domingo, 28 de novembro de 2010

Final do Campeonato Municipal de Futebol

Com informações do Humaitá Esporte Clube

Neste domingo dia 28/11/2010, às 16 horas, em Rio de Contas-Ba, ocorrerá a final do Municipal 2010 entre as equipes do Marcolino Moura e Raça Jovem. Os jogos serão de ida e volta nos domingos 28/11 e 05/12 com critérios de desempate: Pontos ganhos, saldo de gol e se persistir, prorrogação e pênalti.


Rio de Contas - 287 anos: Ontem e hoje - Igreja de Sant'Ana



sábado, 27 de novembro de 2010

Mega operação da Polícia Cívil apreende mais de 70 motos roubadas

Com informações do Conquista News

Após quatro meses de intensa investigação, a Polícia Civil apreendeu mais de setenta motos numa mega operação que desencadeou em cinco municípios da região. As motos vinham de São Paulo e eram vendidas “a preço de banana”. Quatro pessoas tiveram prisão preventiva decretada. Eduardo Domingues Pereira, 33 adquiria as motos em São Paulo e adulterava chassi, motor e notas fiscais.

Motos

As motos eram transportadas em caminhões baú de uma empresa de ônibus e ficavam estocadas em Vitória da Conquista. Depois eram vendidas em Dom Basílio e cidades vizinhas. Geralmente adquiriam as motos pessoas simples, que acreditavam adquirir veículos de leilão.

Antônio Alcântara Vilas Boas Filho, 26, conhecido como Toninho, fazia a receptação e emplacava as motos em Vitória da Conquista e as vendia para receptadores de Rio do Pires, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas e Dom Basílio. Outras duas pessoas estão presas.


Rio de Contas - 287 Anos

Motos roubadas apreendidas pela polícia também eram vendidas em Rio de Contas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Exposição: "Gente de Quilombo: Força e poesia"

Da TV Itapoan/Rede Record

Sob o olhar dos fotógrafos Álvaro Villela, Márcio Lima e Rita Cliff, a vida em comunidades quilombolas longe dos centros urbanos é o foco da exposição Gente de Quilombo, qaberta ao público desde quarta-feira (27), às 19h, no Palácio Rio Branco (Praça Thomé de Souza).

As fotografias revelam rostos, lugares, horizontes e gestos transformados em poesia visual, sem perder a força documental e sem deixar de traduzir a história de luta do povo quilombola das comunidades de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato) e Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), que foram os primeiros quilombos baianos a garantir a titulação da terra.

Organizada em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), Gente de Quilombo integra a programação dos Encontros com as Culturas Populares e Identitárias, que segue até 29 deste mês. O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com patrocínio do Ministério da Cultura.


Serviço:

O quê: Gente de Quilombo: Força e poesia
Quando: até 29/11. De terça a sexta, das 10h às 18h e nos fins de semana de 13h às 18h
Onde: Palácio Rio Branco (Praça Thomé de Souza)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Convite: III Feira Interdisciplinar de Ciência, Cultura e Arte



III F.I.C.C.A "Com Ciência e Criatividade Tudo se Transforma"

Está chegando a 3º edição da Feira Interdisciplinar de Ciência, Cultura e Arte do Colégio Estadual Carlos Souto, com tema "Meio Ambiente". A F.I.C.C.A é um projeto dinâmico e que possibilita a oxigenação dos conhecimentos das ciências da cultura e da arte. Este ano estou trabalhando com 3 turmas 1º B, 1º C e o 2º C juntamente com minhas colegas Lourdes Pinto e Mariedes, nosso sub tema é "Educação Ambiental: Um Jogo de Atitude! Temos que pensar no agora e fazer já algo pelo nosso planeta, temos como lema a esta frase de Gabriel O Pensador:

“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente

A gente muda o mundo na mudança da mente

E quando a mente muda a gente anda pra frente

Na mudança de atitude não há mal que não se mude

Na mudança do presente a gente molda o futuro”

Estamos aprendendo muito sobre reaproveitamento de materiais, bio construção , reciclagem de papel, brinquedos de sucata, e jogos educativos que nos despertam para uma consciência revelada em nossas atitudes.

Muitos temas estão sendo abordados por todas as séries, teremos visitas guiadas, salas temáticas, experimentos, apresentações e muito mais.

A feira acontecerá dias 25 e 26 de novembro no Colégio Estadual Carlos Souto em Rio de Contas.

Confira as fotos clicando aqui.

Sessões em homenagem ao dia da Consciência Negra

Na Sexta Nobre do dia 19 de novembro, sete expectadores assistiram no Teatro São Carlos o filme documentário “Quilombos da Bahia”. A exibição fez parte da programação em homenagem ao dia da consciência Negra. O debate foi enriquecido com a participação da remanescente Quilombola Lindaura Tereza que falou sobre os Quilombos de Barra, Bananal e Riacho das Pedras. O racismo contra o povo negro ainda presente em nosso município e a falta melhores políticas públicas nos quilombos foi um dos temas fortes do debate. Os participantes debateram ainda sobre a garantia de atendimento de saúde aos quilombolas, direito garantido com verbas específicas direcionadas às prefeituras para este fim, muitas vezes não cumprido e nem cobrado pela comunidade, falta de coleta de lixo nas comunidades e falta de envolvimento e engajamento da sociedade em assuntos de interesse social.

No Sábado dia 20 de novembro o cineclube Nossa Terra Nossa Gente apresentou o filme “Amistad”. Um filme forte, emocionante e revoltante. Amistad comoveu os doze expectadores que foram presenteados no dia da consciência Negra com uma superprodução. Resmungos, lágrimas, comentários e risos foram uma das raras reações da plateia em filmes apresentados no Teatro São Carlos.


Rio de Contas - 287 anos: Cineclube Especial


domingo, 21 de novembro de 2010

Claro Brasil Ride - Resultados finais da competição com os campeões

Terminou a primeira edição do Claro Brasil Ride, competição realizada na Chapada Diamantina, Bahia. Com seis etapas, entre as cidades de Mucugê e Rio de Contas, a prova foi bastante elogiada pelos atletas, que não deixaram de ressaltar as belezas naturais da região apresentadas nas trilhas.

Neste belíssimo desfecho, os grandes campeões da competição foram os tchecos Robert Novotny e Kristian Hynek, com um total de 24:27.59s pedaladas na categoria Open (Elite Masculina). Os suíços Martin Gujan e Christof Bischo emplacaram a segunda colocação no geral.

A melhor dupla brasileira foi Ricardo Pscheidt e Gilberto Góes, que terminaram em terceiro lugar na categoria principal. Mas não podemos deixar de comentar a excelente performance de outras duas duplas: os pernambucanos Raphael Mesquita Mendes e Cícero Silva (quinto colocados); e os baianos Alexandre Sousa e Mauricio Pereira (sétimo colocados). Parabéns!

Entre as mulheres, Ivonne Kraft e Celina Carpinteiro garantiram o título após vencerem todas as seis etapas - invictas. A dupla pedalou um total de 30:01:08s. Janildes Fernandes Silva e Julyana Rodrigues ficaram com a prata. A dupla brasileira (Jaju) se diz muito satisfeita por esta conquista inédita para o país. Parabéns!

Na categoria Mista, o casal Smith deu um show. A dupla americana foi a sétima no geral. Jennifer Hopkinson-Smith e Brian Smith levaram para o Colorado mais um grande título com o extraordinário tempo de pedalada: 27:48:59s. A melhor dupla brasileira na categoria foi Adriana Nascimento e Rogério Pires, com a quinta colocação. O atleta Rogério, é o "Goi", do Fórum do site Pedal. Valeu "Goi" por este resultado!

Outros membros do fórum também estiveram competindo, destaque para dupla Gustavo Astolphi e Giulliano Mendes: Gunkillah e Giuliano. Além de Denis Yoshio, o "Dbiker", que ficou na décima primeira colocação na categoria Open. Além de tantos outros que acessam o site como José Festugatto e Fábio Festugatto, que estavam lá. Valeu!

Ouro, prata e bronze

O Brasil também teve um lugar mais do que especial no pódio com Abraão Azevedo e Plínio Souza. A dupla brasileira foi a melhor na categoria Master, com um total de 28:27:30 de pedal. A conquista do primeiro lugar de Abraão e Plínio mostrou que o país tem condições de brigar com os estrangeiros. Basta treinar.

A prova disto foi o pódio da categoria todo brasileiro. Não só a dupla campeã, mas Cesar Almeida e Paulo Freitas (segundo colocados); e Rudney Villanova e Alberto Geronimi (terceiro colocados); estão de parabéns por esta conquista.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria com toda a classificação.

sábado, 20 de novembro de 2010

PAC 2: Rio de Contas receberá máquina do MDA

Do MDA

MDA divulga lista de municípios que receberão máquinas

A relação dos 1.300 municípios classificados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para receber máquinas retroescavadeira ou motoniveladora dentro do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) foi publicada na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial da União (DOU). A seleção e a divulgação ocorreram de acordo com a metodologia utilizada pelo PAC. Foram considerados os seguintes critérios: a) pertencer ao Programa Territórios da Cidadania (quatro pontos); b) maior participação do PIB agrícola no PIB total do município (até três pontos); c) possuir maior extensão territorial (até três pontos); d) ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município (até quatro pontos); e e) distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.

A destinação de retroescavadeiras ou motoniveladoras tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes. O MDA recebeu no período de inscrições 4.176 propostas na modalidade individual, 50 na modalidade associações e nove na modalidade consórcios, totalizando 4.235 propostas válidas e em condições de habilitação no processo seletivo. Inicialmente estava prevista a seleção de mil municípios, mas o Comitê Gestor do PAC, reavaliando os limites desta ação e a grande quantidade de inscritos, decidiu ampliar os contemplados para 1.300 municípios.

Nesta etapa serão destinados R$ 270 milhões para a entrega de 1.274 retroescavadeiras e 13 motoniveladoras aos municípios selecionados. Outros R$ 630 milhões do Orçamento Geral da União serão aplicados nos processos seletivos a serem realizados nos exercícios de 2012/2014. Simultaneamente, está prevista outra etapa com recursos obtidos mediante financiamento, na ordem de R$ 900 milhões, que ainda será normatizada.

Atualmente, o MDA está encaminhando o processo licitatório para a aquisição das máquinas que serão doadas às prefeituras selecionadas. Esta etapa deve ser concluída até o final deste ano. A entrega efetiva dos equipamentos está prevista para até o final do primeiro semestre de 2011.

A lista completa dos municípios selecionados, em ordem alfabética e por região, está disponível para consulta no Diário Oficial da União e no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br). A consulta ao andamento da proposta de cada município (histórico) também está disponível no portal do Ministério.


Veja a relação completa dos municípios selecionados


Bahia (BA) - municípios selecionados

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conheça o roteiro da Ultramaratona de mountain bike

Ultramaratona de mountain bike muda a paisagem de Rio de Contas

Confiram algumas fotos.






Visita técnica do Prêmio Cultura Viva

Do Ciranda de Bonecos

Jogo de trillha
Crianças lendo desafios do Jogo
Reunião com a técnica

Cici mostrando como se faz o bilro

No dia 04 de novembro recebemos a visita técnica de Mariana Cordiviola representando o MINC, para fazer um relatório descritivo do nosso projeto.

A terceira edição do prêmio cultura viva, premiará iniciativas que trabalham com cultura e comunicação. No nosso caso a comunicação é da tradição oral com os saberes e fazeres dos mestres e griôs de Rio de Contas. Na sua visita , a técnica presenciou o jogo de trilha , produto realizado pelas crianças e adolescentes das oficinas de tradição oral com Rosa, griô aprendiz e coordenadora do Ponto de Cultura.

O jogo de trilha de Rio de Contas foi inspirado no jogo da Associação Grãos de Luz e Griô de Lençóis. Fechamos a oficina com uma roda de versos com a presença de todos os griôs que participam do projeto.

A tarde o trabalho foi realizado na escola Barão de Macaúbas com vivências de tradição oral e contação de histórias e à noite tivemos o evento "Rio de Contas Cultura e Tradição Viva", que foi um sucesso com a presença da comunidade e parceiros.

Agora é só aguardar pra ver o resultado.
Dedos cruzados.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Viúva de empresário morto a tiros tenta suicídio

Do Blog do Anderson

A viúva do empresário Josemar Lélis Souza, executado a tiros na BA 148, no último sábado (13), entre Rio de Contas e Jussiape, na Chapada Diamantina, continua em estado grave após tentar suicídio na madrugada dessa quinta-feira (17). Segundo os médicos que a atenderam, ela ingeriu uma substância que pode ser “chumbinho”. Meire Ângela Luz Souza viajava ao lado do marido, quando dois homens dispararam contra o carro do casal, atingindo o empresário. Ela prestou depoimento à delegada de polícia de Rio de Contas, Najara Neves de Oliveira e Silva, na terça-feira. Amigos disseram que, por causa do episódio, Meire ainda estaria muito abalada e psicologicamente traumatizada. “Ela não conseguiu identificar detalhes do veículo, nem dos homens que mataram Josemar. Tudo isso, aliado à perda, contribuiu para esse momento de desespero”, disse um amigo, que preferiu não se identificar. As informações são do A Tarde.


Cine Clube Nossa Terra no dia Consciência Negra

Ultramaratona de mountain bike movimenta a Chapada Diamantina até sexta

A Chapada Diamantina está movimentada desde domingo (14), quando foi dada a largada, na cidade de Mucugê, ao “Claro Brasil Ride”, maior ultramaratona de Mountain Bike já realizada no país. Até sexta-feira (19), atletas de diversas nacionalidades irão competir, tendo as belezas naturais da região como cenário.

O evento, que tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Bahiatursa, movimentou a tranquila Mucugê. Durante seis dias, os ciclistas, divididos em duplas, percorrerão 565 quilômetros de trilhas divididas em seis etapas.

“A competição debutou na Bahia. Tenho certeza de que a Chapada reúne tudo o que uma boa prova deve ter: um ótimo percurso, com paisagens belíssimas”, afirmou o idealizador da ultramaratona, Mário Roma.

Doação
Para receber os 400 competidores, os organizadores da prova construíram uma grande estrutura em frente a um dos principais cartões postais da cidade, o Cemitério Bizantino. No local, foi montado um acampamento, com barracas individuais para todos os atletas, imprensa e staff.

O material - colchões novos e as barracas - será doado à comunidade, após o término da competição. O evento, além de trazer grande visibilidade e muitos turistas para a cidade, num período em que não se recebe tantos visitantes, também movimenta a economia da região. “Os hotéis estão cheios e muita mão-de-obra local está sendo usada, informou o prefeito de Mucugê”, Fernando Medrado.

Antes da largada, o clima era de ansiedade entre os atletas. Para um deles, a expectativa era ainda maior. O ultramaratonista Adauto Belli, 39, é deficiente visual e está participando da prova com uma bicicleta tandem - onde duas pessoas pedalam juntas.

Ele será guiado por sua parceira Daniele Lemke. Ambos são de Brasília e fazem parte do projeto Deficientes Visuais na Trilha. “Mesmo sem enxergar o que está ao meu redor, sinto a energia do local e a partir do que a minha parceira fala, crio a paisagem na minha cabeça. O que criei até agora é lindo e com certeza não deve ser diferente do que realmente existe”, contou o atleta, que sofre de retinose pigmentar.

Após a largada, os ciclistas seguiram em direção ao município de Rio de Contas, passando por Piatã, Ouro Verde e Arapiranga. A previsão é que as duplas mais rápidas completem o percurso em aproximadamente 6 horas.

Até esta quarta-feira (17), os atletas permanecem em Rio de Contas, após completarem o percurso diário. No local, foi montado um acampamento semelhante ao de Mucugê. Na quinta-feira (18), durante a 5ª etapa da prova, os competidores retornam para Mucugê, onde permanecem até a sexta-feira (19), quando termina a prova. A dupla campeã receberá um prêmio no valor de R$ 27 mil.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Polícia aguarda laudos para avançar com investigação

Esposa de empresáriio prestou depoimento, mas não consegue lembrar de detalhes

A esposa do empresário que foi morto a tiros na BA-148 na noite do último sábado (13) prestou depoimento nesta terça-feira (16) na delegacia de Rio de Contas. Meire Ângela Luz Souza estava ao lado do marido, Josemar Lélis Souza, quando ele foi assassinado.

Ainda muito abalada, Meire não conseguiu identificar o veículo onde estava o homem, ou homens, que atirou no seu marido. O crime aconteceu na ligação entre Rio de Contas e Jussiape, logo depois de Josemar fazer uma ultrapassagem com seu veículo, um Bora - o carro ultrapassado logo teria começado a disparar. Agora, a hipótese mais forte é de execução, mas nenhuma possibilidade foi descartada.

Ao contrário do que a polícia acreditou inicialmente, o tiroteio não aconteceu com os carros em movimento e sim parado, mas mais informações só devem ficar disponível após a conclusão do laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Um imão e uma irmã da vítima prestam depoimento nesta tarde para tentar ajudar a elucidar que motivos alguém teria para matar Josemar, que era dono de farmácias em Livramento.


Rio de Contas revela suas maravilhas aos participantes da Claro Brasil Ride

X Fechar
Terceiro dia da ultramaratona de mountain bike na Bahia é marcada por cenário épico e percurso "leve" 17/11/2010

Após a segunda etapa duríssima, os participantes da primeira edição da Claro Brasil Ride, ultramaratona de MTB com 565 km e mais de 11 mil metros de subidas, contou com um dia relativamente leve de "apenas" 85 km e 1746 metros de desnível acumulado (subidas).


"O percurso foi ótimo, exatamente do jeito que gosto, com trechos técnicos, subidas, descidas e estradas em alta velocidade", disse Damian Perrin, atleta da suíça da equipe Zaboo Free, que conquistou a segunda colocação ao lado de Renata Bucher na categoria mista.A grande disputa do dia foi na categoria Open, em que os líderes da prova, os tchecos Robert Novotny e Kristian Hynek tiveram dois pneus furados e, ainda assim, retornaram para lutar pela vitória, terminando na segunda
colocação.


"A distância foi perfeita. Uma etapa com muita potência", definiu Martin Gujan, campeão da etapa. "Foi mais fácil do que o dia anterior. No começo eu senti minhas pernas do dia anterior, mas conseguimos ficar no grupo e na última parte abrimos a uma diferença para ficar com a vitória", comentou Cristof Bichop, o mais veloz da etapa ao lado de Gujan.


"Nós divertimos muito hoje", disse a portuguesa Celina Carpinteiro. "Tivemos tempo para apreciar o visual, gostamos muito desta etapa", complementou a alemã Ivonne Kraft, que compõe ao a equipe líder na categoria feminino. A equipe JAJU, com Julyana Machado e Janildes Fernandes, atletas renomadas do MTB e ciclismo brasileiro, conquistaram o excelente resultado com a segunda colocação.


"No começo foi demais. Me lembrou muito uma etapa do Transrockies, que saia numa subida e depois entrava num singletrack em sobe-desce. Conseguimos render bastante", disse Adriana Nascimento. "A chuva no final acabou favorecendo, pois os bancos de areia ficaram compactos e fácil de pedalar. Ontem pedalamos num ritmo linear e hoje colhemos os frutos", complementou Adriana que cruzou a linha de chegada muito feliz, ao conquistar novamente o melhor resultado brasileiro na categoria mista com Top 5.


Na categoria master, dominio absoluto da equipe brasileira Abraão Azevedo e Plínio Souza. "Controlamos o ritmo no início e no final apertamos um pouco para garantir a camisa azul", disse Abraão.


Os participantes agradeceram quando a organização alterou o horário de largada para 8 horas da manhã, aumentando a noite de sono dos atletas, motivo suficiente para aliviar a desgaste gerado pelo percurso de 140km do dia anterior, em que 61 das 110 equipes completaram o estágio.


Até o clima colaborou para a festejar o acampamento em Rio de Contas/BA. O sol brindou a largada dos atletas no Largo do Rosário, mas horas depois a chuva voltou a refrescar os competidores. Para completar o dia agradável e confirmar a receptividade do povo baiano, a cidade enfeitou toda cidade com lanternas e velas para celebrar a passagem dos atletas, evento que só acontece apenas uma vez do ano no feriado de Corpus Christi.

A próxima etapa - quarto estágio da Claro Brasil Ride - tem percurso de 85 km com 1.750 metros de ascenção. "Depois da etapa rainha, agora é a etapa do rei", completou Mário Roma.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Polícia acredita que morte de empresário em estrada tenha sido execução

Segundo a polícia, a análise da perícia mostra que os dois carros estavam parados no momento do disparo


A polícia já descarta a possibilidade de ter sido uma briga de trânsito que causou a morte do empresário Josemar Lélis de Souza, assassinado na noite do último sábado na BA-148, perto de Rio de Contas. A hipótese mais provável é de que tenha sido uma execução.

Segundo a polícia, a análise da perícia mostra que os dois carros estavam parados no momento do disparo - e não, como foi dito anteriormente, o carro do atirador ultrapassou e depois continuou atirando contra o Bora onde estavam Josemar e sua esposa, que não ficou ferida.


Carro de Josemar foi baleado várias vezes; causa ainda é mistério

A viúva, que não conseguiu reconhecer o modelo do carro dos homens que atiraram no seu marido, foi intimada e deverá ser oficialmente ouvida nesta terça-feira.

No sábado, o investigador Kleisson Cambuí, que cuida do caso, disse que a polícia ainda investigava as possibilidades. "Pode ser que ele tenha sido um alvo errado, estava na hora errada e no lugar errado; ou foi uma loucura de trânsito", diz. Segundo ele, Josemar, que era dono de farmácias em Livramento, não tinha inimigos, débitos nem havia recebido ameaças. Ele era querido na cidade, onde era conhecido pelo apelido de Balbiri.


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Brasil Ride começa com trecho difícil e pedalada de 140 quilômetros

Do Webventure

2ª etapa
Largada: Mucugê (BA)
Chegada: Rio de Contas (BA)
Distância: 139 Km
Altimetria: 3.372m


Direto de Mucugê (BA) - Ontem (14) tivemos o Prólogo e hoje a segunda etapa sai da base de Mucugê em direção à Rio de Contas (BA). É o maior circuito de todos os dias, com 140 quilômetros e altimetria acumulada em torno de 3.500m.

Hoje será um dia muito desgastante em função da própria quilometragem e a ascensão acumulada. Saímos de 1.100m de altitude e chegamos na cidade seguinte, Piatã, com 1.300m/ 1.400m.

Nesse primeiro trecho de 70 quilômetros, que é a primeira metade da prova, o terreno mescla cascalho solto e muito lajedo de pedra. A partir do km 70 até o km 90, o percurso, de modo geral, tende a cair, variando a 1.100m, 1.200m de altitude

Próximo ao km 90, na cidade de Ouro Verde, a prova chega ao maior single track de todas as etapas, com 14 quilômetros de trilhas com travessias de rio e mata fechada, um prato cheio para quem gosta de pedalar nessas condições.

Mas hoje o que vai nivelar a competição será o terço final da disputa, próximo ao km 115, onde a prova chega em Rio de Contas. Serão 20 quilômetros de subida ininterrupta. Nesse trecho a prova retorna a 1.200m de altitude e acredito que o primeiro na geral deve terminar o percurso em torno de oito horas.

O período de corte será de 11h30, mas esse tempo pode ser revisto pela organização durante o dia de hoje. Se tiver luz do dia, pode haver acréscimo nesse período de corte.

Acompanhe todas as notícias do evento clicando aqui.



Elly Pinto canta Raul Seixas em Vitória da Conquista

Do Blog do Anderson

Quem prestigiou o aniversário de 170 anos de Vitória da Conquista foi o artista de Rio de Contas, Elly Pinto, considerado o melhor cover de Raul Seixas do Nordeste brasileiro. Elly encantou o público que esteve na concha acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, devido ao seu timbre, figurino e características físicas do Pai do Rock. Presente no evento, o Blog do Anderson registrou o cover do ídolo baiano com duas de suas dezenas de músicas. Confira aqui as fotos.



Rio de Contas: Empresário é morto a tiros


Carro do empresário foi atingido no fundo, no lado e na frente (Foto: Marcos Santos/Achei Brumado)

Um empresário de Livramento de Nossa Senhora foi morto a tiros na noite deste sábado (13) na BA-148, no Sudoeste da Bahia. Josemar Lélis Souza foi atingido por três tiros enquanto dirigia e morreu no local, na ligação entre Rio de Contas e Jussiape. De acordo com a Delegacia de Rio de Contas, Josemar ia para Jussiape acompanhado da esposa em seu carro, um Bora, e durante a viagem realizou uma ultrapassagem. Logo depois, por volta do KM 4, uma pessoa no veículo ultrapassado começou a atirar contra o carro de Josemar. A polícia acredita que havia pelo menos duas pessoas no carro do atirador, porque o veículo ultrapassou o Bora de Josemar e alguém ainda se virou para continuar atirando, dificilmente o motorista. Josemar foi baleado na cabeça e no pescoço. Pelo menos cinco tiros foram deflagrados contra o empresário. Baleado, Josemar chegou a gritar para a esposa pular do carro e começou a diminuir, parando o carro no acostamento. O outro veículo fugiu. A esposa de Josemar, em estado de choque, não conseguiu reconhecer a marca do carro que atacou seu marido.


sábado, 13 de novembro de 2010

Progamação do Dia D da Cultura do Território da Chapada Diamantina

Rio de Contas será a anfitriã do “Dia D da Cultura do Território da Chapada Diamantina”, nos dias 26 e 27 de Novembro.

Nessa segunda edição da celebração da cultura chapadeira, também será comemorado o aniversário dos 287 anos de emancipação política, do município de Rio de Contas.

Trata-se de uma ação conjunta entre o Representante da Secult, Pitágoras Luna, os dirigentes de cultura dos 23 municípios que integram o território, o Produtor Cultural Paulo Atto, contando com a parceria dos órgãos da Prefeitura Municipal de Rio de Contas e sua comunidade.

Sarau Musical\Cortejo das Manifestações Culturais locais e visitantes\Feira das culturas dos municípios\Discussões das Políticas Públicas Culturais\Show Musical com as participações de Carla Visi e de Hugo Luna, já fazem parte da Programação.

Programação

Programação dia ‘D’ da Cultura – Território Chapada Diamantina

DIA 26 DE NOVEMBRO

15:00 – Chegada e Boas Vindas aos Dirigentes Municipais de Cultura, Grupos e Manifestações Culturas do Território Chapada Diamantina.

20:00 – Sarau dos Dirigentes de Cultura do Território Chapada Diamantina – Pizzaria Quintal.

DIA 27 DE NOVEMBRO

08:00 – Ato Cívico – 287 anos de Rio de Contas

Local: Praça do Landin

09:00 – Abertura dos Stands dos Municípios do Território Chapada Diamantina

Local – Praça do Landim.

09:30 – Lançamento do Livro de Sônia Maria Costa de Amorim – Carnaval e Máscara – A magia da cena Brincante da Cidade de Rio de Contas.

Local – Centro de Cultura Antonio Irineu Trindade – Rua Cachoeira do Fraga S/Nº.

10:00 – Reunião do Colegiado Territorial – Apresentação dos Programas e Lançamento do PDITS.

Local: Teatro São Carlos – Largo do Rosário.

17:00 – Cortejo das manifestações Culturais saindo do antigo Colégio Joseleitos de Cristo até a Praça do Landim.

20:00 – Apresentações Musicais – Artista da Chapada e Convidados.

Local: Palco da Praça do Landim.

OBS: A programação poderá sofrer alterações no decorrer da Produção do Evento.


Regras para concessão da Tarifa Social são alteradas

Os consumidores do serviço de energia elétrica beneficiados pela Tarifa Social – desconto concedido para casas com consumo de até 220 kwh/mês – e que não tenham o Número de Inscrição Social (NIS) no Cadastro Único para Programas Sociais, do governo federal, devem procurar as prefeituras para solicitá-lo, a fim de não perder o benefício, de acordo com a Resolução Normativa 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Tarifa Social era aplicada nas casas que se enquadravam no perfil de consumo definido pela Lei 10.438, de 2002, e seus beneficiários tinham direito a abatimento na conta de energia de até 65%. Mas, segundo a diretora de atendimento e orientação do Procon (órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Adriana Menezes, os critérios da nova resolução ficaram mais justos, “sendo possível contemplar de maneira mais fidedigna o público-alvo do benefício, que é a população de baixa renda”.

Com a nova resolução, aprovada em setembro, pessoas com poder aquisitivo alto, mas que possuem consumo baixo, não terão mais direito ao desconto. Como muitas pessoas ainda não sabem sobre as novas regras de concessão do benefício, o Procon/BA se reuniu com representantes da Coelba, no último dia 8, para verificar qual seria o plano de ação da empresa para diminuir os possíveis impactos que as mudanças podem ocasionar aos consumidores.

A empresa se encarregou de divulgar nos veículos de comunicação de grande circulação os novos critérios, além de encaminhar nas faturas de energia o comunicado sobre as regras vigentes para o consumidor adquirir ou manter o benefício da Tarifa Social.

O Procon vai acompanhar o cumprimento das ações da empresa e ajudará na divulgação das novas regras, através de informativos que serão disponibilizados nos postos de atendimento para a população.

O que mudou
Os primeiros a perder o desconto da Tarifa Social serão aqueles que possuírem consumo de energia maior ou igual a 80 kwh/mês e que não tiverem o NIS registrado na Coelba. Os que não possuem NIS devem fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais em um dos centros de referência de assistência social existentes na Bahia e, em posse do NIS, procurar uma das agências da Coelba para preencher formulário solicitando a inclusão no benefício.

Como os prazos de perda do benefício para os que não possuem o número cadastrado serão escalonados, o consumidor deve verificar qual, junto à Coelba, o prazo que possui para preencher o formulário. A empresa, por sua vez, irá encaminhar a solicitação à Aneel, que é quem vai julgar se a pessoa realmente se enquadra no perfil estipulado pela nova resolução.

Outros consumidores também terão direito ao beneficio, como é o caso dos que recebem o Loas ou o Benefício Assistencial do INSS, pessoas doentes que precisem utilizar aparelhos médicos em casa – nesse caso, a família também precisa estar inscrita no Cadastro Único de Benefícios Sociais e possuir o NIS –, o consumidor que recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), além de comunidades indígenas e quilombolas. Além de ter que se inscrever no Cadastro Único, só receberão o benefício as famílias com renda de até meio salário mínimo per capita.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Notícias de Rio de Contas: 02 anos no ar!


Tudo começou em uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros: o orkut. A idéia era apenas compartilhar com os demais membros as notícias da nossa cidade. O fórum ganhou força e culminou em 11 de novembro de 2008 com criação do Blog Notícias de Rio de Contas. Hoje ele é acessado por pessoas de todo Brasil e também do exterior, a maioria é de riocontenses ausentes que encontram aqui um meio de estarem mais próximos da cidade por meio do acompanhamento do que acontece no dia-a-dia.

Nesses dois anos o número de acesso cresceu e já são mais de 72.500 e mais de 793 postagens. Vale ressaltar que não há no blog o interesse comercial. Objetiva tão somente compartilhar notícias e prestar um serviço de utilidade pública.

A todos que nos acompanha, fica aqui o agradecimento pelas críticas, sugestões e elogios recebidos, e são eles os elementos motivadores em continuar levando o blog ao ar!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Livramento implanta Plano de Promoção da Igualdade Racial

A matéria abaixo mereçe ser reproduzida aqui dada sua importância e quem sabe assim, Rio de Contas possa se mobilizar e copiar iniciativas como esta. Temos aqui duas comunidades quilombolas cuja a dívida social para com elas está longe de ser paga. Mas não só aos moradores que ainda residem lá, mas todos os ex-moradores que por razões diversas tiveram que migrar, seja para a sede, outro município ou Estado. As informações são da Agecom.

Localizado no sopé da Chapada Diamantina, Livramento de Nossa Senhora é o primeiro município baiano a consolidar o seu Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Estruturado com suporte técnico da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado (Sepromi), o documento foi entregue, nesta segunda-feira (8), à Câmara de Vereadores para a votação.

Trabalho, saúde, educação, segurança pública, quilombos, religiões de matriz africana, combate ao racismo e ao sexismo são eixos do Plano, que tem diretrizes voltadas a orientar as políticas que serão implementadas no município entre 2011 e 2014.

Para subsidiar a elaboração do Plano foram feitos estudos com amostras de atendimento nos serviços municipais de educação, saúde e assistência social. A secretária de Governo de Livramento, Suzete Cristina Spinola Souto, disse que houve necessidade de uma “análise, pois as diretrizes orientam-se pelo marco legal dos direitos humanos e são base para a construção de planos de ações e metas com vistas à realização das políticas públicas”.

Na área da educação, por exemplo, está prevista a garantia da aplicação da Lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-brasileira e Africana no sistema de ensino municipal, por meio de diretrizes curriculares, formação de profissionais, produção e distribuição de materiais didáticos.

Outra projeção é a ampliação e garantia do acesso da população negra às ações e serviços de saúde na área de atenção básica e de média complexidade, articulando o acesso aos serviços de alta complexidade, de acordo com os planos estadual e nacional de Saúde Integral desse segmento populacional. Para os quilombolas, a previsão é contribuir para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Sustentável das Comunidades Remanescentes e a regularização fundiária de suas terras.

Segundo a superintendente de Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, Vanda Sá Barreto, o plano é um instrumento importante para a reversão do quadro de desigualdades entre as populações branca e negra. “Primeiro, precisamos provocar uma mudança da cultura institucional em relação à pauta racial, com o objetivo de incluir os que sempre estiveram excluídos das ações de governo. Depois, aproximar a sociedade civil para que ela possa controlar essas políticas”.

Fórum
A proposta de implantação de planos municipais de Promoção da Igualdade Racial no estado da Bahia é uma ação coordenada pela Sepromi, que envolve o Fórum Municipal de Gestores (as) dessa área. A exemplo de Livramento, Cruz das Almas, Porto Seguro, Seabra, Serrinha, Souto Soares, Riacho de Santana também estão construindo seus Planos, mas a meta é atingir os 29 municípios que integram o fórum.

Os documentos devem contemplar as propostas das conferências, diretrizes, ações e metas com prazos para serem alcançadas. Outro critério é o respeito às especificidades e características dos municípios no que se refere à origem, localização territorial, população majoritária, estrutura socioeconômica e a situação da população negra.

Consultora da Sepromi na ação, Elaine Boa Morte lembra que a construção do plano passa por várias etapas, iniciadas com as conferências municipais, regionais e a estadual, e inclui a criação do Grupo Executivo Intersetorial (GEI), que constrói o Plano conforme a realidade local. “Além disso, o município se incorpora ao fórum de gestores e gestoras. Tudo isso tem que estar lincado à política nacional e estadual de promoção da igualdade racial”.

Livramento de Nossa Senhora possui 10 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP), do Ministério da Cultura, e mais três reivindicando reconhecimento. Com cerca de 44,5 mil habitantes, o município está localizado a 720 quilômetros de Salvador e tem economia baseada na agricultura, com destaque para o cultivo de manga e maracujá.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Trilha - Setre vai certificar mais de 3.022 jovens até 05 de dezembro

Da Agecom

Um total de 3.022 jovens com idades entre 18 e 29 anos será certificado até 5 de dezembro pelo Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho (Trilha), executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Desse grupo, cinco turmas são de concluintes do curso de olericultura, oferecido nos municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Seabra, Morro do Chapéu e Marcionílio Souza.

Realizado com recursos financeiros do Estado (Funcep), o Trilha-Setre tem como meta atender mais de dez mil jovens até o fim do ano. Até setembro passado, foram qualificados 3.228 e estavam em formação mais 4.308.

Os jovens beneficiados pelo programa moram na zona rural e urbana do estado e pertencem às famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Como ajuda de custo para acompanhar as aulas, eles recebem uma bolsa-auxílio de R$ 100.

A superintendente estadual do Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade, disse que o foco de inserção desses jovens é no emprego formal, no autoemprego (empreendedorismo) e na economia solidária. “Além, é claro, nas obras do PAC, no setor de compras públicas, no comércio e serviços”.

Pelo cronograma das certificações da Setre, as solenidades começam na sexta-feira (12), às 10h, na Câmara Municipal de Barra da Estiva, com 60 jovens concluintes do curso de olericultura. À tarde, a partir das 15h, será na Câmara Municipal de Ibicoara, com mais 150 formandos nos cursos de olericultura, auxiliar de escritório e recepcionista.

Até 5 de dezembro, serão 3.022 jovens certificados nos municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Lençóis, Mucugê, Seabra, Morro do Chapéu, Marcionílio Souza, Rio de Contas, Ipirá, Porto Seguro, Eunápolis, Vitória da Conquista, Poções, Itororó, Itapetinga, Itiruçu, Maracás, Jaguaquara, Barra do Choça, Muritiba, Cruz das Almas, Cachoeira, Santo Amaro e Maragojipe.

O Trilha-Setre envolve ações integradas de educação, trabalho, agricultura e desenvolvimento social. Aos jovens são oferecidos, gratuitamente, os dois modelos de curso: um com 350 horas, nos arcos ocupacionais da administração, turismo e hospitalidade, transporte, alimentação, pesca e piscicultura, meio ambiente, saúde e promoção da qualidade de vida, esporte e lazer, e outro, com 600 horas, nos arcos da construção civil (pedreiro, pintor e eletricista), de metal-mecânica (soldagem, caldeiraria e ferramentaria) e telemática (help desk e telemarketing).

IPAC lança livros e vídeos documentários de bens imateriais

A notícia apresentada abaixo revela a importância que o tombamento de bens imaterias podem trazer para as cidades. Rio de Contas com seu carnaval e a Festa de Corpus Christi são bons exemplos que podem e merecem se tornar bens imateriais. Essa possibilidade sem sombra de dúvidas abririam as portas ao pleitar recursos para a cultura de nossa cidade nos principais editais lançadas para fomento à cultura.

Nos últimos quatro anos, a Bahia se destacou como referência nacional por trabalhos que visam à salvaguarda dos seus patrimônios imateriais. Nesta semana, mais uma ação coordenada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) reafirma essa posição. Órgão do governo estadual responsável pela política de preservação do patrimônio cultural, o Ipac lança mais quatro produtos que garantem a memória e difusão de manifestações culturais baianas.

O primeiro evento acontece nesta quarta-feira (10), às 14h, na Galeria do Ipac (Rua 25 de Junho, 8) na cidade de Cachoeira, com lançamento de livro e videodocumentário intitulados Festa da Boa Morte. A programação prevê exposição fotográfica, apresentação de grupos de samba-de-roda e participação da Irmandade da Boa Morte.

Já o segundo lançamento será na quinta-feira (11), às 10h, em Maragojipe, com livro e vídeo em DVD sobre o Carnaval da cidade. Com mais de 100 anos, a festa foi reconhecida pelo governo estadual como patrimônio imaterial em fevereiro do ano passado.

“Através de decretos, o governo da Bahia já possibilitou, de 2007 a este ano, os reconhecimentos de patrimônios imateriais da Festa da Boa Morte em Cachoeira, Carnaval de Maragojipe e Festa de Santa Bárbara em Salvador”, disse o diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça.

Até dezembro deste ano, o Ipac termina a pesquisa sobre Desfile dos Afoxés, e até 2011, estudos sobre Ofício dos Vaqueiros, Ofício dos Mestres Organistas e Festa do Bembé em Santo Amaro. Todos terão publicações exclusivas e videodocumentários em DVD.

As informações são da Agecom


domingo, 7 de novembro de 2010

Rio de Contas no Jornal Hoje - You Tube

Em virtude de algumas pessoas não terem conseguido visualizar o vídeo no formato da globo.com, segue o vídeo postado no you tube.


sábado, 6 de novembro de 2010

Dia D da Cultura do Território da Chapada Diamantina

Rio de Contas será a anfitriã do “Dia D da Cultura do Território da Chapada Diamantina”, nos dias 26 e 27 de Novembro.

Nessa segunda edição da celebração da cultura chapadeira, também será comemorado o aniversário dos 287 anos de emancipação política, do município de Rio de Contas.

Trata-se de uma ação conjunta entre o Representante da Secult, Pitágoras Luna, os dirigentes de cultura dos 23 municípios que integram o território, o Produtor Cultural Paulo Atto, contando com a parceria dos órgãos da Prefeitura Municipal de Rio de Contas su a comunidade.

Sarau Musical; Cortejo das Manifestações Culturais locais e visitantes; Feira das culturas dos municípios; Discussões das Políticas Públicas Culturais; Show Musical com as participações de Carla Visi e de Hugo Luna, já fazem parte da Programação.

Dias 27 e 27 de Novembro, em Rio de Contas, celebração do” Dia D da Cultura do Território da Chapada Diamantina”

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chapada Diamantina se prepara para receber Maratona de Ciclismo

Da Agecom

A Chapada Diamantina vai se transformar numa grande trilha para a realização do primeiro torneio Claro Brasil Ride, de 14 a 19 de novembro. A ultramaratona, que vai reunir 400 ciclistas de 11 países, divididos em 200 equipes, é apoiada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e Bahiatursa.

Segundo os organizadores do evento, a Chapada Diamantina foi escolhida para o torneio por apresentar uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil, com imensos platôs, cachoeiras, grutas profundas, rios subterrâneos, lagoas cristalinas, pedras polidas, casarões coloniais e antigos caminhos pavimentados por escravos na época do ciclo do ouro e do diamante, além da riquíssima fauna e flora.

A maratona terá duas bases de saída: as cidades de Mucugê e Rio de Contas. Cada saída vai durar três dias, com os atletas passando por várias outras cidades da região. Os atletas e jornalistas chegam à Bahia em 10 de novembro, pelos aeroportos de Salvador e de Vitória da Conquista.


Ongs atuam como parceiras de escolas no interior da BA

Do Ministério da Cultura
Reprodução do Jornal A Tarde

A história afro na Bahia vai além de Salvador (a nossa “Roma Negra”) e do Recôncavo baiano com passado canavial escravista. “As pessoas pouco sabem, mas temos comunidades Quilombolas já reconhecidas aqui na Chapada Diamantina”, afirma Líllian Pacheco, fundadora da Ong Grãos de Luz.

Foi pensando no distanciamento entre ancestralidade e os baianos que a educadora começou a desenvolver trabalhos com crianças nas escolas de Lençóis, em 1998.H oje, a rede tem parcerias com o Ministério da Cultura e está presente em 20 municípios baianos.

O projeto conta ainda com a capacitação de professorese participação dos “griôs”, pessoas mais velhas da comunidade e que se encarregam de transmitir os ensinamentos e histórias orais.

Dificuldades Segundo Líllian, uma grande barreira vencida foiopreconceito dos próprios docentes da rede pública. “Muitos tinham dificuldade para lidar com a questão afro”, diz.

Problema similar foi detectado por Ana Rosa Mello, da Ong Oásis. Desde 2006, a organização desenvolve capacitação de multiplicadores e atividades lúdicas com crianças, tendo sempre o resgate das tradições afro e indígenas da região de Rio de Contas, onde está localizada.

“Muitos professores daqui são afrodescendentes,mastinham uma visão segundo a qual não podiam trabalhar certas questões em sala”, observa Ana Rosa. O projeto coordenado pela ong de Lençóis driblou esses e outros entraves, sempre buscando inserir a história do negro de forma positiva, como o resgate de figuras heroicas nas lutas de resistência em séculos passados.

“Não é só uma questão de elevar a autoestima desses jovens.

Tudo isso tem a ver com o lugar que essa criança vai ocupar na economia e política no futuro”, acredita.

O estudante Ricardo Oliveira, 14 anos, por exemplo, faz relatos sobre como o povo enfrentou uma grande seca em 1829 e também sobre o Jarê, manifestação religiosa com traços do candomblé. “Hoje, acho que tenho mais orgulho de ser negro”, conta.


Aluno do CECS participa do encerramento do TAL

IBGE conclui Censo 2010: Rio de Contas está 8 % menor

O IBGE divulga hoje, 4 de novembro, a população residente em cada um dos 5.565 municípios brasileiros em 1º de agosto de 2010, segundo os resultados da coleta do Censo Demográfico 2010, realizada no período de 1º de agosto a 31 de outubro, que recenseou 185.712.713 pessoas em todo o Brasil.

Esses resultados serão apresentados às prefeituras por meio de ofício do IBGE e em reuniões das Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), onde eventuais dúvidas sobre eles deverão ser esclarecidas. A partir de hoje, as prefeituras terão 20 dias para apresentar suas avaliações sobre os números divulgados e, no dia 29 de novembro, o IBGE divulgará os resultados das populações dos municípios.

Durante esse prazo, o IBGE continuará com suas equipes nas ruas e trabalhando internamente na supervisão e no controle de qualidade de todo o material coletado e para prestar os devidos esclarecimentos, quando necessários, aos integrantes das CCE e CMGE e às prefeituras. Uma das atividades de supervisão consiste no retorno aos domicílios onde o recenseador encontrou evidência de morador, mas ninguém foi recenseado. Para agendar a entrevista, a população pode até o dia 24 ligar gratuitamente para 0800-7218181 ou enviar formulário através do link http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php.

Entre 8 e 24 de novembro, os resultados da coleta do Censo 2010 continuarão acessíveis na Internet, no endereço www.censo2010.ibge.gov.br, e quaisquer alterações provenientes da supervisão serão atualizadas.

De acordo com dados do IBGE a população de Rio de Contas está em 12.817 habitantes. Em 2000 a população era de 13.935 pessoas, uma redução de 1.118 habitantes que significa 8,02%.

Enquanto a cidade não ofereçer condições de trabalho aos seus habitantes a tendência será de continuar caindo. A busca por trabalho e educação é sem sombra de dúvida a causa do problema. Enquanto quase todas as cidades e estados apresentaram crescimento, e em algumas delas acima da média, nós decrescemos e muito.

Desse modo será que seremos uma cidade em extinção?

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Repasse de verbas para Rio de Contas - Outubro de 2010


O cidadão que deseja conhecer os valores repassados às prefeituras municipais pode acessar o Demonstrativo de Distribuição de Arrecadação no site do Banco do Brasil (no campo nome do beneficiário insira o nome da sua cidade). O link é:

https://www13.bb.com.br/appbb/portal/gov/ep/srv/daf/index.jsp

Para o mês de outubro a prefeitura de Rio de Contas totalizou os seguintes valores:

TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO

Débito Benef. = 266.039,99 D
Crédito Benef. = 1.110.634,31 C

No site é possivel verificar os repasses detalhados das seguintes receitas:

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
ICS - ICMS ESTADUAL
FUS - FUNDO SAUDE
IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUCAÇÃO
SNA - SIMPLES NACIONAL
IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES
IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA

Por conter inúmeros valores colocamos aqui apenas o valor global, para saber detalhadamente os valores individuais de cada repasse é só acessar o referido link.

Fonte: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Claro Brasil Ride - Compromisso socio-cultural marca a ultra-maratona

Antes mesmo da largada da Claro Brasil Ride 2010, os participantes já são vencedores. Isso porque, competidores, voluntários e staffs são os principais responsáveis pelo apoio às causas nobres ligadas ao evento. A principal ação social será a doação de mais de 400 colchões, produzidos exclusivamente para o evento, que serão entregues para os hospitais e asilos da região da Chapada Diamantina.

“É apenas um pequeno gesto para retribuir toda a hospitalidade que estamos recebendo na região. Assim poderemos proporcionar um pouco de conforto para essas pessoas,” comenta Andréa Roma, organizadora do evento. “Escolhemos colchões de espuma com densidade 33 que são de excelente qualidade,” afirma a organizadora que pensou em todos os detalhes para o bem-estar dos participantes e dos moradores locais. E assim como os colchões qualificados para garantir ótimo sono, todos os serviços oferecidos no evento prezam pela mais alta qualidade. “Queremos oferecer para os atletas um evento com segurança, qualidade, cultura e boa gastronomia, será um momento de convivência com charme e muito pedal é Claro! Rio de Contas é a cidade mais antiga da Chapada Diamantina com 280 anos de emancipação, Mucugê se destaca por ter sido o berço do ciclo do diamante e as duas cidades são tombadas pelo patrimônio histórico, sendo que Rio de Contas possui 287 prédios tombados.”, acrescenta Andréa Roma.



Após a confirmação da Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 sediados no Brasil, a Claro Brasil Ride 2010 é o mais novo integrante desta lista de mega-eventos que promete impactar o mundo. Além do destaque esportivo e midiático, esses eventos carregam grande responsabilidade, já que atraem público e lançam tendências, por isso é visto também como uma grande oportunidade para “pensar globalmente e agir localmente”.

Este pensamento comprometido com a sustentabilidade e o desenvolvimento local são alguns dos valores apresentados pela organização da Claro Brasil Ride, que por meio de convênios governamentais, estaduais e municipais, vem estimulando o desenvolvimento das regiões visitadas, através do comércio, uso de serviços e mão de obra local.

“A Claro Brasil Ride está inovando e desenvolvendo o ciclismo brasileiro e assume um papel de destaque na comunidade ciclística internarcional, oferecendo o destino mais desejado para prática do mountain bike em cenário épico, com todo suporte e infraestrutura local,” destaca Mário Roma, organizador e atleta de ultramaratona de MTB.

A Claro Brasil Ride agradece o convênio e a parceria com o Governo do Estado da Bahia, Secretária de Turismo do Estado da Bahia, Bahiatursa (Empresa de turismo da Bahia), Prefeitura de Mucugê, Prefeitura de Rio de Contas, Polícia Militar e da Confederação Brasileira de Ciclismo, assim como o apoio de todos os municípios que passará a competição: Piatá, Ouro Verde, Michelana, Poço do Melado, Arapiranga, Rio da Caixa, Fazendola, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim das Criolas, Santa Rosa, Jussiape, João Correa e Igatu.
A Claro Brasil Ride acontece entre os dias 14 a 19 de novembro, com largada e chegada na cidade de Mucugê, no coração da Chapada Diamantina/BA.

Claro Brasil Ride tem patrocínio da Claro, Mitsubishi Motors, Shimano e TAP Portugal.