________________________________________________
Sessenta novas ambulâncias vão reforçar a assistência em saúde de 59 municípios baianos. Os veículos serão entregues pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, nesta quarta-feira, dia 8, às 8 horas, no pátio externo da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na 4ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia - CAB.
Quase todas as regiões serão contempladas, sendo que esta é a segunda entrega de veículos novos para a Saúde em menos de seis meses: em março, o governador entregou 162 veículos para as Diretorias Regionais de Saúde (Dires). As ambulâncias são dotadas de todos os equipamentos necessários para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes, representando importante reforço para os gestores municipais.
Unidade de Pronto Atendimento - UPA
A Secretaria da Saúde (Sesab) e o Ministério da Saúde, em conjunto com 36 municípios, vão implantar 45 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que deverão estar todas em pleno funcionamento já em 2010. A expectativa é de que, após instaladas, essas unidades prestarão atendimento mensal a mais de 300 mil pessoas. Com assistência 24 horas, sete dias por semana, as UPAs - Unidades de Pronto Atendimento são unidades com estrutura de complexidade intermediária, entre as unidades básicas de saúde e os hospitais de emergência, voltadas para agilizar o atendimento e desafogar as unidades hospitalares, compondo rede organizada de Atenção às Urgências no modelo dos antigos Pronto-Socorro.
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA - são compostas de consultórios, salas para procedimentos como nebulização, sutura, gesso, exames como raios-X, laboratório, farmácia, sala de observação e sala equipada com recursos para estabilizar pacientes mais graves. A escolha das cidades contempladas observa alguns critérios preferenciais, entre eles estão os seguintes: da cidade ser pólo de microrregião, a quantidade de habitantes e sua importância logística para o atendimento regional. A implantação das UPAs é um esforço conjunto entre o governo estadual, municípios, conselhos e secretarias de saúde, formando a Política Nacional de Atenção às Urgências, promovida pelo Ministério da Saúde.
MUNICÍPIOS ATENDIDOS
Ambulâncias:
Aramari, Barro Preto, Bom Jesus da Serra, Cachoeira, Caldeirão Grande, Camamu, Canápolis, Cansanção, Coração de Maria, Cordeiros, Crisópolis, Curaçá, Dário Meira, Encruzilhada, Feira da Mata, Gandu, Gavião, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Ibipitanga, Igrapiúna, Ipirá, Irará, Itaju do Colônia, Itanhém, Itapitanga, Jacobina, Jaguari, Jiquiriçá, Juazeiro (2), Macajuba, Malhada, Miguel Calmon, Paripiranga, Pau Brasil, Pé de Serra, Pilão Arcado, Planaltino, Pojuca, Prado, Remanso, Riachão do Jacuípe, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Ruy Barbosa, Santa Luzia, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sobradinho, Tanquinho, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Tremedal, Ubaíra, Umburanas, Valente e Várzea da Roça.
UPAs:
Salvador (7), Feira de Santana (3), Vitória da Conquista (2), Juazeiro, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Jequié, Barreiras, Alagoinhas, Esplanada, Rio Real, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Valença, Santo Antonio de Jesus, Candeias, Guanambi, Jacobina, Capim Grosso, Morro do Chapéu, Senhor do Bonfim, Itapetinga, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Cruz das Almas, Poções, Santa Maria da Vitória, Seabra, Gandu, Brumado, Luis Eduardo Magalhães.
Ascom Sesab
7/julho/2009
Fonte: SESAB
Nenhum comentário:
Postar um comentário