Área da Reserva Particular do Patrimônio Natural conhecida como “Volta do Rio” Foto: Catarina Camargo
Quinhentos e cinquenta e cinco hectares (555,55 ha) são preservados no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, por meio da criação de seis Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). As RPPNs são categorias de unidades de conservação de proteção integral, onde é possível o uso indireto da biodiversidade por meio de atividades educativas e de pesquisa.
Com o apoio financeiro da Fundação SOS Mata Atlântica e a participação dos proprietários das terras, o Núcleo Chapada do Instituto de Permacultura da Bahia (IPB) contribuirá para a manutenção da rica biodiversidade desta região. A criação das RPPN foi feita junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que executa as ações do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC).
Foto: Catarina Camargo
De acordo com a coordenadora técnica do projeto, Catarina S. Camargo, “o próximo passo é elaborar o plano de manejo das reservas em conjunto com os proprietários e continuar os estudos na área, com o objetivo de fortalecer ações que aliam desenvolvimento e biodiversidade”. Este projeto amplia a extensão das áreas de preservação na Serra das Almas de Rio de Contas, já que as RPPNs são contíguas ao Parque Natural Municipal da Serra das Almas, criado em 2002, e cria um ambiente protegido para espécies da fauna e flora, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como é o caso dos macacos bugios, que buscam abrigo nas altitudes das serras da RPPN Volta do Rio.
Com esta iniciativa, importantes nascentes também ficam protegidas, a exemplo da nascente do Riacho do Junco, afluente do Rio Brumado, que abastece comunidades rurais e urbanas no seu percurso. Com informações do Blog Instituto de Permacultura da Bahia.