A ARCA já navega!
Pois é, amigos leitores, ontem, dia 27 de fevereiro, foi fundada a ARCA, Associação Riocontense de Cultura e Arte, com objetivo de promover e defender a cultura no nosso município.
21 pessoas compareceram à reunião de fundação e votaram por unanimidade pela sua criação. Foi escolhida também uma comissão provisória, composta por quatro pessoas, para elaborar a proposta de estatuto a ser votada na próxima reunião, quando também será eleita a primeira diretoria.
Na rodada de avaliação para decidir a criação ou não da ARCA, muitos presentes fizeram relatos impressionantes das dificuldades que enfrentam na cidade para exercer seus ofícios e sobre o desprezo que os governantes locais devotam às atividades culturais, principalmente aos artistas locais.
Cada vez fica mais claro que o grupo remanescente dos governos anteriores vem consolidando seu domínio sobre o governo de coalizão que se formou e reconstruindo o clientelismo anterior, que tanto atraso causou ao nosso município.
O histórico de agressões contra artistas e intelectuais de Rio de Contas, pelo grupo que se mantém no poder, apenas revela a importância da questão política sobre a arte. Não há arte sem apoio, sem respaldo político e financeiro, coisa que está completamente fora da compreensão dos nossos atuais governantes, que parecem ver a arte como ameaça ao seu domínio, baseado na ignorância e no comércio de favores em troca de votos.
A ARCA é um caminho para nos libertarmos desta situação, pois o movimento artístico passará a contar com uma entidade que poderá arrecadar recursos, através de editais, para realizar seus projetos sem necessitar de apoio do poder público local, podendo também dialogar diretamente com outras instâncias de governo, como a Secretaria Estadual de Cultura.
A criação da ARCA é uma resposta àqueles que temem a arte como livre forma de expressão de um povo e promete ser uma poderosa ferramenta de reivindicação e representação da classe artística. Temos muita fé que os tempos ruins passarão e Rio de Contas florescerá como o pólo artístico que é, dado os incontáveis talentos que possui.
Convidamos todos os artistas do município a embarcarem nessa Arca, para navegarem pelos mares da criação e da alegria de viver.
Abraço a todos
6 comentários:
Que raio de ARCA é essa ai? RsRsRs!!!
Por habitar nesse município há quase seis anos, não posso deixar de comentar o nascimento de uma associação de artistas que, na sua maioria, não tem ambições políticas com gana de poder, e sim um desejo de expressar aquilo que seus integrantes acreditam ser arte, fato diretamente ligado a identidade de cada um. Esses artistas exercem atividades de forma honesta , bonita, as vezes até visando à sobrevivência. Claro que, até por uma questão de direito, “de democracia”, e até de intelectualidade, um ou outro, se manifeste com um discurso de cunho político, muitas vezes uma posição mais pessoal, do que da associação. Embora reconheça que partidos e ideologias, sempre representam grupos, e é bom estar nesse, pois riem, choram, brincam, se emocionam, e até vivem dos bons sentimentos e não de ganância, de materialismo, de altivez, são humanos no sentido da palavra. Em se tratando de associações, não poderia deixar de dizer que , é livre a adesão, o pensamento, as crenças, as ideologia, e as expressões; vedado o anonimato como está na Constituição; Tenho essa associação como uma resposta, um grito de guerra, “no bom sentido”, de algumas pessoas talentosas, quererem se comunicar através de suas artes, buscarem recursos e campos para atuarem; É uma forma de dizer que fazem parte desse lugar maravilhoso que é Rio de Contas, uma cidade que costumo ver como um presépio real, onde encontramos figuras típicas que nos lembram épocas remotas e figuras contemporâneas; Aqui o antigo e novo travam uma batalha, e é natural muitas vezes haverem extremismos de opiniões; É natural haver reação a tudo que inova, a tudo que toque os paradigmas do local; Tanto é agressivo dizer que tudo nunca prestou, nada foi feito, está tudo igual, como é agressivo dizer que o novo é “porqueira”; as transformações são feitas baseadas em percepções, em discussões, em reconstruções, acima de tudo com respeito aos semelhantes. Essa cidade precisa de uma postura de paz, elaborando uma verdadeira democracia, baseada nas diferenças de grupos e não só na disputa por poder e representatividade, essa última muitas vezes sozinha, e pelos diversos fatores, não é capaz de exercer uma governança justa, igualitária para todos; Tenho votos de que realmente essa semente se transforme numa arvore bonita e que seja contemplada por novos, por antigos, por aqueles que querem transformações, por aqueles não querem, que seja para o bem dessas pessoas e desse lugar.
Resposta: Não é um raio é uma luz.
Marcos Cesar Lopes.
Amei a turma da ARCA!!!
tenho pena do pessoal da ARCA que vai busacar em vão apio financeiro no mediocre governo do Estado.Reclamam que o municipio nao dá apoio. E o o governo estadual do PT? O municipio é pobre e mesmo assim vejo essa administração investindo muito mais em cultura e em artistas locais que os antepassados.Mas afinal de contas, que movimento artistico tem rio de contas merecedor de empenho do prefeito?
Engraçado, Governo atual? quem destrui a cultura no anterior está no atual, como pode dizer se rio de contas tem movimento artístico se vocês mesmos destruiram. Na realidade êsse pouco apoio é de fingimento. Continuem ARCA, tentando andar com os próprios pés assim poderão dormir o sono tranquilo sem prestar contas a Deus depois pelos desvios cometidos.
Ao comentario do anonimato, criticando a ARCA, gostaria de lembrar essas pessoas mesquinhas, que com força de vontade e uniao, sem ganancia, qualquer associaçao sobrevive, independente de qualque coisa.
Vamos a luta pessoal. Cuide de suas obrigaçoes e deixe o povo lutar por vossos objetivos.
Obrigado...
Espero que essa Arca, não fique só de chorar e dizer que o governo atual não apoia a cultura, e sim que trapalhe para mostrar e promover artistas nato,e reais, não pseudos artistas que querem sobreviver com apoio do governo.Arca se levada a serio, e não for por politicagem poderá dar certo, caso contrario, mais uma onda que passará. PEnse nisso.
Postar um comentário