domingo, 27 de março de 2011

Repasse de verbas para Rio de Contas - Fevereiro de 2011


O cidadão que deseja conhecer os valores repassados às prefeituras municipais pode acessar o Demonstrativo de Distribuição de Arrecadação no site do Banco do Brasil (no campo nome do beneficiário insira o nome da sua cidade). O link é:

https://www13.bb.com.br/appbb/portal/gov/ep/srv/daf/index.jsp

Para o mês de fevereiro de 2011 a prefeitura de Rio de Contas totalizou os seguintes valores:

TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO

Débito Benef. =
320.762,76 D
Crédito Benef. =
1.359.810,79 C

No site é possivel verificar os repasses detalhados das seguintes receitas:

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
ICS - ICMS ESTADUAL
FUS - FUNDO SAUDE
IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUCAÇÃO
SNA - SIMPLES NACIONAL
IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES
IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA

Por conter inúmeros valores colocamos aqui apenas o valor global, para saber detalhadamente os valores individuais de cada repasse é só acessar o referido link.

Fonte: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal

Teto do Teatro São Carlos ameaça desabar


Segundo o Blog do Projeto Cine Clube Nossa Terra, o teto do Teatro São Carlos, o primeiro do interior baiano ameaça desabar. O risco foi constatado após uma vistória prévia do local para receber na terça-feira, 29, o show do cantor Elomar.

As sessões de cinema estão suspensas até a definição de um novo local.

Homem é detido sob acusação de furtar motocicleta

Por Marcos Santos/L 12

Com o aumento no volume de motocicletas circulando nas ruas, também cresce o número de ocorrências envolvendo furto e roubo desses veículos e as motocicletas continuam alvo fácil dos criminosos.




O suspeito confessou o furto após ser detido pela polícia - Fotos: L12



Em Rio de Contas, cidade da Chapada Diamantina, a 730 Km de Salvador, um homem de 31 anos foi detido, em uma ação conjunta de policiais civis e militares ,na noite da última quinta-feira (24), por volta das 21 horas, após ser acusado pelo furto da motocicleta Honda CG 125 titan, de cor preta, placa policial JOX-3899, emplacada em Livramento de Nossa Senhora - BA, pertencente ao agricultor Ernane Lopes do Nascimento, cuja ocorrência aconteceu nas proximidades da Barragem do Rio Brumado, povoado de Bananal, naquele município.




De acordo com informações colhidas pela redação do L12 junto à delegacia de Polícia Civil, Paulo Sérgio Araujo Cruz, acusado de ter praticado o furto e esconder a motocicleta em meio a um matagal que fica nas proximidades do campo de aviação do município, já responde em liberdade por homicídio praticado em Rio de Contas, no ano de 2007.







Uma outra motocicleta, suspeita de produto de furto, também foi apreendida pela polícia

Em poder do acusado foi apreendida, também, a motocicleta YBR Yamaha, de cor vinho, placa falsa JMF 5763 – Vitória da Conquista-BA, com chassí raspado. Segundo a delegada titular da Delegacia local, Bela Najara Neves de Oliveira e Silva, os processos desse novo flagrante devem ser juntados ao anterior, onde serão apresentados à Justiça.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Aluguel de prédios públicos no Carnaval de Rio de Contas

As informações são do Blog do Ricardo Stumpf

O secretário do prefeito de Rio de Contas, João Souto, mais conhecido como João de Carlito, fez mais uma das suas. Alugou as escolas e outros prédios públicos municipais para "amigos" no carnaval.

Instado a esclarecer a situação, João de Carlito disse em entrevista à rádio que não alugou coisa nenhuma, apenas "cedeu alguns prédios em troca de contribuições" ao carnaval de Rio de Contas. Deu inclusive o valor da "contribuição" que os tais amigos pagaram pelo uso do Colégio Barão de Macaúbas: R$1.500,00.

João Souto parece que está cada vez mais solto na Prefeitura. E o Prefeito? Alguém tem notícias dele?

Parece piada.

Rio de Contas mais uma vez sem sinal de celular

Parece notícia repetida, mas aconteceu de novo. Após passar a quarta-feira, 23/03, com quedas e retornos ao longo do dia e que chegaram a durar mais de hora, o sinal da única operadora de telefonia celular da Claro saiu do ar a noite e até este momento, quinta-feira, 24/03, 13:20 hs, o sinal ainda não foi reestabelecido.

Triste população que não tem a quem recorrer senão à própria operadora que sempre diz não haver problemas ou simplesmente alega manutenção. Interessante que parece não haver tamanho descaso nas demais cidades, sobretudo nas cidades maiores. A população também não tem por hábito reclamar.

As reclamações devem inicialmente ser feitas à própria operadora e de posse do número de protocolo efetuar a reclamação na Anatel através do número 1331.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Câmara de Vereadores de Rio de Contas terá novo presidente

As informações são do Brumado Notícias

Otaviano Nunes tomará posse essa semana.

A câmara de vereadores de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, terá um novo presidente. O vice-presidente da Casa, Otaviano Nunes da Silva (PSDB), será empossado no cargo essa semana, no lugar de José Carlos (PSB), que ocupava a presidência, morreu de infarto nessa segunda-feira (21) e foi sepultado nessa terça-feira (22). O atual secretário de Agricultura, Valgleber Mafra (PSB) ocupará a vaga de vereador, mas se preferir manter-se no cargo atual, o segundo suplente, Gervásio Antônio Mafra (PSB), será empossado vereador.


Surto de potós em Rio de Contas

As informações são do Blog do Anderson

Muitas pessoas que se deslocaram a Rio de Contas neste último Carnaval reclamam pelo serviço de transportes, no caso a Viação Novo Horizonte, pela morosidade na chegada e a péssima qualidade musical. Muitas pessoas vão ao município histórico em busca dos antigos carnavais, no estilo do que ainda existe em Olinda, aos sons das marchinhas, mas o que reinou na festa foram os arrochas e pagodes. Em contato com o Blog do Anderson, leitores também reclamaram de um surto de potós, inseto que além de causar queimadura com bolhas, provocam muita coceira expandindo para todo o corpo. Quem fatura com a festa dos potós são os dermatologistas e farmácia onde dezenas de pessoas estão se deslocando sem saber se foi mesmo o besouro ou uma doença momesca.

Presidente da Câmara Municipal de Rio de Contas morre de infarto

Do L12

Morreu na tarde desta segunda-feira (21), no Hospital São Vicente em Vitória da Conquista, após um infarto, o presidente da Câmara Municipal de Rio de Contas, José Carlos Pereira Bomfim (PSB).




O parlamentar estava em seu quinto mandato e ocupou a presidência do Legislativo por três gestões. Segundo informações de familiares da vítima, o seu corpo será encaminhado para Rio de Contas onde será velado na Câmara Municipal e o sepultamento será nesta terça-feira (22) no Cemitério Municipal de Rio de Contas.

Via Blog do Anderson

segunda-feira, 21 de março de 2011

Show do cantor Elomar Figueira de Mello em Rio de Contas

Do Blog da Resenha Geral

O compositor e cantador Elomar Figueira Mello, mais uma vez, reúne músicos de orquestra, flauta, violoncelo e violão clássico, formando a Camerata, para realizar a segunda edição do Galope Estradeiro, em 10 cidades, desta vez nos estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais, com exceção de Vitória da Conquista e Juazeiro do Norte, todos os municípios têm até 15 mil habitantes.

Confira a agenda de shows:

Dia 20 – CONCERTO SESC JUAZEIRO DO NORTE – SESC
DIA 24 – CONCERTO JACARACI (BA) – TEATRO CENTENÁRIO
DIA 25 – CONCERTO – RIO DO ANTÔNIO (BA) – CÂMARA DE VEREADORES
Dia 26 – CONCERTO IBIASSUCÊ (BA) – PRAÇA DO REBENTÃO
DIA 27 – CONCERTO IGAPORÃ (BA) – PRAÇA DA IGREJA
DIA 29 – CONCERTO RIO DE CONTAS (BA) – TEATRO SÃO CARLOS
Dia 30 – CONCERTO VIT. DA CONQUISTA (BA) – TEATRO ESCOLA LÍRICA MINEIRA – F. CASA DOS CARNEIROS

O projeto, “Galope Estradeiro”, é o nome de uma série sinfônica do compositor Elomar Figueira Mello que se consolida como uma experiência de grande importância cultural, porque promove a interação entre o compositor e seu elemento de criação: o sertanejo, que é o seu próprio público. Este projeto é marcado por uma marcha que deixa na trilha momentos encantadores de trocas e partilhas.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cine Clube Nossa Terra - Sessão do dia 18 e 19/03

Sessão de Sexta dia 18/03
Sessão de Sábado dia 19/03

terça-feira, 15 de março de 2011

Projeto de doação de lotes é aprovado pela Câmara

Com informações do Tribuna do Sertão

O Projeto de Lei N.º 001/2011, de autoria do Poder Executivo Municipal de Rio de Contas, que autoriza o município a doar lotes de terra para fins de reassentamento de famílias carentes e regularização fundiária e dá outras providências foi aprovado por unanimidade pelos vereadores que integram a Câmara de Rio de Contas.

O projeto havia sido encaminhado ao legislativo municipal no último dia 21/02, em caráter de urgência-urgentíssima, e o povo foi convocado a comparecer à sessão para ‘exigir' a votação e aprovação naquele mesmo dia. No entanto, em sessão tumultuada e bastante nervosa, que inclusive motivou matéria veiculada pelo Jornal Tribuna do Sertão, Edição 947, os vereadores optaram por deixar a votação para a sessão ordinária seguinte, que foi realizada no último dia 28. Assim, os vereadores tiveram mais tempo para analisar o projeto e várias emendas foram propostas, debatidas e aprovadas, corrigindo falhas existentes no projeto encaminhado pelo executivo municipal.

O primeiro passo foi mudar a terminologia. Ao invés de doação e donatário, o projeto passou a tratar de concessão e concessionário. Isto porque, o Decreto-Lei N.º 271/67, em seu artigo sétimo, institui a concessão de uso de terrenos públicos por tempo certo ou indeterminado. Assim, o uso dos termos inadequados poderia dar margem a questionamentos na justiça por qualquer pessoa que se sentisse prejudicado.

Pelo Projeto de Lei bastaria aos interessados atender a três requisitos para pleitear um lote: não ser proprietário de outro imóvel na sede de Rio de Contas, residir no município há mais de dois anos e ter um laudo da secretaria de assistência social que justifique a necessidade. Para os vereadores, no entanto, era preciso estabelecer outros critérios, que garantissem que os lotes fossem efetivamente doados à pessoas carentes.

Assim, ao invés de simplesmente não ser proprietário de outro imóvel na sede, a redação foi modificada, garantindo que o interessado não seja proprietário de qualquer imóvel, seja ele na sede ou na zona rural do município. Além disso, foram incluídos ainda como critérios para se encaixar entre os beneficiários: não possuir renda superior a dois salários mínimos por núcleo familiar; morar de aluguel ou de favor; e não ter sido beneficiado anteriormente em qualquer loteamento do município.

Outra modificação foi a inclusão do segundo parágrafo no artigo 1º do Projeto de Lei, dando prioridade aos concessionários já beneficiados anteriormente e que já começaram a construção do imóvel, ora embargados, e para as pessoas que demarcaram área no local em questão, desde que se enquadrem nos requisitos desta lei. Isto visa tornar o processo de habilitação favorável à real população carente, bem como garantir os investimentos feitos por beneficiários anteriores a esta lei.

O projeto encaminhado pelo executivo previa que, em caso de haver mais interessados que lotes disponíveis, deveria ser feito um sorteio sem, contudo, especificar a data, horário e local do mesmo. Assim, foi feita uma emenda, determinando que data, hora e local deverão ser divulgados no Diário Oficial do Município para conhecimento de todos.

Pelo Projeto original, os concessionários teriam um prazo de 24 meses para construção de uma casa com no mínimo 38 metros quadrados, sob pena de o imóvel ser revertido ao patrimônio do município. No entanto, não mencionava quando este prazo começaria a ser contado. Com a emenda feita, ficou estabelecido que o prazo começara a ser contado a partir da implantação básica de infra-estrutura (ruas abertas e rede de abastecimento de água).

Outra modificação feita se refere ao processo de cadastramento das famílias interessadas. No original, este processo ficaria a cargo da Secretária de Administração de Rio de Contas, a quem competiria única e exclusivamente analisar o preenchimento dos requisitos. Os vereadores entenderam que esta competência deverá ficar a cargo de uma comissão , formada pelo Procurador Geral e pela Secretária de Administração, supervisionada por uma comissão formada por três representantes da sociedade civil organizada, um representante do poder executivo e um representante do poder legislativo municipal.

Por fim, os vereadores entenderam que deveria ser dado um prazo para que a administração municipal entregue as escrituras públicas, já que o projeto original previa apenas que os encargos ficariam a cargo do município sem, no entanto, prever um prazo para que fosse entregue. Assim, ficou estabelecido um prazo de 180 dias para que o município entregue as escrituras aos concessionários.

O Projeto, depois de sofrer as emendas, foi submetido à apreciação do plenário da Câmara de Rio de Contas, em sessão ordinária realizada no dia 28/02, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores que integram o legislativo municipal. Agora, segue para sanção do prefeito Márcio Farias.

Produção de cachaça orgânica em Rio de Contas foi destaque no Bahia Rural

O programa Bahia Rural da TV Bahia/Globo, que vai ao ar todos os domingos para todo o estado, as 5:55 hs, no último domingo, 13, mostrou uma reportagem sobre a produção de cachaça orgânica na Fazenda Vacaro.

O programa também é exibido pelo canal a cabo TV Salvador.

Vejam a reportagem clicando no link abaixo:
http://ibahia.globo.com/bahiarural/BARU_pop_video.asp?video=baru_0603_03.wmv&ext.asx

sexta-feira, 11 de março de 2011

Chuvas causam estragos em Rio de Contas

Imagens: Youtube/Kalriodecontas

Uma forte chuva alagou todo bairro vermelhão nesta quinta feira. A água invadiu casas, destruiiu parte do calçamento causando transtornos aos moradores. Foram poucos minutos de chuva para descer a enchente. É preciso reparos no calçamento no sentido do escoamento da água.


quarta-feira, 9 de março de 2011

Conquistenses aprovam carnaval de Rio de Contas

Do Blog da Resenha Geral/Radio Cidade AM/96 FM

Todo ano é a mesma história. Durante o período de carnaval a cidade de Vitória da Conquista fica vazia. Grande parte da população coloca o pé na estrada para se divertir ou até mesmo descansar.

Um dos principais destinos dos conquistenses é o histórico município de Rio de Contas. O local mantém os festejos tradicionais, com direito a “marchinhas”, bandas de sopro, cortejo das baianas, dentre tantas outras atrações.

Criatividade, irreverência e muita diversão são alguns dos ingredientes da festa. Os conquistenses aprovaram e se animaram pra valer.

Claro deixa moradores e turistas sem sinal no carnaval de Rio de Contas

Mais uma vez a operadora de telefonia celular Claro deixou moradores e visitantes de Rio de Contas sem sinal. A interrupção aconteceu na segunda-feira, 07, à tarde e só teve o sinal reestabelecido à noite de terça-feira, 08, último dia de carnaval. As longas interrupções de sinal já virou rotina na cidade. A cidade que recebeu centenas de turistas no carnaval teve que conviver com o "apagão" de sinal.

A cidade só conta com a operadora claro para a telefonia móvel e foi uma das patrocinadoras do carnaval. Resta saber se colheu mais benfícios ou prejuizo? a imagem de patrocinadora ou a da indisponibilidade do sinal?

Carnaval de Rio de Contas atrai conquistenses

Para os foliões conquistenses, Carnaval divertido não é somente o de Salvador. Muita gente corre para Rio de Contas, cidade baiana, que fica a 207 Km distante de Conquista, onde o Carnaval é festa tradicional, com direito a bailes à fantasia, desfiles e concursos de máscaras.

O Carnaval de Rio de Contas 2011 começou nesta quarta-feira (02), com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e desfile pelas ruas do Centro Histórico. Shows com bandas de sopro e frevo complementam a programação. E para quem quiser entrar no clima das festas dos antigos carnavais, também tem opção: são os bailes à fantasia oferecidos pelos clubes da cidade.

O animado Carnaval que percorre as ruelas de Rio de Contas não pára por aí. Comemorações religiosas também fazem parte da programação, com desfiles de baianas, num cortejo rumo à Igreja de Nossa Senhora Santana, onde fazem a típica lavagem das escadarias.


terça-feira, 8 de março de 2011

Lula e Wagner animam o Carnaval em Rio de Contas

Do Blog do Anderson

Milhares de pessoas participam do Carnaval de Rio de Contas, no Sudoeste Baiano. Nas ruas da cidade histórica circula diariamente cerca de vinte e cindo bonecos gigantes que ilustram personalidades famosas, dente elas o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o governador da Bahia, Jaques Wagner. A quem diga que se fosse tempo de eleições a dupla certamente estariam lá em buscas de votos, mas como outubro já passou somente mesmo em boneco para vê-los de perto. Confira os melhores momentos do Carnaval de Rio de Contas.

Mascarados enfeitam baile à fantasia

Do JussiUp e L12

Há um dia carnaval, o baile à fantasia toma foliões que chegam à cidade para o carnaval de Rio de Contas. O evento aconteceu nesta quinta-feira (3) no Clube Rio Contense.





Circularam Harry Potter, Mario Broz, Hobbin Wood, Cheves, Kiko, Chapeuzinho Vermelho, todos bem fantasiados para a noite dos mascarados.

O baile começou por volta das 21h e contou com a animação de uma banda de sopro que animou com as mais tradicionais marchinhas de carnaval de todos os tempos
.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Frevo é um dos ritmos do Carnaval de Rio de Contas

Do Portal Carnaval Bahia

Shows, bailes à fantasia, desfiles e concursos de máscaras fazem parte do tradicional Carnaval de Rio de Contas. A cidade, que está a 730 quilômetros de Salvador, deu início à folia nesta quarta-feira (02), com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e desfile pelas principais ruas do Centro Histórico. Além das bandas de sopro locais, a festa também contará com a participação de grupos de frevo, que vão se apresentar no sábado e domingo de Carnaval, no palco alternativo.

Os bailes realizados em clubes do município são boa pedida para animar para o folião que quer entrar no clima de festa. O baile à fantasia do Clube Riocontense, realizado na sexta-feira, e o Baile Vermelho e Preto do Clube Quintal, promovido no sábado, são bons programas para quem deseja relembrar a brincadeira e diversão dos antigo carnavais.

Além da festa profana, o Carnaval de Rio de Contas também tem um lado religioso. Na segunda-feira (7), às 15h, ocorre o desfile das baianas pelas ruas do Centro Histórico da cidade, num cortejo até a Igreja de Nossa Senhora Santana, onde realizam a lavagem das escadarias do templo.

Programação

Quinta-feira (03/03)
21h – Arrastão dos fantasiados pelas principais ruas do Centro Histórico ao som da banda de sopro local
22h – Baile à fantasia no Clube Riocontense

Sexta-feira (04/03)
22h – Baile Vermelho e Preto no Clube Quintal

Sábado (05/03)
17h – Show no palco principal com varias atrações
19h – Show no palco alternativo com varias bandas de frevo

Domingo (06/03)
14h – Festa de camisa Beco Light, no Clube Riocontense
15h – Desfile dos Mascarados pelas principais ruas do Centro Histórico acompanhados pelas bandas de frevo
17h – Shows no palco principal
19h – Shows no palco alternativo com varias bandas de frevo

Segunda-feira (07/03)
15h – Desfile das baianas e lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora Santana, com banda de sopro
17h – Shows no palco principal
19h – Shows no palco alternativo com bandas de frevo

Terça-feira (08/03)
17h – Shows no palco principal
19h – Shows no palco alternativo com bandas de frevo
15h – Concurso de máscaras
17h – Shows no palco principal
19h – Shows no palco alternativo

quinta-feira, 3 de março de 2011

Rio de Contas já está sendo ornamentada para o Carnaval 2011

Do Jussi UP e L 12


Aproxima-se o Carnaval, a festa pagã mais brasileira do mundo, e a cidade histórica de Rio de Contas, que ostenta o slogan de “O melhor carnaval da Chapada Diamantina”, já está preparada para o início das festividades. As ruas históricas e a Praça da Igreja Matriz da cidade já estão recebendo os enfeites para o Carnaval 2011.


Desde o início da tarde desta quinta-feira (02), a equipe do L12 e do JussiUp pode conferir no centro da cidade as ornamentações que, este ano, trouxe novidades e detalhes. O que mais chama atenção são os diversos “cata-ventos” que complementam a maior parte dos enfeites colocados ali.
.

O que mais chama atenção são os diversos “cata-ventos” que complementam a maior parte dos enfeites


O cata-vento é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (energia eólica) para produzir trabalho. Algumas pessoas chamam de cata-vento, os simples indicadores de direção do vento, como setas que giram sobre um eixo vertical. Entretanto, o nome está associado comumente ao aproveitamento da energia eólica em aplicações mais engenhosas, como a moenda (os moinhos de vento), o bombeamento de água, ou mais modernamente, para gerar energia elétrica, como os aerogeradores.


O palco, em estrutura de ferro e alumínio, também esta sendo montado no mesmo local do ano passado, ao lado do Fórum.





Não importa as consequências, no Carnaval a única coisa que os foliões realmente se preocupam é se divertir. Mas, é preciso alertar que após o período de Momo a vida volta ao normal, aquilo feito no Carnaval pode acarretar problemas para o resto do ano e até mesmo para o resto da vida - como no caso de gravidez indesejada -. Portanto, não é pecado se divertir no Carnaval - inclusive a festa é de origem cristã -, todavia faz-se necessário pensar muito bem nos problemas que podem resultar de ações feitas irresponsavelmente nos festejos carnavalescos.

Brinquem, namorem, divirtam-se, previnam-se e vivam o carnis valles, os prazeres da carne, no entanto pensem muito bem nas atitudes que irão tomar no decorrer das festas, os resultados podem ser irreversíveis.

terça-feira, 1 de março de 2011

Orquestra Sopro da Alegria no Carnaval de Rio de Contas

Do Na Voz da Serra

Pelo terceiro ano consecutivo a Música de Pé de Serra representará o município em um dos melhores carnavais tradicionais do interior da Bahia com a participação da ORQUESTRA SOPRO DA ALEGRIA.

A orquestra surgiu em setembro de 2007 após uma reestruturação e organização da nova diretoria da Filarmônica Lira 6 de Agosto, que querendo ou não é a Mãe da maioria dos músicos de Pé de Serra, apesar de muitos negarem esse fato.

Rio de Contas foi eleita em 2010 a cidadecultural da Bahia em um concurso realizado pelo Governo do Estado, e como fortalecimento dessa escolha A ORQUESTRA SOPRO DA ALEGRIA. esteve presente no carnaval de 2009 e 2010 e contribuiu para essa escolha, continuando em 2011.

Baixo nível da Barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, preocupa população

Com informações do L 12

As chuvadas que caíram durante os últimos meses, não foram ainda suficientes para encher todas as barragens. Contudo, a situação de seca meteorológica que estava instalada em quase toda a região, ainda causa preocupação em algumas bacias. O nível dos reservatórios da Barragem Luiz Vieira, localizada no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, por exemplo, está bem abaixo do seu percentual.



A falta de chuvas vai baixar ainda mais o nível do manacial. Foto L12

A distância entre Rio de Contas e o local da barragem de acumulação é de 4 km. Sua construção foi iniciada em 26.07.77 e concluída em 1983 pela firma EIT - Empresa Industrial e Técnica S.A., contratada pelo DNOCS. Barra o rio Brumado, pertencente ao sistema hidrográfico do rio de contas, cuja bacia cobre uma área de 256 km².


Imagens produzidas no dia 20/02/2011. Foto L 12
De acordo com informações do DNOCS, a barragem foi construída com a finalidade principal de garantir o abastecimento d'água, nos períodos de estiagem, ao Projeto de Irrigação do Brumado, com 5.000 ha, bem como suprir de água mais de 200 ha de um sistema já existente de irrigação tradicional, que opera no vale. Tem como finalidade, ainda, o desenvolvimento da piscicultura desde a formação do lago.

A equipe do L 12 esteve visitando a Barragem, porém, não ficou satisfeita com o que viu. A água vem baixando muito rapidamente, e está a vários centímetros abaixo da parede por onde transborda. Se não chover nos próximos dias, corremos o risco de problemas de abastecimento, se persistir a proporção, as chances são grandes de termos problemas neste ano.

O esvaziamento acelerado das águas da barragem tem deixado muita gente preocupada. A falta de chuvas vai baixar ainda mais o nível do manancial, portanto é preciso evitar o desperdício de água e aderir ao consumo consciente.

Licitação para realização do Carnaval de Rio de Contas precisa ser explicada

A Prefeitura de Rio de Contas publicou no Diário Oficial de quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011, em edição extra, o aviso de Licitação na modalidade Pregão Presencial, a contratação de empresa para realização do Carnaval 2011. Até ai, algo comum e exígido por lei.

O que a prefeitura precisa explicar é porque a licitação só foi feita agora, e com apuração da empresa vencedora marcada para o dia 04 de março, às 14 horas, na sexta-feira, véspera de Carnaval.

O que se sabe é que as atrações já estão contratadas, e toda a infraestrutura já será montada antes da sexta. Os cartazes já estão circulando comprovando tais fatos.

Se a licitação é para contratar uma empresa para organizar o carnaval da cidade, como podemos ter tudo já contratado sem sabermos qual empesa será a vencedora da licitação? A comissão organizadora deve esclarecer os fatos. A festa é a maior e mais animada da cidade, atraindo turistas de diversos lugares, mas os recursos são públicos e portanto devem ser aplicados de forma transparente.

O espaço está aberto aos esclarecimentos que se fizerem necessários.

noticiasderiodecontas@gmail.com

Secretaria de Turismo da Bahia apoia a folia na Capital e no Interior


Da Setur

A Secretaria de Turismo do Estado, por meio da Bahiatursa, está apoiando o carnaval de Salvador e também a folia em 17 municípios do interior com a contração de trios independentes, atrações e patrocínios de projetos especiais para a maior festa popular do planeta. As ações fazem parte dos investimentos de R$ 14 milhões realizados pelo turismo e que também contemplam iniciativas como o patrocínio à Prefeitura de Salvador, contratos de mídia e a montagem da Operação Guias e Monitores do Carnaval, dentre outras.

A presença do governo estadual será marcante em todas as regiões da Bahia. Em Maragojipe, a 133 km de Salvador, a Setur e a Bahiatursa apóiam a folia de forma promocional, com a divulgação da festa, e institucional com a capacitação de 67 artesãos, responsáveis pela criação das famosas máscaras do carnaval da cidade.

[...]

As outras cidades apoiadas com recursos do turismo são: Abaíra, Jiquiriçá, Lauro de Freitas, Mucugê, Palmeiras, Prado, Rio de Contas, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Vera Cruz e Lapão.

O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, ressalta que o Governo do Estado tem um olhar voltado para todo o Estado e, por isso, contribui para a realização dos festejos de carnaval em diversas regiões.

[...]