A Comissão do Concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 está de malas prontas. O grupo viaja amanhã, sábado (27), para Rio de Contas, onde assina o Termo de Nomeação da Cidade Cultural. Na ocasião serão apresentadas as responsabilidades da Produtora Gtrês, organizadora do evento, e da Prefeitura local, além dos procedimentos necessários para os próximos meses. À noite, a Comissão confere as manifestações culturais da Cidade e, no domingo, visita cachoeiras e regiões quilombolas.
Localizada a 783 quilômetros de Salvador, Rio de Contas – município baiano de quase 14 mil habitantes – foi eleita a Cidade Baiana da Cultura 2010. Com pouco mais de mil e cinqüenta quilômetros quadrados, Rio de Contas obteve a maior pontuação na soma das notas recebidas pelos cinco membros da comissão – que seguiram rigorosamente o regulamento. Em 2º, 3º e 4º lugares ficaram Cachoeira, Jacobina e São Francisco do Conde, respectivamente.
A escolha da cidade considerou a qualidade e viabilidade do programa cultural apresentado, a contribuição para o fomento da inovação artística e a criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, a participação das camadas sociais menos favorecidas economicamente em ações que contribuam para a sua inclusão social e cultural, o fomento ao turismo cultural de qualidade, o grau de coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) em torno da candidatura da cidade, entre outras questões.
Participaram da eleição da Cidade Cultural os seguintes representantes: Ivanna Soutto, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Soraia Sena, do Fórum Estadual de Turismo; Normelita Oliveira, do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia; José Carlos Oliveira, da Secretaria de Turismo do Estado; além do coordenador do projeto, o especialista em produção cultural e sócio da Gtrês André Reis. Os encontros aconteceram no prédio da Secretaria de Turismo do Estado, na Av. Tancredo Neves, entre os dias 04 e 17 de março, quando foram feitas as análises de todos os formulários, CDs, DVDs, material de divulgação e demais itens enviados pelos municípios.
Fonte: Portal Vilas
Nenhum comentário:
Postar um comentário