sábado, 1 de setembro de 2012

Lançamento do livro Alforrias em Rio de Contas – Bahia (Século XIX)


Completando duas décadas de atividades, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) realiza, no dia 13 de setembro, quinta-feira, às 17h30, o terceiro Lançamento Coletivo de 2012. O evento acontece na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, da UFBA, em Salvador. Na ocasião, os autores recebem o público – que pode adquirir os novos livros com um preço promocional – para coquetel e seção de autógrafos.
O Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2012 apresenta nove obras de diferentes áreas do conhecimento, como Educação, Nutrição e História. O objetivo é proporcionar um intercâmbio entre os diferentes campos de estudos do âmbito universitário, facilitando o acesso da sociedade à produção acadêmica. Para a diretora Profa. Flávia Rosa, “além de celebrar o livro, os Lançamentos Coletivos da EDUFBA também refletem a diversidade da pesquisa da nossa Instituição”.
Ao longo dos seus 20 anos, a EDUFBA publicou mais de 800 livros. Recentemente, alcançou a média de 100 lançamentos anuais. Nesse período, “a Editora ampliou seus canais de disseminação, firmando parcerias em projetos como o Scielo Livros”, explica Rosa, que também ressalta a importância de apoiar políticas de acesso livre aos livros: “nossos autores, desde 2008, assinam os contratos de edição sabendo que o conteúdo será disponibilizado gratuitamente no Repositório Institucional da UFBA após seis meses de lançado”.
Atualmente, a EDUFBA conta com três livrarias próprias dispostas por campus da UFBA, além de estar presente em diferentes pontos de venda em todo o Brasil. Membro da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), a Editora conta com um Conselho Editorial e um processo anônimo de avaliação das obras, o que garante a qualidade e relevância de suas publicações.

Alforrias em Rio de Contas – Bahia (Século XIX)
Kátia Lorena Novais Almeida
Dividida em quatro capítulos, esta publicação apresenta um estudo das experiências dos escravos na conquista da liberdade no sertão baiano, mais especificamente na região de Rio de Contas, configurando-se como um rico material para a historiografia brasileira. Durante o processo de construção deste livro, foi realizado um levantamento prévio de diversos documentos da época, incluindo as cartas de alforria no Arquivo Municipal de Rio de Contas, tornando possível ao leitor conhecer as características dos escravos e as circunstâncias em que eles conquistaram a liberdade.
Preço especial de lançamento: R$ 25,00

Nenhum comentário: