domingo, 8 de novembro de 2009

Encontro da Ação Griô Regional Bahia e Conferência Territorial de Cultura da Chapada Diamantina

Cici ensinando na roda a Lílian Pacheco uma das brincadeiras que ela ensinou na escola.
Atividade nas escolas de Lençóis com os Griôs e os Griôs aprendizes.


Cici na roda com os Griôs.

Elias Bonfim fazendo oficina de manipulação de bonecos para as crianças das escolas de Lençóis.


Hora da mesa redonda, Lílian falando sobre a Pedagogia Griô.


O Grãos de Luz e Griô promoveu o Encontro Ação Griô Chapada Diamantina Bahia, que ocorreu entre os dias 22 e 25 de outubro, em Lençóis/BA, e que foi integrado à Conferência Territorial de Cultura da Chapada Diamantina, nos dias 25 e 26 de outubro de 2009.O

encontro envolveu uma rede de transmissão oral de 31 pontos de cultura e 19 municípios da Chapada Diamantina e da Bahia, com 100 participantes: o griô aprendiz, responsável pela coordenação do projeto pedagógico da Ação Griô no município; o educador da escola ou universidade parceira; e um griô ou mestre de tradição oral.

Este encontro tem o objetivo de apoiar os griôs aprendizes dos pontos de cultura, os educadores das escolas, universidades e demais atores, na sistematização, estudo, vivência e registro em direção a uma pedagogia e a um projeto pedagógico que potencializem o diálogo entre a rede de transmissão oral e o currículo da escola, além de compartilhar projetos e afetos que possibilitem a construção da rede de transmissão oral da região rumo à implementação da lei griô nacional.

O encontro contará com a presença de todos os participantes, representantes do MinC e da Secult-Ba, autoridades locais, instituições parceiras e a Roda da Vida da família Grãos de Luz e Griô. O evento pretende potencializar a missão da Ação Griô de reconhecimento do lugar dos griôs e mestres da tradição oral na educação do povo brasileiro.


Grãos de Luz Griô

O Ponto de Cultura de Rio de Contas,participou ativamente do encontro com a Griô aprendiz Ana Rosa ,a diretora da escola Barão de Macaúbas Tânia Maia e Griô de Tradição oral Dona Cici da risada, que abrilhantou e alegrou a todos com sua risada. Cici foi registrada no museu da pessoa, contando sobre sua história de vida de como foi sua infância, a sua participação no grupo das ´Pastorinhas,a sua forma de fazer doce de mangaba,e de como aprendeu a cantar leilão.

Cici é uma das pessoas mais procuradas pela comunidade de Rio de Contas, seja para alegrar uma festa, pra fazer companhia ou para liderar as pastorinhas.


O reencontro com os griôs aprendizes e alguns mestres e Griôs é sempre muito agradável, afinal estamos no mesmo barco , passamos pela mesma experiência de trilhar algo novo , de propor uma nova história para a educaçãoe cultura do Brasil.

A conferência territorial da Chapada Diamantina aconteceu nesse último domingo e segunda com a votação e adequação das propostas a serem encaminhadas aos governos do estado e federal.

O encontro de todos os municípios da Chapada foi indescritível e maravilhoso , primeiro com o cortejo das manifestações culturais de cada cidade , com música, bonecos, fanfarra, grupos de capoeira, crianças , jovens , quadrilhas . A abertura da conferência teve a presença de prefeitos e seus representantes como secretários e coordenadores,estávamos representados pelo secretário de educação e cultura Gineton Souza. A segunda abertura teve a participação da Nega do Zofir contando a história de Dandara e Cici da risada , cantando a música do galo. e claro alegrando a todos com sua risada estridente.

A participação de Rio de Contas foi expressiva com todos os delegados presentes e atuantes.

Fonte: Ciranda de Bonecos Ponto de Cultura

Nenhum comentário: