nova amostra que vieram buscar o título com nova vitória sólida. O mesmo aconteceu na categoria feminina, com Adriana Nascimento e Sabrina Gobbo que foram novamente as mais velozes entre as mulheres.


Nesta sexta-feira, o "circo" da Brasil Ride retorna para Mucugê, base 1 do evento, em que os ciclistas devem percorrer 128 km de percurso com o total de subidas: 1716 metros.

Top 10 Geral
1 - Kristian Hynek & Robert Novatny (Future Cycling/Sweep) - República Tcheca
2 - Tomas Vokrouhlik & Martin Horak (BMC) - República Tcheca
3 - Luís Leão Pinto & Alejandro Dias (Team Spano-Luso) - Portugal / Espanha
4 - Josemberg "Montoya" Pinho & Raphael Mendes (JC Bikes) - Brasil
5 - Hugo Prado & Douglas Neto (OCE-Treine/KHS/Infanti) - Brasil
6 - José Silva & Tiago Ferreira (BrasilRide) - Portugal
7 - Uira Castro & Gustavo Santos (Specialized/LM/Tripp) - Brasil
8 - José Hernandez & Marco Almeida (Specialized/ Roberto Heras Training) - Portugal
9 - Thomas Vandendale & Christophe Clercq (First Energy) - Bélgica
10 - Alexandre Souza & Maurício Pereira (Canta Galo /Chapada Diamantina) - Brasil

Com informações da Brasil Ride

domingo, 30 de outubro de 2011

Deputado Federal Lucio Vieira Lima comenta saída do prefeito Márcio Farias do PMDB

Neste sabádo, 29, conforme o Notícias de Rio de Contas informou, o prefeito de Rio de Contas Márcio Farias trocou o PMDB, partido pelo qual foi eleito, pelo PSD, recém criado e cujo mentor é o ex-DEM e atual prefeito de São Paulo Glberto Kassab. Na Bahia, o PSD tem como principal mentor o vice-governador Otto Alencar.

Em conversa via Twitter com o Notícias de Rio de Contas(@riodecontas) o deputado federal Lúcio Vieira Lima, do PMDB, comentou a saída de mais um prefeito do partido dizendo que "ficam no Partido aqueles que não Sao fisiológicos, estamos passando por um processo de depuração!". Sobre a relação dos prefeitos com o partido afirmou: "o que eu lhe digo é que nenhum tem a coragem de dizer que o PMDB não cumpriu seus compromissos com a população".

Uma das marcas dos irmãos Vieira Lima é o que no popular podemos chamar de "não ter papas na língua" tratando os adversários políticos de maneira direta e sem a tradicional falsa paz que por vezes o mundo da política aparenta ter. As redes sociais tem aproximado políticos da população e deixado alguns inquietos.

Sobre os motivos para a saída de prefeitos do PMDB, entre eles o do atual prefeito de Livramento, Carlos Batista, e de Rio de Contas, Márcio Farias, para o PSD, Lúcio disse que "quem sai, sai por motivos que nem Deus tem conhecimento".

Siga você também o Notícias de Rio de Contas no Twitter: @riodecontas

Brasil Ride no Jornal da Record News

Ciclistas de todo o mundo disputam a Brasil Ride na Chapada Diamantina (BA)

Esta é a segunda vez que as serras, vales e rios do coração da Bahia viram cenário para a competição de mountain bike, que tem duração de sete dias e percorre cerca de 600 km da Chapada.


Com informações do Jornal da Record News

Prefeito Márcio Farias troca o PMDB pelo PSD

Foto: Blog do Anderson

Após ter sido barrado para integrar o quadro do Partido dos Trabalhadores, o prefeito de Rio de Contas Márcio Oliveira, dispensou o PMDB dos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima e aportou no PSD do vice-governador Otto Alencar. O novo militante do PSD foi destaque na imprensa baiana por aprovar seu salário mensal com um valor superior ao do Presidente da República, no ano passado. Após muita polêmica, o prefeito Márcio Oliveira abriu mão dos rendimentos de gestor municipal optando pelos vencimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), instituição a que pertence e onde funcionalmente está lotado como servidor de carreira.

As informações são do Blog do Anderson


sábado, 29 de outubro de 2011

Rio de Contas na ESPN Brasil - Brasil Ride - Etapa 4

Rio de Contas na ESPN Brasil - Brasil Ride - Etapa 3

Rio de Contas na ESPN Brasil - Brasil Ride - Etapa 2

Distrito de Marcolino Moura agora conta com Posto Policial

Na tarde desta quinta-feira (27/10) foi inaugurado um Posto Policial Comunitário no distrito de Marcolino Moura, município de Rio de Contas, Bahia. O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, entre elas o Major PM Jorge Brito Macêdo, comandante da 46ª CIPM, acompanhado de Oficiais PM, o prefeito do município Márcio Farias, Vereadores e Secretários municipais.
De acordo com o Major Macêdo, a nova base policial atende uma reivindicação antiga do Distrito. O Posto Policial irá funcionar 24 horas, prestando serviços de segurança à população local e adjacente. O Major agradeceu o apoio dos comerciantes que ali se empenharam para que o trabalho se concretizasse.
O prefeito falou da importância de ter policiamento naquele Distrito, o qual ressaltou a alegria e o orgulho de poder estar ali inaugurando uma obra de suma importância para a segurança pública local.
Marcolino Moura é braço direito do município de Rio de Contas, fica apenas a 25 km da sede, em dados recentes possui uma população urbana com mais de 6.000 pessoas.
O Distrito está em fase de expansão na construção de casas, pavimentação de ruas, comércio movimentado, o que aumenta o número de moradores a cada ano. Conseqüentemente, exige-se mais segurança para a população, pois, essa mudança social gera também o aumento da marginalidade.
A população do Distrito compareceu em massa durante a inauguração do Posto. A Praça Pública ficou lotada de pessoas ansiosas para conhecer suas instalações.

As informações são do L 12


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tribunal do Juri condena dupla por homicídio qualificado em Livramento de Nossa Senhora


Roberto Carlos Silva Fonseca, o "Beto de Damião", e Marivaldo Pires Perote, o "Nenem do Táxi", ambos natural de Rio de Contas, Bahia,haviam sidos denunciados pelo Ministério Público, em 9 de agosto de 2007, por ter o primeiro, em 24 de abril de 2007, por volta das 9 horas, na Rua Miguel Tanajura, Centro de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, efetuado disparos de arma de fogo contra a vítima Roberto Fernandes Veiga, a qual faleceu no dia 30 de maio seguinte, em virtude de bronco-pneumonia, durante tratamento de traumatismo, cuja complicação foi causada, segundo consta dos autos, por projétil de arma de fogo, sendo que, o segundo também foi denunciado na ocasião, por ter intermediado a contratação do primeiro acusado, além de dar suporte na fuga.
A dupla foi submetida a julgamento pelo Tribunal do Júri, nesta terça-feira (25) e, apesar de terem negado veementemente que não praticaram o crime narrado na peça acusatória, foram condenados pela prática de homicídio qualificado praticado contra Roberto.
A pena base fixada pelo Juiz titular da Vara Criminal da Comarca de Livramento, Dr. João Lemos Rodrigues, foi de 14 anos de reclusão, em regime fechado, podendo recorrer em liberdade. Um dos advogados de defesa, Dr. Custódio Lacerda Brito (Guanambi), disse em entrevista ao L12 que não ficou satisfeito com o resultado do julgamento e, disse ainda, que vai recorrer da decisão. Segundo ele, um dos jurados é parente da vítima, que tinha ficado o tempo todo calado, o qual, segundo o advogado, cometeu um grave caso de injustiça, levando o seu cliente a uma dura punição de 14 anos de prisão.


Dr. Custódio Lacerda Brito - Advogado de defesa
Com informações do Departamento de redação L12
Por Marcos Santos

Igreja no alto de morro na Chapada Diamantina vira rota de passagem para ciclistas

Interior da capela virou parte do percurso para os ciclistas

Por cinco vezes seguidas, subir até um dos pontos mais altos de Rio de Contas, passar por dentro da igreja no alto de um morro e voltar para o centro da cidade. Houve até quem parasse para uma oração rápida. Assim foi a terceira etapa da Brasil Ride, que aconteceu nesta terça-feira (25), com um percurso total de 35 quilômetros e uma subida na qual os atletas precisavam empurrar suas bikes. Única fase no estilo Cross Country. No final, os tchecos Kristian Hynek e Robert Novotny tiveram a melhor média de tempo e faturaram mais uma etapa da ultramaratona.

Para muitos ciclistas, o desafio do cross country foi uma espécie de "descanso ativo" dentro da competição. Ao menos é assim que pensa o campeão português Luiz Pinto. "Achei muito boa a prova, gostei bastante. É a minha especialidade, então o percurso foi até fácil", disse o ciclista que chegou na segunda posição na classificação individual e ao lado do espanhol Alejandro Dias lidera na categoria principal. Exclusivamente nesta fase da competição as duplas não precisavam respeitar o limite de dois minutos entre um e outro.

Apesar dos campeões encontrarem facilidades, para muitos ciclistas à medida que as voltas iam acontecendo ficava mais difícil continuar. Na principal subida do percurso era quase impossível pedalar e os atletas precisavam empurrar ou carregar as bicicletas nas costas. Ao chegar ao topo do morro eles protagonizavam um dos momentos mais inusitados até aqui na competição, ao passar por dentro da pequena igreja de São Bom Jesus, cravada em um mirante para toda Rio de Contas. Muitos faziam o sinal da cruz e outros agradeciam a cada volta completada

Sem condições de subir pedalando, jeito foi carregar bike

Mulheres - Se no masculino o Brasil está na terceira posição geral, com os goianos Resemberg Pinho e Raphael Mendes, entre as mulheres o país lidera. As paulistas Adriana Nascimento e Sabrina Gobbo venceram todas as disputas que já aconteceram e dominam a Brasil Ride na categoria feminino.

Continua - Nesta quarta-feira (26) a maior ultramaratona de mountain bike da América Latina terá mais um "pedal", como os ciclistas costumam chamar as etapas. Serão 81,5km circulando uma cadeia de montanhas que cerca a cidade onde a Vila Brasil Ride está instalada. O tempo máximo para a conclusão da prova é de dez horas. Quem ainda estiver no percurso depois desse limite será desclassificado.

Com informações do Portal IBahia


Crianças de Rio de Contas (BA) pedalam com os atletas profissionais

A organização da Brasil Ride promoveu nessa terça-feira (25) um passeio com jovens rio-contenses e parte dos atletas que estão competindo. O grupo deu apenas algumas voltas pela cidade, mas o suficiente para alimentar o espírito de mountain biker nas crianças.

Boa parte delas estava com bicicletas novas graças a um acordo firmado entre a prefeitura municipal da cidade baiana e o governo federal, que doou 350 magrelas para melhorar o transporte escolar. Antes dessa iniciativa, chamada Caminhos da Escola, algumas crianças chegavam a ter de andar mais de 3 quilômetros até as suas escolas. Agora, elas vão pedalando e ainda ficam com as bikes para outros usos.

O projeto começou há um mês, mas já apresenta resultados. “A gente já percebe o envolvimento maior das crianças de querer estar na escola. Um dos critérios que utilizamos é que, se no espaço de 2 anos a criança deixar de frequentar as aulas, ela perde a bicicleta. Isso incentiva a frequência e até o comportamento dentro do espaço educativo”, explicou a secretária de educação infantil municipal, Denise Teixeira.

Com informações do Webventure

Etapa 3 do Brasil Ride 2011 em Rio de Contas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Brasil Ride - Evento leva Livros e Diversão para crianças



Brasil Ride ajuda arrecadar fundos para causas sociais, por isso prepare-se para uma experiência inesquecível, seja com e sem a bicicleta. Os sete dias da ultra maratona de mountain bike na Chapada Diamantina - Bahia é sem dúvida "mais do que uma corrida, é uma etapa da sua vida".

O evento esportivo apoia três ações sociais, as domésticas: "Campanha É Fogo", "Livros, Diversão para crianças" e a "World Bicycle Relief". A primeira busca doações de equipamentos para os brigadistas, que são voluntários no combate aos incêndios e na prevenção dele, em todo sertão da Bahia. Assista isso: http://www.youtube.com/watch?v=3RnK0iC8h34.

E para promover a preservação dos atrativos e recursos naturais e garantir a atividade turística da região. a cultura é importante e o projeto "Livros e Diversão para Crianças", pontual. A campanha "Livros, Diversão para crianças" pede livros e diversão, isso envolve brinquedos, literatura e roupas, que serão doadas à doze comunidades pelas quais passa o percurso da prova.O grande incentivador desta campanha é o professor de Filosofia e atleta, Magnus Cesar Bouchardet, de 33 anos natural de Belo Horizonte-MG. Ele vai fazer dupla com Rodrigo Rodrigues dos Santos, de 33 anos natural de Sao Francisco de Paula-RS

"É possível ter uma vida equilibrada entre trabalho, vida social, ser um atleta de ultra-resistência e ainda poder contribuir de forma solidária para quem precisa! Como educador e atleta, quero ser exemplo para meus alunos e provar que com disciplina, determinação e força de vontade podemos conquistar e superar nossos próprios limites!", disse Magnus.

Sobre World Bicycle Relief - Parceria com World Bicycle Relief e Light Gives Heat busca levar bicicletas para mulheres em Uganda, África. A Brasil Ride tem um compromisso de promover o Esporte e a cidadania, por isso o objetivo é compartilhar o prazer de pedalar em benefício do desenvolvimento econômico e social, seja local ou global.

Faça sua doação: http://hope.lightgivesheat.org/projects/world-bicycle-relief

Sobre Brasil Ride: A segunda edição acontecerá entre os dias 23 à 29 de outubro 2011, com a presença de competidores de 18 países, separados em equipes (duplas) em 4 categorias: Open (masculino), Feminino, Misto e Máster (atletas acima de 40 anos). A prova será disputada em 7 etapas, somando mais de 600 quilômetros de percurso e 11 mil metros acumulados de subidas!

Fonte: Brasil Ride

Com direito a recorde, ciclistas alemães saem na frente em ultramaratona em solo baiano

Prova de 12,4km em Mucugê deu prévia de como será a competição. Nesta segunda acontece etapa mais difícil, até Rio de Contas

Duplas largaram uma a uma, com intervalo de 1 minuto

Está valendo! Mucugê com céu carregado, temperatura amena e um paredão de pedra logo ao lado, foram essas as condições quando no início da tarde deste domingo (23) foi dada a largada para as sete etapas da Brasil Ride, ultramaratona de mountain mike que acontece na Chapada Diamantina até o próximo sábado (29). Os alemães Steffen Thum, de 27 anos, e Simon Gegenheimer, 24, foram os mais rápidos no prólogo de 12,4km, e terminaram a prova em 29m55, novo recorde da etapa.

Diário de bordo, dia 1: saiba como estão sendo os dias do repórter do iBahia que está na Chapada a convite da Brasil Ride

Na partida, a cada minuto uma das duplas recebia autorização para iniciar a trilha. Na primeira das sete aventuras, os ciclistas tiveram ideia do que vão encontrar até o final da competição. Apesar de ser o menor de todas os percursos, o prólogo, 12,4km, deu uma prévia do que será a Brasil Ride. Já na estreia as duplas passaram por trechos de asfalto, chão batido, subidas, descidas e cruzamentos de rios.

Ciclistas passaram pode dentro da cidade de Mucugê

Quem vence o prólogo tem a vantagem de sair na frente na próxima etapa, que acontece nesta segunda (24) com um percurso de 145km entre Mucugê e Rio de Contas, considerada a mais difícil pelos ciclistas. Para os que pedalam mais devagar, a prova inicial teve o tempo máximo de três horas, mas todas os times conseguiram concluir dentro do limite de tempo.

Próximas etapas - Nos próximos seis dias de prova, as equipes da Brasil Ride terão que respeitar algumas regras. A principal delas é o tempo limite entre as duplas, que deve ser de no máximo dois minutos. Ou seja, as parcerias que ficarem a uma distância maior que essa será penalizada. Além disso eles não poderão usar nenhum tipo de recurso mecânico para rebocar um ao outro, isso é permitido apenas se um dos ciclistas ajudar um parceiro usando a própria força.

Com informações do IBahia.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Desperta Rio de Contas!

A situação do município de Rio de Contas é muito difícil. Um grupo domina a Prefeitura há décadas e mantém toda a cidade refém de suas politicagens. O atual governo está matando a cidade. Ninguém mais quer investir lá, por medo de represálias e perseguições políticas. As pessoas que podiam fazer a diferença estão indo embora, a economia parando, o comércio e a rede hoteleira tem sentido os efeitos de uma espécie de depressão coletiva que assola a cidade.

A esperança dos partidários de um ex-prefeito, de que ele se lançasse em oposição ao atual, foi por terra, com a união das duas facções políticas, que haviam se dividido na última eleição.

A maioria dos partidos políticos está sob controle desses grupos, inclusive legendas de esquerda como o PCdoB e o PSB. Na oposição só resta o PT, além da grande maioria da população riocontense.

Está na hora do PT escolher um candidato para mostrar a cara, capitalizar toda essa insatisfação e fazer desabrochar todas as imensas potencialidades dessa jóia da Chapada Diamantina, que é Rio de Contas.

É hora de ter fé e coragem para mudar o que ninguém aguenta mais.

Por Ricardo Stumpf


domingo, 16 de outubro de 2011

Chapada Diamantina ganha Companhia de proteção ambiental

Para intensificar as ações de enfrentamento aos crimes e infrações ambientais de forma integrada e sustentável, com os órgãos afins e a sociedade civil, foi inaugurada nesta sexta-feira (14), em Lençóis, na Chapada Diamantina, a Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (Cippa/Lençóis).

A Companhia já participou no mês de julho de operações contra o garimpo ilegal e desmatamentos na Chapada Diamantina e oeste do estado em apoio ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e trabalha em campo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na campanha Combate a Incêndios Florestais, na Chapada Diamantina, denominada "Bahia sem fogo."

De acordo com o comandante da Cippa/Lençóis, major Deraldo Moraes, a região de abrangência da unidade compreende oito Territórios de Identidade, nas regiões Centro e Oeste do estado, totalizando 126 municípios e 275 mil km². "É uma área extensa onde pretendemos atuar de forma preventiva, mas também repressiva no combate aos crimes ambientais. A estratégia é atuar de forma integrada com os órgãos ambientais, dentre eles o Inema, a exemplo do que já estamos fazendo na campanha Bahia sem Fogo".

Com informações do Jornal da Mídia via JussiUp

Odir Freire conhece projeto “barraginhas”

Odir Freire conheceu o projeto vai viabilizar os estudos

O vereador Gildásio Silveira participou na manhã desta quinta-feira (13) de uma reunião com o secretário municipal de Agricultura Odir Freire, o coordenador Noeci Salgado e o topógrafo Marinho, com o objetivo de apresentar o projeto das barraginhas.

Gildásio falou que conheceu o projeto ainda quando estava no mandato do deputado federal Guilherme Menezes em 2003, juntamente com Marinho, e que naquela oportunidade visitaram a região de Lagoa Grande, interior do município de Rio de Contas. “É uma experiência exitosa, depende de pouco recurso e pode solucionar os problema de falta de água de uma região do sertão sem causar maiores impactos ambientais”, disse Gildásio.

O secretário Odir Freire gostou do projeto e se colocou à disposição, ressaltando que o importante agora é fazer um levantamento técnico. Ficou acertado que no dia 21 de outubro será realizada uma visita às regiões de São Mateus e Ribeirão. Na oportunidade, estará presente o agricultor e pedreiro Alberto Souza Santos que construiu essa barraginha no município de Rio de Contas, na comunidade de Lagoa Grande, e que até hoje serve aqueles agricultores. Para Marinho, técnico em topografia, barrageiro de nascença, “esse é um projeto barato, simples, não desagrega o homem do campo e que pode ser aproveitado na nossa região”.

Com informações do Blog do Fábio Sena


sábado, 15 de outubro de 2011

Polícia prende Angelita Medeiros acusada de ser mandante da morte de Jânio Quadros Moreira

A Polícia informou, agorapouco, a prisão de Angelita Silva Medeiros e Abraão Ribeiro Correia, este último já estava detido desde o dia que recebeu alta do hospital, após sobreviver a dois atentados, e se encontra na carceragem da Delegacia de uma cidade vizinha de Livramento. Angelita, esposa do comerciante Jânio Quadros Moreira, que foi executado na noite do dia 16 de agosto de 2011, com quatro disparos de arma de fogo, quando estacionava o seu veículo na garagem de sua residência, crime que chocou a população livramentense, está presa em Salvador, em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Juíz titular da Vara Criminal da Comarca de Livramento, Dr. João Lemos Rodrigues, acusada de ser a mandante da morte de seu próprio marido, sendo que Abrão confessou a pratica do ato criminoso, de acordo com ele, a mando dela.
As informações são oficiais, o L 12 falou com o delgado Romilson Dourado dos Santos, titular da delegacia local e, segundo ele, as investigações rigorosas, apesar de muitos não acreditarem, deram início na noite do crime, por agentes de investigação da Polícia Civil, com apoio do Setor de Inteligência da Polícia Militar. Ainda, segundo o delegado, Angelita será recambiada de Salvador para Livramento nas próximas horas, cujo horário é mantido em sigilo. Um outro acusado de envolvimento se encontra foragido. Os dois últimos atentados contra Abraão também estavam ligadas a morte do comerciante, o que estaria ligado a uma suposta queima de arquivo, mas as investigações ainda continuam. As autoridades ainda investigam os motivos do crime, a qual deve esclarecer antes da conclusão do inquérito. A notícia é exclusiva, novas informações podem surgir a qualquer momento.
Com informações do L 12

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Campanha: É Fogo! Proteja a nossa Chapada Diamantina

Brasil Ride, ultramaratona de mountain bike com 7 dias (600+KM), lança campanha para proteger as trilhas da Chapada Diamantina, Estado da Bahia, um dos lugares especiais deste Planeta.

O fogo ameaça tirar o sossego deste paraíso perfeito para pedalar, por isso temos que agir e arrecadar equipamentos para os brigadistas, que são voluntários no combate aos incêndios e na prevenção dele, em todo sertão da Bahia, promovendo a preservação de seus atrativos e recursos naturais para a potencialização da atividade turística que é a vocação natural da região.

Quem se lembra, no ano passado a competição aconteceu sob muita chuva. Neste ano, a estiagem tomou conta da Chapada Diamantina e o risco de queimadas aumenta. Por isso temos que colaborar e a Area de Proteção Ambiental da Serra do Barbado será a primeira região beneficiada com a "Campanha É Fogo!" da Brasil Ride 2011.

A APA Serra do Barbado localiza-se na porção sudeste da Chapada Diamantina, ocupando parte do território de seis municípios e representa também uma zona de transição entre biomas da caatinga, do cerrado e da Mata Atlântica, além da presença de campos rupestres nas porções mais elevadas. É um conjunto de serras altas onde se encontra o Pico do Barbado, ponto mais alto do Nordeste do Brasil com 2.033,33 metros de altitude, além de outros como o Pico do Itobira com 1.930 metros. Estas serras representam um verdadeiro “berço das nascentes”, com uma grande profusão de mananciais esculpindo o relevo com cascatas e poços de impressionante beleza cênica.
http://www.youtube.com/watch?v=3RnK0iC8h34

Todos participantes do Brasil Ride podem doar equipamentos novos e/ou usados em bom estado, tais como:

*Head-lamp (lanterna)
*Balaclava
*Luva de vaqueta
*Cantil
Jaqueta de Brin (tecido mais pesado, não-sintético…)
*BotaAbafador
*Kit de primeiros socorros
*Mochilas para armazenamento de lanches, primeiros socorros…

PARTICIPE!!!

As contribuições podem ser deixadas na Vila Brasil Ride ou adquiridas e/ou enviadas para APA Serra do Barbado: http://www.novohorizonteepi.com.br/ (website de venda que também colabora com a causa).

Endereço APA Estadual Serra do Barbado , Largo do Rosário , 309 , Centro
Rio de Contas - Bahia CEP. 46.170-000
Telefone: (77) 3475-2204

Sobre Brasil Ride:
A segunda edição da Brasil Ride 2011 acontecerá entre os dias 23 à 29 de outubro 2011, com a presença de competidores de 18 países, separados em equipes (duplas) em 4 categorias: Open (masculino), Feminino, Misto e Máster (atletas acima de 40 anos). A prova será disputada em 7 etapas, somando mais de 600 quilômetros de percurso e 11 mil metros acumulados de subidas!

Com informações do Brasil Ride 2011

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Homem comete suicídio por enforcamento em Livramento de Nossa Senhora

Gilson José Augusto, de 40 anos, natural de Rio de Contas, cometeu suicídio na madrugada de hoje (13) na sua própria residência, localizada na Rua Durval Guimarães, centro da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. De acordo com familiares, Gilson estava em casa, por volta das 22 horas, assistindo o jogo na TV, logo após foi dormir no seu quarto, supostamente, naquele momento se suicidou, amarrando uma corda ao pescoço. O corpo foi encontrado hoje pela manhã. Ainda no local, a polícia aguarda a chegada de uma equipe da perícia técnica antes que o corpo seja retirado do local.
Com informações do L 12



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Decretada Situação de Emergência em Rio de Contas

Os constantes incêndios florestais e o longo período de seca que está assolando o munícpio fez a prefeitura decretar Situação de Emergência. A necessidade do Decreto 118/2011 foi levantada pela Coordenadoria Muncipal de Defesa Civil e tem por objetivo preservar o patrimônio ambiental e o bem estar da população e com isso adotar as medidas que se fizerem necessárias.

O Decreto 118/2011 também suspende quaisquer atividades capazes de produzir risco potencial de geração de novos focos de incêndio e tem validade de 90 dias.

Sem manutenção nem fiscalização, irrigação em Livramento corre risco


Chegou ao conhecimento do O Mandacaru que os próceres do PMDB, na Bahia, deputado federal Lúcio Vieira Lima e seu irmão e ex-ministro Geddel Vieira Lima teriam se irritado com o correligionário Amâncio Lima Aguiar por ter se beneficiado com a cessão irregular de terra e tubos de irrigação do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Amâncio Lima Aguiar, além de assessor especial do prefeito local, Carlos Roberto Souto Batista, igualmente do PMDB, é ainda presidente do diretório municipal do partido.

A apropriação indevida da tubulação, como já divulgado neste site, é recente, mas a ocupação irregular de área do DNOCS teria ocorrido em 2009, justamente quando Geddel Vieira Lima era o ministro da Integração Nacional, ao qual o DNOCS é subordinado. Além disso, o fato era do conhecimento do coordenador estadual do órgão Osanah Rodrigues Setúval, indicado para o cargo pelo então ministro, em substituição a Gerardo Azevedo Júnior, do Partido dos Trabalhadores.

Além dessas mazelas, apesar da importância do projeto para a agricultura irrigada em Livramento, hoje 2º pólo de produção de manga da Bahia, além do maracujá, o sistema de irrigação também está tecnicamente ameaçado e pode entrar em colapso a qualquer momento. O risco está na falta de manutenção, envolvendo a barragem, inaugurada há mais de 20 anos, e o canal de distribuição; bem como no seu uso para irrigar o triplo (cerca de 15.000ha) da área para a qual fora inicialmente projetado (5.000ha).

FALTAM PROVIDÊNCIAS

Estima-se que o faturamento da produção obtida com a irrigação gire em torno de R$1 bilhão, mas isso não tem sido suficiente para sensibilizar autoridades e produtores para a necessidade de conservação dos equipamentos. A parede do açude e o canal a céu aberto que leva água para as lavouras apresentam fissuras que estão a exigir profunda análise técnica, pois, aparentemente, demonstram ser de alta gravidade. Ademais, uma peça da comporta quebrou-se, pelo desgaste natural, e a operação de abertura e fechamento está sendo feita de forma improvisada.

Após mais de 20 anos sem manutenção adequada, a comporta poderá emperrar a qualquer hora. O mais provável é que isso ocorra com ela fechada, impedindo a liberação da água para irrigação, mas poderá acontecer com ela aberta, provocando o esvaziamento descontrolado do manancial. Tudo isso é do conhecimento da Coordenação Estadual do DNOCS, para onde já foram enviados vários pedidos de providências, segundo garante o chefe local do Departamento, Pedro Antônio Oliveira Lima.

Dando a impressão de que assistem a tudo de camarote, estão os produtores e as autoridades estaduais e municipais, parlamentares inclusos. Parecem ignorar que se o sistema entrar em colapso, qualquer que seja o motivo, será um desastre para a economia do município, hoje sustentada na agricultura irrigada, afetando, também, a produção estadual.

Com informações do Mandacaru da Serra

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Incêndio começa a se alastrar sobre a Serra das Almas na Chapada Diamantina

Um grande incêndio florestal começa a se alastrar na Serra das Almas, às margens da BA-148, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, no extremo Sul da Chapada Diamantina, Bahia.

Na noite desta segunda-feira (10), o L 12 esteve próximo ao local e constatou que o calor excessivo e o vento estão sendo fatores cruciais para aumentar as proporções do incêndio, ameaçando a vida de uma grande diversidade de fauna e flora que vive nos arredores da mesma. Até agora não se sabe como se deu este incêndio e nem foi encontrado culpados, o que nos deixa triste, é saber que existe pessoas com esta tamanha irresponsabilidade, isto é se o incêndio tenha sido provocado pelo homem. A serra é um dos principais cartões postais da região, é lá que fica a Cachoeira Véu de Noiva, belíssima por natureza, e gigante como o amor que os moradores da região têm por este bem que Deus lhes deu de presente.

As queimadas nessa época do ano acontecem com freqüência, principalmente na região da Chapada Diamantina, e não é só por causa do tempo seco. Muitos moradores aproveitam para limpar os lotes vagos provocando queimadas e tiram o sossego das comunidades dos arredores e dos bombeiros que, além de atender queimadas às margens das estradas têm que apagar incêndios em locais íngremes.

Segundo policiais militares, uma equipe do Corpo de Bombeiros já está em Rio de Contas, a qual deve começar os trabalhos de combate ao fogo com os meios de intervenção existentes.

Com informações do L 12
.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

“barraginhas” também pode ser uma alternativa para zona rural de Vitória da Conquista

O vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, comentou a seca na zona rural, destacando a idéia da construção de “barraginhas”, que, pelo baixo custo econômico, constitui-se como uma alternativa viável para enfrentamento da seca. “Já solicitei audiência na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) juntamente com deputado Marcelino Galo, com o objetivo de buscar recursos para perenizar os leitos dos rios. É preciso investir no associativismo para que as políticas na zona rural sejam efetivas”, disse, solicitando o apoio do Banco do Brasil para o financiamento das barraginhas e de barragens de grande porte.

O exemplo de Rio de Contas, em Lagoa Grande, o projeto, mais conhecido como barraginhas, foi implantado pelos pequenos agricultores Alberto Souza Santos e Francisco Gonçalves da Silva, surgindo da necessidade de manutenção das lavouras durante a estiagem. A primeira barraginha foi construída no leito do Rio das Contas há doze anos, utilizando as pedras do próprio rio, tem 70 metros de largura e foi a pioneira da região, "é um modelo que pode ser aplicado em nosso município" segundo o vereador Gildásio. Lá foi construída uma pequena barraginha por esses dois agricultores sem nenhum apoio do prefeito na época, a partir do governo Lula, eles receberam o crédito do Pronaf Semi Árido, o que fez melhorar bastante aquela região.

Hoje aqui, alguns dizem que o médico só vai uma vez por mês na comunidade, mas, antigamente era uma vez a cada dois anos. O que nós estamos vendo, é uma política do prefeito Guilherme, que desde os primeiros anos promovendo o retorno do campo para seu local de origem, oferecendo saúde, educação, transporte, luz para todos, aguadas. Tudo isso é fundamental para o homem do campo. A boa agora notícia é que em Vitória da Conquista já tem o crédito do Pronaf Semi Árido, com juros de 1 por cento ao ano, 10 anos para pagar com até 5 anos de carência, informou o gerente geral do Banco do Brasil, senhor Valdir Canguçu, recursos principalmente para água.

Fotos da visita em 18 de março de 2009, esse é o exemplo apresentado ao então deputado federal Guilherme Menezes, em 2003, através do trabalho competente e incansável de Alfredo Correia Neto, grande liderança que muito tem ajudado o município de Rio de Contas.

Com informações do Ação Popular/Vereador Gildásio Silveira

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Desafio lançado: Contas Eco Ride em Jussiape

Apresenta a corrida de bike em defesa ao Rio das Contas. Com largada em Marcolino Moura e com a linha de chegada em Jussiape, encerrando o percurso ecológico do Contas Eco Ride.


O primeiro Contas Eco Ride dará início a uma nova consciência ecológica para os participantes da ultramaratona e para toda a região da Chapada Diamantina, oferecendo a possibilidade de um mundo ecologicamente correto. O evento que unirá esporte e ecologia acontecerá no mês de novembro (02/11) e será realizado pela Rádio Som das Águas FM 104,9.

O percurso com largada no distrito de Marcolino Moura, que pertencente ao município de Rio de Contas terá sua linha de chegada em Jussiape. O Contas Eco Ride oferecerá uma aventura inesquecível aos ciclistas, além de defender uma causa que pertence ao planeta, a conservação do meio ambiente natural, em especial o Rio das Contas.

“Aventura, ecologia e esportes radicais é a alma deste evento. A consciência do ecologicamente correto no cenário contemporâneo está ligada diretamente ao turismo na região da Chapada Diamantina, ícone dessa atividade econômica da Bahia.”

O Contas Eco Ride acontece no dia 02 de novembro e segue com um roteiro feito especialmente para o público que deseja mais aventura no seu dia-a-dia, as inscrições acontecerão pelos site:


Parceiro em mais uma produção, a Nuclear assume a assessoria de comunicação deste evento que promete promover uma nova consciência para uma geração que herdou um legado deixado pela humanidade.

Programação Completa

A Nuclear Conteúdo e Entretenimento empresa atuante no mercado baiano com sede em Salvador e representação em Jussiape, assume oficialmente a assessoria de comunicação do Contas Eco Ride 2011, 1ª Edição.

A Nuclear será responsável pelas ações de imprensa e relacionamento do evento ecológico que acontecerá no coração da Chapada Diamantina no mês de novembro, tendo seu encerramento em Jussiape. O telefone para atendimento à imprensa é: (77) 9141 – 9716.

A 1ª Edição do Contas Eco Ride 2011, realizada pela Equipe da Rádio Som das Águas FM 104,9 acontece no dia 02 de novembro, ás 07:30 h com largada na avenida principal do distrito de Marcolino Moura – Rio de Contas e com linha de chegada em Jussiape, na Barragem Duas Ilhas. No dia do evento são esperados vários ciclistas que prometem esquentar ainda a prova ecológica.

As inscrições serão realizadas antecipadamente no período entre os dias 05 a 25 de outubro. Os participantes da 1ª ULTRAMARATONA, Contas Eco Ride, deverão estar na faixa etária de 15 a 60 anos de idade.

Premiação

1º Prêmio - Uma bicicleta aro 26, 18 marchas
2º Prêmio- R$ 100,00 + medalha
3º Prêmio- R$ 50,00 + medalha

Contas Eco Ride 2011 – Ficha Técnica

DIREÇÃO GERAL
Suzana Dantas Pires

DIREÇÃO EXECUTIVA
Edson Caires

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nuclear

www.jussiup.com

COORDENAÇÃO GERAL DE COMUNICAÇÃO:
Will Assunção

CONTATOS PARA IMPRENSA:
Telefone: (77) 9141 – 9716 / jussiup@gmail.com

APOIO:

Casas Bonfim e Madeireira Bonfim
Supermercado Pagão
Gráfica Livramento
ZN Calçados
Mapec Móveis
Loteria Passos da Sorte
Auto peças Araújo
Óticas Sol
Farmácia Saúde
Village Las Brisas
Prefeitura Municipal de Rio de Contas

Com informações do JussiUp

Vídeo removido do You Tube volta ao ar

Depois de muita polêmica, o vídeo com sátira de uma possível união entre o atual prefeito Márcio Farias e o ex-prefeito Dr. Pedro, foi removido da internet. Mas na era da livre circulação de informação, voltaram a postar o mesmo vídeo.

Rumores de processo fizeram com que removessem o vídeo da internet.

Em qualquer país do mundo, pessoas públicas são vítimas de sátiras através de charges e outras animações. No Brasil, um país acostumado a levar tudo pelo lado do humor esse viés é bastante utilizado.

Em Rio de Contas, em que as pessoas se dividem entre os que apoiam ou não determinado grupo político, as reações de aprovação ou reprovação são evidentes.

Vejam o vídeo:

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vídeo animação sobre políticos é retirada do YouTube

O vídeo animação postado na internet satirizando a política riocontense foi retirado do site YouTube. A animação retrata uma possível união entre o atual prefeito, Márcio Farias e o ex-prefeito e médico, Pedro Reis.


Depois de se tornar a mais nova sensação na cidade, o vídeo logo saiu do ar. A animação havia chamado à atenção de todos pela forma de como o prefeito Márcio Faria estava caracterizado. Nenhuma nota foi emitida esclarecendo a remoção do vídeo da internet.

Com informações do JussiUp

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Campanha "Bahia sem Fogo" combates focos de incêndios na Chapada Diamantina

Equipes do Corpo de Bombeiros, técnicos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/Sema), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas voluntários estão, desde a última segunda-feira (3), combatendo focos de incêndio na Chapada Diamantina.

Nesta quarta (5), o trabalho ganhou o reforço de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). Dois pontos receberam atenção especial dos combatentes - um em Mucugê, na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, e outro no Parque Municipal Sempre Viva, em Rio de Contas.

Devido às queimadas e incêndios florestais registrados anualmente, entre os meses de agosto e dezembro, período mais quente e seco do ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), lançou a campanha ‘Bahia sem Fogo’, de combate a incêndios florestais. A primeira etapa teve início em Lençóis, na Chapada Diamantina, seguida pela região oeste.

O secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, ressalta a criação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia – formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A operação é realizada de forma conjunta, envolvendo a participação das prefeituras locais e, principalmente, da população que conhece bem a região.

Operação - Quase 70 homens estiveram envolvidos no combate ao fogo, nesta quarta-feira nos dois pontos de incêndio. “O trabalho está sendo realizado com bastante êxito. Temos um efetivo de bons combatentes, entre civis e bombeiros que, inclusive, conseguiram controlar o fogo no Parque Nacional”, ressalta o tenente coronel Carlos Miguel de Almeida Filho, comandante da operação.

Equipes alertam sobre o risco das queimadas

A campanha de prevenção e combate a incêndios tem o suporte, na Chapada Diamantina, de um trailer do Inema/Sema, com equipes que se deslocam pelas localidades para alertar sobre os riscos das queimadas, além de realizar trabalhos educativos e registros de denúncias ambientais.

Para a coordenadora do Comitê e diretora de Fiscalização e Monitoramento do Inema/Sema, Márcia Telles, “as equipes de fiscalização vão trabalhar na prevenção, fazendo monitoramento de campo. Caso seja encontrada alguma irregularidade, serão adotadas as medidas de acordo com a legislação ambiental”.

Entre os meses de agosto e dezembro, é comum a ocorrência de queimadas nas regiões oeste e Chapada Diamantina, período mais quente e seco do ano. As principais causas de incêndios nas matas são a utilização da técnica de queimar a vegetação visando preparar o solo para o plantio – prática bastante utilizada pelos agricultores – e pontas de cigarro jogadas ao chão, principalmente nas estradas.

A operação é realizada com trabalho de campo envolvendo equipes de fiscalização e monitoramento, além de sensibilização nos municípios envolvidos, até dezembro deste ano. O contingente é formado por mais de dez técnicos de fiscalização do Inema/Sema, oito veículos, dez policiais da Companhia Independente de Proteção da Polícia Ambiental (Cippa), em cada região.

O trabalho tem apoio de brigadistas voluntários, do efetivo do Corpo de Bombeiros e do trabalho operacional desenvolvido pelo Grupamento Aéreo (Graer), com voos para monitoramento das ocorrências de focos de calor.

Distribuição de cartazes e panfletos

Na campanha 1Bahia sem Fogo1 é feita distribuição de panfletos e cartazes que alertam à população sobre a forma de evitar incêndios e informam o número de contato para denúncias de queimadas (193).

Além do material informativo, a campanha realiza ações de esclarecimento e prevenção voltados para as comunidades de municípios das regiões. São utilizadas também faixas, anúncios em emissoras de rádios da região, carros de som, entre outros meios de sensibilização, com apoio das prefeituras, de maneira que as ações sejam melhor adequadas à realidade de cada município da região.

Com informações da Secom

Queimadas continuam em Rio de Contas

Quimadas voltam a assolar a região da Área de Proteção Ambiental Serra do Barbado, importante área de recarga hídrica para toda a região e principalmente a bacia do Rio Brumado.

O período de chuvas em Rio de Contas deve se iniciar apenas em meados de novembro se estendendo até março. O longo período seco, aliado aos crimes ambientais tem causados prejuizos a fauna e flora da APA. Os rios e nascentes da região tem diminuido sua vazão e o nível da Barragem Engenheiro Luis Viana Filho, que abasteçe o perímetro irrigado de livramento, é cada vez mais baixo.

A falta de aeronaves de combate aos incêndios torna o trabalho dos brigadistas mais lento e árduo.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Rumores da política movimenta a criatividade dos internautas

Faltando um ano para as eleições de 2012 os bastidores da política riocontense está movimentado. Rumores dão conta de uma possível união entre o atual prefeito Márcio Farias e o ex-prefeito e médico, Pedro Reis.

No mundo livre da internet um vídeo postado no site you tube é a nova sensação da cidade ao tratar dessa possível união e ao ressaltar as ligações do grupo do ex-prefeito Dr. Pedro ao grupo de Paulo Souto, ex-governador da Bahia e ao ex-governador e ex-senador Antônio Carlos Magalhães, já falecido.

Confiram o vídeo:

Homem que sofreu dois atentados sai do hospital direto para a cadeia em Livramento de Nossa Senhora



O foragido da Justiça de São Paulo, Abraão Ribeiro Correia, 40 anos, natural de Rio de Contas, que recentemente sofreu dois atentados, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, já está preso na carceragem da Delegacia local. De acordo com boletim policial, ele saiu do hospital direto para a cadeia, sendo preso em razão de, após investigação policial, ser constatado que ele era foragido da Justiça da cidade de Rio Claro, estado de São Paulo.

A polícia ainda investiga se Abraão tem envolvimento com a morte do comerciante Jânio Quadros Moreira, assassinado na noite do dia 16 de agosto deste ano, na porta da sua residência. A polícia chegou a apreender, em Brumado, um menor, suspeito de ter praticado os atentados contra Abraão, porém, o próprio Abraão negou que tenha sido o acusado o autor dos atentados.

Abraão, que esteve entre a vida e a morte, após receber nove disparos, em duas tentativas de homicídio, ficou algemado no leito do Hospital Municipal por aproximadamente uma semana, sob escolta da polícia militar, até receber alta, no último sábado (01). Além responder por crimes cometidos em São Paulo, a vítima e, ao mesmo tempo acusado, havia cumprido pena na cadeia de Bom Jesus da Lapa-BA, após ter praticado homicídio na cidade de Santana-BA.

Com informações do L12

Charge Brasil: Frank, o observador de dona Dilma


Via O Expresso

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Chapada Diamantina se tornará produtora de vinhos

A Chapada Diamantina possui condições de clima e solo que sao muito indicadas para a produção de vinhos finos, similares as melhores regiões produtoras de vinhos finos do mundo. As condições especiais aliadas a quantidade e qualidade das águas da região incentivaram a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), EDBA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), e Seagri (Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia) a assinarem com o sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Mucugê nesta quinta dia 29, um protocolo de intenções de implementação de uma unidade de observação de uvas viníferas neste município.

Esta é a segunda unidade instalada na Chapada, a primeira unidade foi instalada em Morro do chapéu a oito meses, e vem apresentando excelentes resultados. Uma terceira unidade deverá ser instalada em breve na região de Rio de Contas que também possui excelentes características edafo-climáticas e pode vir a ser boa produtora no futuro.

Com informações do Overmundo

Após Morro do Chapéu e Mucugê, Rio de Contas terá unidade de observação para produção de uvas

Montagem do JC
Morro do Chapéu

“Este é um sonho que está se concretizando”, disse o prefeito de Morro do Chapéu, Cleovar Barreto, ao contemplar, ao lado do secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o primeiro cacho de uva da variedade Cabernet Sauvignon, produzida na Unidade de Observação instalada no município, na Chapada Diamantina. Especialista em uvas viníferas e diretor da Vinícola Miolo, instalada na Bahia na cidade de Casa Nova, Eurico Benedetti ficou encantado com o vigor das mudas e afirmou que “a Miolo fará os primeiros vinhos com as uvas produzidas aqui”. A oferta do empresário foi “brindada” com as novas mudas da variedade Malbec, de origem francesa, que acabaram de chegar à unidade de observação. “O próximo brinde será feito com os primeiros vinhos da Chapada”, projetou o secretário. “A impressão que tenho é a melhor possível. A videira se dá muito bem nesses solos profundos, com boa penetração das raízes. O vigor das mudas é muito forte, tem desenvolvimento excelente por causa da insolação”, analisou o executivo da Miolo. Ele afirma ainda que os solos e o clima da Chapada reúnem condições muito favoráveis ao cultivo de uva para produção de vinho.

Acompanhado pelos superintendentes de Atração de Investimentos, de Desenvolvimento da Agropecuária e de Agricultura Familiar da Seagri, respectivamente Jairo Vaz , Raimundo Sampaio e Wilson Dias, o secretário Eduardo Salles visitou na manhã desta sexta-feira, (30), a unidade de observação, instalada numa parceria da Seagri/EBDA, Embrapa, Associação de Produtores e Criadores e prefeitura de Morro do Chapéu. Ele afirmou que “este é um momento histórico para o município e para a Bahia. Não tenho a menor dúvida de que em breve a Chapada Diamantina será transformada num importante produtor de uvas viníferas e de vinhos de alta qualidade”.

A visita do secretário e comitiva à unidade de observação foi acompanhada por dezenas de produtores, lideranças políticas e sindicais e prefeitos de municípios vizinhos. Durante o café da manhã oferecido pela prefeitura de Morro do Chapéu, o produtor Odilésio Gomes afirmou que “nada resiste à força do trabalho, e graças ao empenho do governo do Estado através da Secretaria da Agricultura a Chapada está entrando numa fase de transformação social e econômica”.

Instalada há oito meses, a Unidade de Observação de Morro do Chapéu apresenta excelente comportamento, com resultados promissores com as variedades de uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon e Chardonnay, dentre outras. O superintendente Jairo Vaz, que desde o primeiro momento acompanha de perto as atividades na Unidade de Observação de Morro do Chapéu, informou que uma segunda leva de mudas será plantada na unidade, das variedades Pinot Noar, Cabernet Blanc, Merlot, Sauvingnon Blanc e Malbec.

“O primeiro passo foi dado com resultados maravilhosos. Agora, numa segunda etapa, vamos observar a variedade que mais se adapta. O terceiro passo será a atração de agentes financeiros para abertura de linhas de financiamento para os pólos de uva que deverão ser instalados na região por produtores da região de outras partes do Brasil”, explicou Eduardo Salles.

MUCUGÊ E RIO DE CONTAS


A avaliação unânime feita por técnicos da Embrapa de que a Chapada Diamantina tem todas as condições de desenvolver uvas viníferas de qualidade levou a Seagri a expandir as ações nessa região, instalando outras unidades de observação. A segunda unidade será instalada em Mucugê, e com esse objetivo a Seagri já assinou protocolo de intenções com o Sindicato dos Produtores Rurais de Mucugê. A terceira unidade será instalada no município de Rio de Contas.

Assim como em Morro do Chapéu, em Mucugê e Rio de Contas serão cultivadas também frutas temperadas, como maçã, ameixa, pêra, pêssego e oliveira, que já é plantada por um grupo francês em Rio de Contas, com bons resultados. “Estas culturas, a exemplo do que acontece na Europa, permitem a inclusão de pequenos agricultores, constituindo-se em excelente oportunidade para dar sustentabilidade à agricultura familiar e estabelecer parcerias entre os pequenos e os grandes produtores”, afirma Salles.

Com informações do Jornal da Chapada


Estudantes participam do JERP em Rio de Contas


Começou no dia 28 os Jogos Estudantis da Rede Pública Estadual da Bahia (JERP) no Pólo da Chapada, em Rio de Contas. Os jogos estão sendo realizados no Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães e no Estádio Pequizão e vão terminar hoje, 29 de setembro. Os jogos na cidade estão recebendo o apoio da Escola Juvenal Cândido de Oliveira e Colégio Estadual Carlos Souto.

São ao todo 520 atletas inscritos, divididos entre as modalidades de atletismo, xadrez, vôlei, handebol, futebol de campo e futsal. Esse é o segundo Pólo do JERP, o primeiro aconteceu no último final de semana (24 e 25 de setembro), em Barra da Estiva. Os Jogos Estudantis são realizados pela 19ª Diretoria Regional de Educação (Direc 19) e a grande final do JERP será em Brumado, no mês de novembro.

Com informações do Brumado Agora

domingo, 2 de outubro de 2011

SAMU de Rio de Contas está em funcionamento 24 horas



Inspirado em um sistema francês, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, começou a funcionar no Brasil em 2003 graças a parcerias do ministério da Saúde com prefeituras e governos dos estados.

A principal filosofia do Samu é atender ao paciente onde quer que ele esteja – em casa, na rua, no trabalho – procurando amenizar a superlotação das emergências nos hospitais.

Em Rio de Contas, cidade histórica da Chapada Diamantina, o Samu-192 esta realizando um excelente trabalho em favor daqueles que necessitam deste serviço. O município conta com uma Unidade Básica, atendendo a população local através do telefone 192.

Com informações do L 12