domingo, 30 de janeiro de 2011

MDS fará pesquisa sobre a situação nutricional de quilombolas

Do Ministério do Desenvolvimento Social

Dentre as comunidades selecionadas para a pesquisa estão as de Barra e Bananal em Rio de Contas que receberam a titulação da terra no final da década de 1990.


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai realizar, este ano, pesquisa sobre a situação de segurança alimentar e nutricional de 173 comunidades quilombolas. O objetivo do estudo é avaliar o perfil nutricional de crianças menores de cinco anos de idade, bem como a situação de segurança alimentar, e descobrir como é o acesso das famílias aos serviços, benefícios e programas governamentais. Também será descrito o perfil socioeconômico das comunidades remanescentes de quilombos tituladas. O trabalho tem a parceria da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

O levantamento será realizado nas comunidades quilombolas que obtiveram título de posse coletiva da terra entre 20 de novembro de 1995 e 14 de outubro de 2009. No total, 55 municípios serão pesquisados. Durante as visitas, as crianças menores de cinco anos de idade serão pesadas e medidas.

Para realizar o trabalho de campo, o MDS contratou, por meio de licitação, o Núcleo de Pesquisa, Informação e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (DataUFF). A empresa foi selecionada a partir do edital publico 10.333/2010, no âmbito do Projeto de cooperação técnica BRA 04/046 – firmado entre o MDS e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Oficinas – Responsável pela coordenação do estudo, a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do MDS, em parceria com Seppir, realizará oficinas técnicas regionais. Nesses encontros, os objetivos e metodologia da pesquisa serão apresentados aos membros das comunidades. As duas primeiras oficinas deste ano ocorrerão no Pará, no dia 23 de fevereiro, em Belém, e no dia 25, em Santarém. Já a última reunião contará com as presenças de comunidades de todo o Nordeste e está marcada para o dia 16 de março, em São Luís, no Maranhão.

Segundo o coordenador de avaliação da Sagi, Alexandro Pinto, a primeira oficina, em Brasília, em outubro de 2010, reuniu pessoas do Sudeste, Centro Oeste e Sul. Durante a reunião, tanto os pesquisadores quanto os líderes comunitários foram orientados sobre como proceder durante as visitas. “O levantamento será bem exaustivo, vamos perguntar quanto gastam, o que comem, pegar as crinaças para pesar e medir. Então, isso pode causar um certo constragimento. Por isso, vamos explicar nas oficinas sobre o que vamos fazer com esses dados, qual a utilidade deles para as politicas públicas, explicar tudo para a comunidade para podermos atuar sem problemas”.

Ainda de acordo com Alexandro, cerca de 11.070 famílias serão avaliadas em 14 unidades federativas (veja quadro). Os resultados do estudo serão divulgados em novembro.

Mais informações podem ser obtidas pelo seguinte endereço eletrônico: quilombolas@mds.gov.br.


Acesse o boletim: MDS faz pesquisa sobre a situação nutricional de quilombolas


Fernanda Souza
Ascom/MDS
(61) 3433-1070
www.mds.gov.br/saladeimprensa

sábado, 29 de janeiro de 2011

Concurso irá selecionar a Cidade Baiana da Cultura de 2011

Da Secult

dealizado com o intuito de realizar a promoção e divulgação das culturas regionais existentes na Bahia, o concurso Cidade Baiana da Cultura 2011 terá a sua segunda edição realizada este ano. Para concorrer, os representantes dos 417 municípios baianos podem inscrever as suas cidades até o dia 28 de fevereiro através do site www.cidadebaianadacultura.com.br. O concurso, que visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização do seu patrimônio e da sua diversidade cultural, é uma iniciativa do Grupo 3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos.

O concurso Cidade Baiana da Cultura é voltado para todos os municípios do estado da Bahia, e está aberto a qualquer cidade que deseje concorrer ao título. Em 2010, o vencedor do concurso foi Rio de Contas. Localizado a 783 quilômetros da capital baiana, o município se destacou pela qualidade e viabilidade da programação cultural, pela sua contribuição para o fomento da inovação artística e pela criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, entre outros pontos. O município eleito ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios.

A idéia da escolha de uma cidade cultural surgiu na Grécia no ano de 1985 quando um projeto da então ministra Melina Mercouri elegeu Atenas como a primeira Capital Européia da Cultura. No Brasil, o Grupo 3 inovou ao levar o projeto para um âmbito estadual. Para o produtor cultural, idealizador e coordenador do concurso, André Reis, o projeto é de extrema relevância, principalmente para a divulgação das potencialidades culturais das cidades baianas. “A importância deste concurso em território baiano é a descoberta das riquezas culturais e patrimoniais dos municípios, como Rio de Contas, vencedor do concurso em 2010, que possui um dos mais belos patrimônios preservados não somente do nosso estado, mas de todo o país, que teve sua potencialidade cultural e turística revelada e divulgada através do projeto” afirmou André.

A escolha do vencedor se dá através de uma comissão julgadora eleita pelo Grupo 3 e que contará com cinco integrantes, sendo um representante de cada uma das Secretarias de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, um representante do Fórum Estadual de Turismo, um integrante do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e um integrante da produtora Expo Eventos. Os convites para compor a comissão já foram enviados e os nomes dos integrantes serão divulgados através do site do evento.

Inscrições de 17 de janeiro a 28 de fevereiro através do endereço www.cidadebaianadacultura.com.br

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cine Clube Nossa Terra - Sessão dos dias 28, 29 e 30 de Janeiro

Noite do Cinema Nacional em Rio de Contas

A noite do cinema nacional em Rio de Contas no Cineclube Nossa terra Nossa Gente foi marcada com as presenças de Roque Araújo câmera-man de Glauber Rocha e José Umberto. Foi apresentado o filme a musa do cangaço e José Umberto e em seguida Glauber Rocha em defesa do Cinema Nacional. O grupo de Capoeira Gueto fez apresentação e em seguida debate realizado com a comunidade.


Porque Brumado e Rio de Contas não copiam os bons projetos?

O portal Brumado Notícias publicou hoje a triste situação da Lira Ceciliana com a falta de apoio. Em Rio de Contas a Lira dos Artistas, que tanto abrilhanta as festas da cidade, sobretudo as religiosas, também não recebe o devido apoio. Além de transmitir aos mais jovens o conhecimento adquirido, as aulas serviriam para oucupar o tempo e contribuir para a transmissão do nosso legado cultural. Confira abaixo a matéria do Brumado Notícias.

“LIRA CECILIANA ESTÁ RODANDO O CHAPÉU”


Coordenadora de Cultura de Livramento não entende o caos na Lira. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Ao contrário do que vive a Lira Ceciliana em Brumado, a Filarmônica de Livramento tem o apoio maciço da prefeitura municipal, onde há um maestro, que trabalha 40 horas semanais, ensinando a arte da música, para 130 alunos, que é remunerado no exercício da função. As aulas são ministradas em uma escola, que devido a música, tornou-se um centro de cultura no município, que além do material humano, conta com o suporte de 10 computadores, utilizados para o aprendizado musical. A coordenadora de Cultura de Livramento, Ester Lígia, esteve em Brumado, na reunião que formou a Associação Territorial Filarmônica do Alto Sertão Produtivo, e afirma está surpresa com a situação da Lira Ceciliana brumadense, no auge dos seus 50 anos: “A Lira não pode ficar por aí rodando chapéu para se sustentar”. A coordenadora lembrou ainda as empresas, e o poder público local, deveriam atentar para as necessidades da Lira e dar um suporte maior para o patrimônio cultural e musical de Brumado. “Com todo o lucro que a Magnesita consegue tirando dos recursos naturais de Brumado o mínimo que a empresa poderia fazer era manter a Lira”. (Ouça o áudio).

Curso de Permacultura em Rio de Contas

Clique na imagem para ampliar.



Inscrições
Para se inscrever clique AQUI!

Abertura do Carnaval Tradicional em Rio de Contas


Sábado dia 19 de Fevereiro, Abertura do Carnaval tradicional 2011 em Rio de Contas com o Bloco os Mascarados !

Às 21h arrastão pelas ruas da cidade animado pela Banda Raízes do Rio tocando as marcinhas tradicionais! E em seguida a festa continua no Clube Riocontense com o carnaval tradicional e revivendo grandes sucessos do Axé !

Compre seu ingresso antecipado no Raízes do Rio Artesanato e participantes do Bloco!

Participe! Vamos manter a tradição do nosso autêntico Carnaval!

Apoio Cultural:

Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora
Dr. Cristiano
Câmara municipal de Vereadores de Rio de Contas
San Felipo Hotel
Dr. Vinicius Costa - Advocacia
Dr. Adão Alves de Castro – Advogado
Vereadora Madalena Mafra
Vereador Wilson
Posto Serra das Almas
Parque Sá Fulô
Comercial Mafra
Mapec Móveis
Pousada e restaurante sempre Viva
Mercadinho Brás
Artesanato Flor de Cactos
Mara Calçados
Raízes do Rio Ateliê
Marzinho
Marcelo Caetano

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Brumado: Carnaval talvez no ano que vem

Do Blog do Anderson

"Eu entendo que o Carnaval custa entre vinte e trinta salas de aulas e não transformarei salas de aulas em festa”

Conforme o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSDB) falou ao Blog do Anderson, que se dependesse da Prefeitura não teria Carnaval em Brumado, ele cumpriu. Em entrevista a nossa reportagem, o alcaide afirmou que não trocaria trinta salas de aulas pela festa momesca. Os empresários não gostaram da medida, mas não querem bancar a festa e os foliões já se preparam para curtirem o Carnaval em Rio de Contas, que fica há oitenta e quatro quilômetros de Brumado. Resta agora aguarda para o próximo ano, no ritmo das eleições.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Plano Diretor Participativo

Por Ricardo Stumpf

Tive acesso à íntegra do projeto de Plano Diretor para o Município de Rio de Contas e posso dizer que trata-se de um documento sério, dentro das possibilidades de um governo sem diálogo com a população, como o que temos atuamente na cidade. Conheço o esforço de Paula Soares, ex-Secretária de meio Ambiente para conduzir os trabalhos que levaram a sua elaboração e creio que, a continuar como vai, esta será a única contribuição decente deste governo para a história da cidade.

Gostaria de sugerir aqui, publicamente, que fosse incluída uma cláusula proibindo a instalação de bares a menos de 100 metros de escolas, já que estes servem apenas como pontos de vendas de drogas e fontes de perturbação sonora para os colégios.

Parabéns aos que tiveram estômago para continuar neste governo e fizeram acontecer esta melhoria para todos nós e espero que a Câmara de Vereadores o aprove, após um debate mais intenso com a sociedade, se é que isto ainda é possível. Disto pode depender que se evitem no futuro desastres ambientais como os que ocorreram na região serrana do Rio, em nossa cidade também serrana.

A César o que é de César.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Rio de Contas ficou mais um fim de semana sem a Claro

Rio de Contas teve mais um fim de semana sem o sinal da Claro. A indisponibilidade do sinal durou quase dois dias, sendo reestabelecido no fim da tarde deste domingo. Na semana passada a Claro chegou a ficar quase uma semana fora do ar.

Impossível imaginar que uma das maiores operadora de telefonia celular do Brasil fique tanto tempo fora do ar e apresente tante indisponibilidade. Algo que em uma cidade maior sofreria graves consequências como está ocorrendo em Salvador, em que o Procon e o Ministério Público estão pressionando a Oi por conta do incêndio que deixou vários estados sem telefonia fixa, móvel e internet.

Em Salvador a população sabe o que aconteceu, em Rio de Contas não há razão aparente para tantos problemas. Falta na verdade a cobrança por parte do governo e da justiça, assim como ocorreu em Salvador, para que a população não continue a sofrer prejuizos. O fato de Rio de Contas ser uma cidade pequena, serve para que a empresa não apresente justificativas e nem tenha pressa em resolver o problema.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Exemplos de bons projetos para Rio de Contas

As informações são da Secom/Prefeitura de Vitória da Conquista


Projetos apoiados pela Prefeitura Municipal mudam a realidade de jovens

“O cursinho e a casa do estudante foram fundamentais nessa conquista”

“Quando conclui o Ensino Médio, não tinha perspectivas”, afirma Adriano Santos Viana do Quilombo do Bananal, da cidade de Rio de Contas. Mas, o que poderia ter sido o início de uma história triste se transformou numa perspectiva de futuro melhor e mais digno para o jovem estudante, graças a dois projetos apoiados pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Adriano é um dos inúmeros estudantes que teve sua história de vida redefinida pelo pré-vestibular Dom Climério e pela Casa do Estudante Quilombola Zumbi dos Palmares. “O cursinho abriu as portas de um novo mundo para mim e a casa serve de apoio nestas conquistas”, destaca o estudante.

Hoje, ele comemora com a família a realização de um sonho antigo, conseguido com muito esforço. O estudante que, “graças ao cursinho Dom Climério cursava Biotecnologia na Universidade Federal da Bahia/UFBA”, foi aprovado no curso de Direito do vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.

“Cursar Direito era o meu objetivo. Por isso, cursava Biotecnologia pela manhã, há três semestres, e fazia o curso pré-vestibular à noite”, conta. Agora, Adriano não vê a hora de começar as aulas e já traçou alguns objetivos: “Pretendo continuar na Casa atém concluir os estudos, prestar um concurso e seguir na carreira que escolhi”.

Aprovações – Até o momento, no vestibular 2011.1 da UESB foram aprovados 15 alunos para os mais diversos cursos.

Rio de Contas precisa de projetos como este, que dê aos jovens que aqui concluem o Ensino Médio, a oportunidade de poderem cursar uma faculdadee e com isso transformar a sua vida e a realidade da cidade. Somente através da educação teremos uma cidade melhor. Parece obvio, mas os nossos governantes ainda não pereceberam isso. Projetos como o Bolsa Família deve servir apenas como medida intermediaria e que dê aos seus beneficiários oportunidades de emprego e renda.


Claro Ride Brasil 2011 já tem data

As informações são do site Pé no Pedal

A organização da Claro Ride Brasil marcou a data para o evento de 2011!

Ocorrerá entre os dias 16 e 22 de outubro de 2011 com início na cidade de Mucugê (BA).

Segue as etapas:

1ª Etapa (Prólogo)
Data: 23 de Outubro, 2011 largada às 12h00
Largada / Chegada: Mucugê / Mucugê
Distância: 12,40 km
Altimetria: 153 m
Tempo limite de prova: 3h

2ª Etapa
Data: 24 de Outubro, 2011 largada às 6h00
Largada / Chegada: Mucugê / Rio de Contas
Distância: 140 km
Altimetria: 3372 m
Tempo limite de prova: 11h30

km 34 – Cangalha (Água, Isotônico, Coca e Barra Cereais Tia Sônia)
Km 70 – Piatã (Água, Isotônico, Coca,Café gelado e Barra Cereais Tia Sônia)
Km 103 – Ouro Verde (Água, Isotônico, Coca e Barra Cereais Tia Sônia)
Km 109 – Sítio carrapato (Frutas, Água, Isotônico, Coca, Barra Cereais Tia Sônia e apoio neutro Shimano)
Km 114 – Poço do melado (Água, Isotônico, Coca e Barra Cereais Tia Sônia)
Km 120 – Arapiranga (Água, Isotônico, Coca e Barra Cereais Tia Sônia)

3ª Etapa
Data: 25 de Outubro, 2011 largada às 8h00
Largada / Chegada: Rio de contas / Rio de Contas
Distância: 83,5 km
Altimetria: 1746 m
Tempo limite de prova: 9h

Km 28 – Fazendola Praça (Água, Isotônico,Coca e Barra Cereais Tia Sônia)
Km 48 – Rio da Caixa Coreto (Frutas, Água, Isotônico, Coca, Barra Cereais Tia Sônia e apoio neutro Shimano)

4ª Etapa
Data:
26 de Outubro, 2011 largada às 10h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Rio de Contas
Distância: 24 km
Altimetria: Em breve
Tempo limite de prova: 4h

5ª Etapa
Data: 27 de Outubro, 2011 largada às 7h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Rio de Contas
Distância: 95,7 km
Altimetria: 1750 m
Tempo limite de prova: 10h

Km 32 – Paramirim da Crioulas (Água, Isotônico, Coca e Barra Cereais Tia Sônia)
Km 53 – Fazenda Taipava (Frutas, Água, Isotônico, Coca, Barra Cereais Tia Sônia e apoio neutro Shimano)
Km 70 – Livramento (Água, Isotônico, Coca e Barra Cereais Tia Sônia)

6ª Etapa
Data: 28 de Outubro, 2011 largada às 7h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Mucugê
Distância: 128 km
Altimetria: 1716 m
Tempo limite de prova: 10h

Km 40 – Jussiape (Água, Isotônico, Coca e Barra Cereais Tia Sônia)
Km 67 – João Correia (Frutas, Água, Isotônico, Coca, Barra Cereais Tia Sônia e apoio neutro Shimano)
Km 90 – Rio São João (Água, Isotônico, Coca e Barra Cereais Tia Sônia)

7ª Etapa
Data: 29 de Outubro, 2011 largada às 8h00
Largada / Chegada: Mucugê / Mucugê
Distância: 107,8 km
Altimetria: 902 m
Tempo limite de prova: 9h

Km 22 – Igatú (Água, Isotônico, Coca e Barra Cereais Tia Sônia)
Km 32 – Bifurcação (Frutas, Água, Isotônico, Coca, Barra Cereais Tia Sônia e apoio neutro Shimano)

*Percurso sujeito a alteração.


Audiência Pública sobre o Carnaval 2011

Os moradores da cidade de Rio de Contas, vão escolher em audiência pública qual a modalidade canavalesca vai permanecer na cidade neste Carnaval 2011, o carnaval tradicional com as marchinhas?, o Axé music? ou a diversidade musical? (marchinhas e Axé). Nesta quinta feira, 20, acontecerá a primeira audiência às 19h no Teatro São Carlos. Às 11 da manhã a FM 104,9 realizará uma entrevista ao vivo com João Carlos, novo Secretário de Infra estrutura que falará sobre audiências e Carnaval 2011.

audiências e Carnaval 2011.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CLARO deixa Rio de Contas às escuras

Desde que a operadora de telefonia celular Claro se instalou em Rio de Contas, a menos de um ano, as reclamações por conta da indiponibilidade do sinal tem sido constantes. O sinal da Claro em Rio de Contas está fora do ar desde a quinta-feira, 13, até esta data ainda não voltou a funcionar. A população deve registrar a sua reclamação primeiramente através do 1052 da empresa, anotar o número do protocolo, e com ele em mãos, registrar a reclamação no 133 da Anatel, orgão do governo responsável pela concessão e fiscalização dos serviços prestados.

Polícia faz reconstituição do assassinato do empresário livramentense executado na BA-148

As informações são do L 12

Um pouco mais de dois meses depois do homicídio envolvendo o empresário de Livramento de Nossa Senhora-BA, Josemar Lélis de Souza, conhecido por "Balbirí da farmácia Climax", a polícia fez na manhã da última sexta-feira (14), por volta das 10 horas, a reconstituição do assassinato.

O crime, que aconteceu no cair da noite do dia 13 de novembro de 2010, na altura do Km 04 da BA-148 que liga os municípios de Rio de Contas-BA e Jussiape-BA, foi repercutido por toda a imprensa baiana.


A reconstituição foi feita com base no depoimento da única testemunha do caso, a esposa da vítima, Meire Ângela Luz Souza.


O trabalho foi realizado na BA-148, no mesmo local em que Josemar foi agredido e alvejado por um atirador ainda não identificado.

Durante a reconstituição, a perícia simulou toda a situação supostamente ocorrida naquela ocasião.

A esposa do empresário, que diz não ter visto 'cor' e 'placa' do veículo que o atirador estava ocupando, participou da reconstituição da morte de seu marido, a qual foi convidada a ficar na mesma posição em que ficou na hora do crime, debruçada no acostamento do asfalto, na lateral direita do carro.

De acordo com a mesma, ela permaneceu naquela posição sem se mexer, ao perceber o silêncio se levantou, e viu que seu marido havia sido alvejado, quando resolveu desesperadamente pedir ajuda, e segundo ela, os motoristas que passavam pelo local não paravam.


Um ator representou o empresário assassinado, e outro o atirador. Na primeira demonstração, o último simulou um disparo de arma de fogo da parte frontal do veículo na direção da vítima, em seguida foi em sua direção, deu uma coronhada e um tiro na altura do pescoço, logo após efetuou outro disparo, desta vez, da parte traseira do carro na direção da vítima, e por fim, simulou o último disparo em direção ao para-choque traseiro.



O redator do site L12 falou com a delegada titular da Delegacia de Rio de Contas, Bela Najara Neves de Oliveira e Silva, onde citou que se fez necessária a reconstituição, em razão da existência de trechos das declarações da única testemunha que não ficaram completamente esclarecidos, dessa forma solicitou a simulação, a fim de analizar melhor a versão apresentada pela esposa da vítima.

O L12 também ouviu o advogado da mulher do empresário, Dr. Custódio Lacerda Brito, o qual fez a seguinte declaração “A minha cliente está sendo cuidadosamente investigada, e isso é natural, pelo fato dela está junto com o marido no momento do crime, mesmo porque, o seu esposo se encontrava em fase terminal de uma doença, diante disso, ela passou a ser suspeita, mas ela não tem nada haver com a morte dele”, relatou o advogado.


Departamento de Redação L12
Por Marcos Santos
redacao@l12.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Projeto de Plano de Manejo para o Parque Natural Municipal Serra das Almas

PROJETO PLANO DE MANEJO (PNSA)

- Master Plan of Serra das Almas Natural Park (PNSA) -

O Projeto Plano de Manejo do PNSA esta sendo elaborado pelo Instituto Iguaçu (coordenação Ricardo Braun) em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio de Contas. Para mais informações sobre o Plano de Manejo em PDF. Clique Aqui

0
Pico das Almas 1.958 mt
A criação do referido Parque em 2002 (Decreto Municipal Nº 0.001/2002), teve como objetivo maior a preservação do monumento geológico do Pico das Almas e da grande diversidade florística que ocorre nesta região, estudada durante anos pela CEPLAC, USP e pelo Royal Botanic Gardens (Kew) de Londres[1]. assim como a proteção de espécies ameaçadas de extinção que ocorrem na Serra das Almas e Campos Gerais.
o
Mapa de localização de Rio de Contas, Bahia, Brasil
Mapa topográfico delimitando o Parque Serra das Almas

A ‘Serra das Almas’, citada nas carta dos Bandeirantes em 1530, representava marco geográfico referencial importante na época do descobrimento do Brasil. O Município de Rio de Contas, constitui região histórica para o Brasil, pois em 1687 foi estabelecido o pequeno assentamento humano batizado de Arraial dos Creoulos localizado nesta Serra.


[1] Royal Botanic Gardens (KEW) (1989). Flora of the Pico das Almas – Chapa Diamantina Bahia Brazil. Instituto de Biociências, USP e Centro de Pesquisa do Cacau – CEPLAC.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Grave acidente envolvendo veículo com placa de Rio de Contas na BA 262

As informações são do Brumado Notícias


Por volta das 15:30 h, dessa segunda-feira(10), aconteceu um grave acidente na altura do km 7, da BA 262, que liga Brumado a Vitória da Conquista, envolvendo dois veículos de passeio: um Fiat uno de Rio de Contas, de placa NTU-7650, conduzido por Carlos Renato Porto Reis, e um Volkswagen Bora, de Campo Grande (MS), de placa HSY-2011, conduzido por Arnaldo Carminatti Filho, acompanhado por duas mulheres, que estão bem. Com o choque, o Bora capotou, arrastando-se por cerca de 150m. Os motoristas dos veículos, tiveram ferimentos com algumas escoriações, pois ficaram presos nas ferragens até a chegada da equipe do SAMU, mas foram retirados conscientes e encaminhados para o Hospital Magalhães Neto, toda a operação de resgate foi acompanhada pela equipe do Brumado Notícias. A polícia esteve no local por motivo de segurança e não soube informar ainda, qual a real causa do acidente, mas tudo indica que um dos veículos estava na contra-mão de direção. (Clique aqui e veja as imagens).

domingo, 9 de janeiro de 2011

Orfandade

Por Ricardo Stumpf


Enquanto isso na aldeia, mais irresponsabilidade.
O prefeito Márcio Farias, de Rio de Contas, ganhava R$12.000, descobriram agora (mais do que o presidente Lula), para administrar um município de 13.000 habitantes.
Ele apoiou Geddel Vieira nas últimas eleições, que além de não ser eleito, perdeu qualquer poder político e levou o PMDB estadual a uma situação de quase desaparecimento.
Agora Márcio está órfão politicamente, sem trânsito junto aos governos estadual e federal. Seu principal assessor político, João Souto, é sobrinho de Paulo Souto, ex-governador da Bahia, ligado ao grupo de Antonio Carlos Magalhães, o falecido oligarca que governou a Bahia com mão de ferro por décadas.
Ambos, órfãos politicamente, tentam se manter no poder usando métodos arcaicos de perseguição e intimidação contra os adversários. Não aprenderam a lição de Lula de abraçar os desafetos e trazê-los para o seu lado. O resultado é um aumento dos ressentimentos, tanto da oposição que cresce cada vez mais, quanto do próprio governo que se sente perdido e não sabe como agir, a não ser perseguindo mais e mais a população, que já dá mostras de revolta e indignação.
E dizer que este governo se iniciou sob o signo da esperança na renovação.


Aldeia News

Gente, que confusão está o governo de Rio de Contas.
Além da inapetência do Prefeito para governar, o apetite pelo poder de algum de seus assessores criou uma tremenda confusão na eleição para a Presidência da Câmara de Vereadores que provocou um racha na já frágil coalizão do governo local. Como resultado, nosso Prefeito "poste" perdeu a maioria na casa e o pouco de apoio que ainda tinha na comunidade.
Enquanto isso a cidade está suja, esburacada e, como sempre, segue sem propostas para seu futuro.
O tal Plano Diretor Participativo caminha celeremente para a gaveta, lugar de todos os documentos do gênero elaborados por governos anti-democráticos, que vivem de perseguir opositores.
Uma tristeza.


Rio de Contas no Bahia Rural

Calor em Rio de Contas

O calor já é motivo de alerta na Chapada Diamantina. No município de Rio de Contas todo ano as altas temperaturas ajudam a provocar queimadas que devastam a fauna e principalmente a flora. Além de prejudicar o meio ambiente e colocar em risco a vida das pessoas, essas queimadas arrasam também o turismo da região.

Confiram o vídeo do programa exibido neste domingo clicando aqui.

O Programa Bahia Rural vai ao ar todos os domingos as 05:55 pela Rede Bahia para todo o estado.



Gol começa a operar em parceria com a Passaredo nesta segunda-feira

Por Rodrigo Ferraz/Blog da Resenha Geral


A Gol Linhas Aéreas firmou acordo com a Passaredo e começará operar na maior cidade do Sudoeste baiano a partir desta segunda-feira (10). As tarifas praticadas agradaram aos usuários: de Vitória da Conquista para São Paulo será R$ 280 e de Conquista a Salvador ficará R$ 150, valores equivalentes aos preços de ônibus leito.

O presidente do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, José Maria Caires, lamenta o fato das vagas serem limitadas. “Isso acontece pela falta de um aeroporto que comporta aeronaves maiores, mas o interesse de grandes companhias operarem na nossa cidade demonstra o grande potencial dessa Terra”.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Esgoto estoura em pleno Centro Histórico de Rio de Contas

Após a finalização das obras do esgotamento sanitário de Rio de Contas, a população passou a conviver com um novo e incômodo problema: o mau cheiro e o esgoto que constantemente costuma vazar nas ruas. O sistema que era pra propiciar melhor qualidade de vida e saúde à população pode trazer efeitos contrários. A Embasa precisa corrigir as graves falhas do sistema.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ana Paula Soares, ex-secretária de Meio Ambiente envia Carta Aberta ao Prefeito

CARTA ABERTA AO PREFEITO

Rio de Contas, 04 de janeiro de 2011

Carta Aberta ao Prefeito Márcio Farias

Pensei, repensei e resolvi escrever esta carta aberta ao senhor, Márcio, por alguns motivos que exponho abaixo: Acredito que a fofoca surge onde não há clareza, e acredito que precisamos esclarecer alguns fatos, e como não tive oportunidade de ter esta conversa consigo pessoalmente, por não ter sido dada a mim esta chance, preciso realmente expressar o que penso deste último episódio envolvendo a minha saída do cargo que ocupei nos dois anos de sua gestão. Em segundo lugar, por todo trabalho realizado, principalmente durante o ano de 2010 com a comunidade, por ocasião da coordenação geral do Plano Diretor Participativo, acredito que as pessoas com quem eu tive contato merecem alguma explicação, se não de sua parte, pelo menos da minha. Ao final de 2008 fui convidada pelo senhor e pelo vereador Johny (PT) para fazer a gestão ambiental do município, e,apesar de ter compromissos familiares, aceitei por ser um novo governo e que vinha sob o signo da mudança, de um rapaz jovem e aparentemente, com sensibilidade social. Na véspera de tomar, posse outro vereador me abordou e disse que o cargo depois de dois anos seria “dele”. Em momento algum objetei esta situação. E gostaria de frisar esta frase. Aliás, entrei tendo toda a consciência de que era apenas um cargo de confiança, e por isso, temporário. Em 2009, o senhor sabe disso, precisamos estruturar a secretaria, e muitas ações foram realizadas, os relatórios estão disponíveis e já lhe foram encaminhados. Só não o do último semestre, pois fui impedida. Ao final de 2009, aceitei o desafio de ser a coordenadora geral do Plano Diretor Participativo de Rio de Contas. Tinha o compromisso de levar este PDP até o final, para buscar viabilizar o município em outras bases. O objetivo foi alcançado, com grande participação popular, o senhor sabe disso, e a comunidade de Rio de Contas também.

Ao longo deste ano de 2010, muitas vezes foi comentado que o vereador em questão queria o cargo, que segundo ele, pertenceria a ele nos últimos dois anos de sua gestão, e que ele iria entregar ao filho. Muitas pessoas entenderam isto como um nepotismo antiético, mas não me cabe aqui discutir essa situação. Vamos imaginar que o rapaz apenas quer ter a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos administrativos recém-adquiridos com a formatura de sua graduação. O que eu questiono, depois de todos os serviços prestados, é o fato do senhor prefeito não ter me comunicado de minha exoneração, de termos conversado inúmeras vezes sobre o assunto, e de eu pedir uma data para este acontecimento, e sempre foi me dito que não havia nada definido. Conversamos Dr. Márcio, dia 22 de dezembro, na última conferência do PDP, e falei que se realmente fosse sair, não deixaria a secretaria entrar em recesso no final do ano para organizar todos os relatórios necessários à boa gestão do próximo secretário, fazendo a prestação de contas ao senhor, inclusive. E nesta ocasião escutei do senhor (e tenho testemunhas), que teria negociado com o vereador um período de dois meses para a realização desta prestação de contas – e eu ainda disse que não precisaria de tanto tempo assim. Fui convocada ainda a uma reunião no dia 29 de dezembro, com o senhor, o secretariado e vereadores, sobre o futuro de sua gestão, e nada foi me dito sobre a exoneração. Dia 02 de janeiro, tive a notícia, por terceiros, de que talvez, seria exonerada na segunda-feira, dia 03. Decidi então, ir à secretaria para tentar colocar algumas coisas em ordem, inclusive documentos pertinentes ao PDP, ofícios de aviso ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, que presido (ia), e às demais comissões que participava; ao INGÁ, cujo projeto está em desenvolvimento e demanda pagamentos, já que o orçamento municipal de 2010 foi fechado dia 15 de dezembro e as pessoas que prestam serviço ou forneceram mercadorias neste projeto ficaram sem receber, mesmo com o dinheiro em conta específica de convênio.

Qual não foi minha surpresa, ao telefonar para a secretaria de meio ambiente, que o novo secretário já havia tomado posse, e se encontrava trabalhando, acessando documentos e pedindo contas aos colaboradores que trabalhavam lá. Só há um pequeno detalhe: O senhor não me avisou, não publicou nada em diário oficial, não me encaminhou nenhum ofício dando ciência do fato. Nem o senhor e nem ninguém da sua equipe, a quem caberia fazer este comunicado. Nem um recado, nem um telefonema, e só acabei tendo ciência desta exoneração às quatorze horas da tarde do dia 03, porque exigi a presença do secretário de administração com esta portaria em mãos, pois, o senhor, advogado que é, deve saber sobre direito administrativo, que só depois disso poderia ter permitido que o substituto à vaga realmente tomasse posse. Dizem que não me encontraram; o que me causa estranheza, já que possuo endereço conhecido pelo senhor e os antigos colegas de equipe.

Pergunto ainda ao senhor: Como é que não deu a oportunidade da atual equipe, que compõe a secretaria de se inteirar dos fatos, antes de acontecerem? Era o mínimo de consideração que estes colaboradores mereciam, pois tenho certeza que o desconforto foi enorme, por serem pegos de surpresa, e isto, pode causar desconfortos que, sinceramente, não desejo ao seu novo gestor ambiental. E acredito que isto não é interessante para ninguém que deseja o bem da comunidade e tem compromisso com o município. Teria sido muito mais tranquilo promover uma transição, a bem da transparência na administração pública, e o rapaz teria melhores condições de desempenhar seu trabalho.

O senhor deve conhecer o meu perfil, e sabe que não me furtaria a passar todo o serviço com exatidão, sem nenhum problema. Preciso dizer mais: Não foi fácil passar esses dois anos na gestão ambiental, por falta de recursos materiais, por falta, muitas vezes, de respaldo de sua própria gestão, sem diárias para viagens a trabalho, que não recebi (e espero receber, e os meus salários também). Mas busquei neste tempo todo realizar o trabalho com dedicação, o senhor sabe disso, espero eu. Ao fim e ao cabo Dr. Márcio, a única coisa, que queria, a única mesmo, era ter tido da parte do senhor o mínimo de respeito e consideração em avisar do que iria ocorrer a mim; aos colegas que trabalharam comigo; à Secretaria de Meio Ambiente, enquanto instituição, e à comunidade riocontense. Tenho acompanhado muitas críticas a respeito de sua gestão e até ao seu perfil pessoal de gestor. Sinceramente, a comunidade de Rio de Contas lhe elegeu com muitas esperanças, cansada de um governo que comandou o município durante 20 anos e que se desgastou inexoravelmente. E esta situação que venho assistindo estes últimos tempos, e o seu desgaste que está acontecendo de forma temerosa e rápida me faz lembrar um pensamento que dedicaram estes dias atrás a outro governante, Barack Obama, que também está em franco declínio de popularidade: “quando um Governo eleito sob o signo da mudança se limita a repetir – mesmo com uma tonalidade mais branda– as mesmas práticas daqueles a que a população rejeitou e quis substituir, o resultado é, mais do que a perda de popularidade, a perda da capacidade de mobilizar a vontade coletiva para um projeto de mudanças que ele próprio, em suas vacilações, foi incapaz de perseguir ao preço do risco. Em uma indagação reduzida: se o líder, ele próprio, entendeu que as mudanças eram impraticáveis, diante das circunstâncias, por que a população deveria achar que tais transformações são viáveis?” (Brizola Neto, 2010)

Bom Dr. Márcio, a única coisa que posso lhe desejar nesta nova etapa é sorte e mais maturidade. Seja mais assertivo, mais positivo, assuma as coisas que quer e o que não quer, encare nos olhos. Atente para essas práticas que vem acontecendo no seu governo. As pessoas não votaram no senhor para ter “mais do mesmo”. Não se perca em sua história, porque isto vai marcar a sua trajetória nesta vida. Sua responsabilidade é grande, pois com este tipo de concepção de gestão, as pessoas vão passar a acreditar que “todo político é igual” e perder as esperanças. Sem mais.

Ana Paula Soares da Silva

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Político é fuzilado na China por corrupção

As informações são do Mural do Oeste

O diretor do departamento disciplinar do Partido Comunista local (PCCH), na cidade de Chenzhou, província de Hunan, foi condenado a morte e fuzilado ontem por ter aceitado suborno, de acordo com informações da agência oficial "Xinhua".

O político de nome Zeng Uinchun, que também era secretário do Comitê Municipal, recebeu um valor aproximado de 7 milhões para facilitar contratos no setor de mineração e postos de trabalho. A condenação foi em junho de 2009. O acusado apelou mas o Tribunal Chinês não aceitou e determinou a execução. Na China, os políticos flagrados com a boca na botija praticando corrupção são mandados para o paredão de fuzilamento. Se esta lei existisse no Brasil faltaria bala e arma para fuzilar tantos corruptos que flanam livres, leves e soltos debochando da Justiça e sorrindo da cara das pessoas honestas

.

3º Deputado mais votado em Rio de Contas é empossado Ministro de Dilma

O terceiro deputado mais votado em Rio de Contas, Afonso Florenece (PT)toma posse como Ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Dilma. Afonso obteve 843 votos em Rio de Contas, o que equivale a 10,59% dos votos para deputado na cidade.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário é responsável pela implementação de políticas públicas do governo federal direcionadas à agricultura familiar. O Censo Agropecuário do IBGE de 2006 aponta que este segmento produtivo responde por 84% dos estabelecimentos rurais do país, ocupa 24,3% da área cultivada e é responsável por mais de 74% da mão-de-obra no meio rural.

Natural de Salvador (BA), filho de professores da rede pública estadual, Afonso Florence tem 50 anos. É casado, pai de dois filhos e formado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também fez mestrado na área. Militante histórico do PT, sua trajetória é marcada pelo compromisso com as lutas sociais e do campo.

Eleito em 2010 deputado federal com mais de 143 mil votos, Afonso Florence iniciou a militância política na UFBA, onde presidiu o Diretório Central dos Estudantes. Ainda na Universidade, foi servidor público; pesquisador e diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). Também foi professor da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e coordenador do Programa de Pós-graduação em História.

No governo Jaques Wagner, Afonso Florence esteve à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano. Sua gestão foi marcada pelo diálogo com os setores sociais e compromisso com a universalização do acesso aos serviços públicos. Coordenou o Programa de Habitação da Bahia - Casa da Gente e teve atuação decisiva na elaboração e execução do Programa Água Para Todos – o maior programa de abastecimento de água do país, que contemplou mais de 2,5 milhões de pessoas com ligações de água e esgotamento sanitário no estado.

Com informações da Agecom e MDA.



Turismo de Rio de Contas sofre com a falta de infra-estrutura

Uma cidade com grande potencial turístico como Rio de Contas precisa estar preparada para ofereçer ao visitante condições mínimas de acesso. O acesso via ônibus regular para quem vem de Salvador, por exemplo, pode ser feito via BR 242 passando por Seabra ou por Vitória da Conquista, ambos por um empresa que monopoliza o serviço: a Viação Novo Horizonte. Ônibus que quebram, atrasam, sem conforto, são as principais reclamações. A cidade também, ao contrário de outras muito menores como Aracatu e Caturama, não possuí um rodoviária. O Governo do Estado, que faz a concessão dos serviços também parece não se importar com o fim do monopólio em pleno século XXI, ano de 2011. O relato a seguir foi extraído do Blog Metamorfose Ambulante, de uma turista que visitou nossa cidade. Dessa forma todo o trabalho que é feito de divulgação da cidade é desfeito na propaganda do boca a boca. É preciso que nossos governantes tomem atitudes.

Novo Horizonte, que de Novo não tem nada!








Fonte da imagem: google


Final de ano. Tempo de mudanças, de reflexão, tempo de trabalhar a SABEDORIA interior. Para recarregar as energias, escolhi a pacata cidade de Rio de Contas, no coração da Chapada Diamantina. E, para chegar até lá, precisei dos serviços da transportadora Novo Horizonte, que faz o percurso Salvador-Rio de Contas. Pela primeira, e com fé em Deus, última, utilizei os serviços deste “Horizonte” que de Novo não tem nada: serviço arcaico, lento, defasado!

Na ida, das 11h previstas para chegada na antiga Pouso dos Creoulos, como era chamada a cidade de Rio de Contas, 13h se passaram até desembarcarmos na Agência da transportadora, localizada na praça principal. No trajeto, mudamos de ônibus, talvez porque a estrada seria de terra batida e com a forte chuva o veículo não suportasse. Além desse transtorno, as constantes e morosas paradas desgastam, cansam e causam ainda mais desconforto nesta longa viagem.

Mas o pior ainda está por vir. Na volta, dia 02 de janeiro de 2011, um domingo relativamente nublado, o horário marcado para sairmos de Rio de Contas rumo à capital baiana era às 14h. Pasmem! O ônibus apareceu às 17h. Segundo o “simpático” e comunicativo senhor de cabelos grisalhos, responsável pela Agência local, o motivo para tamanho atraso foi um incidente entre Brumado e Livramento. O veículo quebrara e a “notável” empresa parece esquecer que neste período do ano a demanda de passageiros é maior, e um serviço digno, com o mínimo de qualidade possível, deve estar preparado para esses imprevistos. A falta de comunicação entre os funcionários da empresa é notória. Quando indagado sobre o destino final do transporte coletivo, um dos motoristas diz não saber, e responde assim mesmo, caminhando, sem ao menos olhar para o cliente e dar a atenção necessária - após 3h de atraso!

Ah, mas não pensem que esta “comédia” acabou, afinal, ainda temos muitas horas pelo caminho de volta para casa e a saga continua. Logo em Marcolino Moura, ali, a poucos minutos de Rio de Contas, uma parada de praticamente 30min, pra não perder o costume. E viva a tradição! Saímos da estrada de terra após às 19h. Após muito sacolejar, mais uma parada. Desta vez para limpar o banheiro, que, diga-se de passagem, continuou do mesmo jeito. Revoltada, desço para buscar esclarecimento. Do meio do nada, surge o motorista, que, ironicamente, me dirige um Bom Dia e justifica sua falta de conhecimento: não sabe a respeito do defeito do ônibus e do atraso de outrora porque seu expediente começou agora! Nossa, é muita falta de informação pra uma empresa só. Segundo ele, este veículo “ainda” não quebrou - como que está fadado a acontecer - e apenas mais 7h de viagem nos deixaria em Salvador. Apenas 7h, ora, pra quem esperou 3h a mais, não deve significar muita coisa, não é?

De volta para minha poltrona, resmungo, desabafo enquanto outra passageira responde: “não tem jeito, é sempre assim, é porque só tem eles”... Então, matamos a charada: a culpa é deste tal MONOPÓLIO. E viva a Concorrência, minha gente!


Repasse de verbas para Rio de Contas - Dezembro de 2010


O cidadão que deseja conhecer os valores repassados às prefeituras municipais pode acessar o Demonstrativo de Distribuição de Arrecadação no site do Banco do Brasil (no campo nome do beneficiário insira o nome da sua cidade). O link é:

https://www13.bb.com.br/appbb/portal/gov/ep/srv/daf/index.jsp

Para o mês de dezembro a prefeitura de Rio de Contas totalizou os seguintes valores:

TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO

Débito Benef. =
429.129,01D D
Crédito Benef. =
1.881.132,43 C

No site é possivel verificar os repasses detalhados das seguintes receitas:

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
ICS - ICMS ESTADUAL
FUS - FUNDO SAUDE
IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUCAÇÃO
SNA - SIMPLES NACIONAL
IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES
IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA

Por conter inúmeros valores colocamos aqui apenas o valor global, para saber detalhadamente os valores individuais de cada repasse é só acessar o referido link.

Fonte: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal