quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Equipes de fiscalização atuam em tempo integral

Do Instituto de Meio Ambiente da Bahia
_______________________________________________


Oito equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estão atuando em tempo integral na operação Chapada Sem Fogo, fazendo um trabalho de fiscalização participativa na Chapada Diamantina. A região, uma das mais afetadas com pelos incêndios no ano passado, está sendo fiscalizada e monitorada pelas equipes, que fornece apoio, orienta sobre medidas de prevenção e fiscaliza as propriedades rurais onde os focos de incêndio já começaram a aparecer.

Este ano, as primeiras incidências de fogo foram identificadas no município de Rio de Contas, em 19 de julho, e comunicadas ao IMA pelo 11º Grupamento de Bombeiros Militares de Lençóis. Uma equipe foi ao local para dialogar com as comunidades, representantes das prefeituras, brigadistas voluntários e outras organizações ambientais, sobre os riscos das queimadas neste período e as práticas de prevenção.

“Em 2008, atuamos em mais de 21 municípios, de maneira emergencial, fazendo o combate ao fogo. Desde esse período, nos organizamos no sentido de realizar a prevenção, para que não haja reincidência de incêndios nessas áreas e novos focos sejam evitados”, lembra a diretora de Fiscalização e Monitoramento Ambiental do IMA, Carla Fabíola, que tem monitorado pessoalmente a operação.

Os técnicos também estão indo às rádios locais, às escolas e propriedades rurais, num esforço conjunto pela conscientização de todos, para que não façam o uso de queimadas para o manejo do solo, principalmente neste período, entre agosto e dezembro, quando a umidade relativa do ar é muito baixa e o risco de incêndio é maior.

Fonte: IMA/BA

Nenhum comentário: