terça-feira, 31 de julho de 2012

Conheça a biografia de Esther Trindade Serra

* Por Antônio Novais Torres

Esther Trindade Serra nasceu em 02 de junho de 1913, na cidade de Rio de Contas/BA. Filha de José Rodrigues Trindade e Elvira da Silva Trindade. “Rua da Ponte: a rua melhor do mundo/de crepúsculo mais lindo,/de horizonte azul, infindo…” (Esther Trindade Serra, Rua da ponte, a rua onde nasci…). Desde 1980 a cidade é tombada pela atual Secretaria do Patrimônio Histórico e artístico Nacional (SPHAN). A cidade histórica é patrimônio reconhecido como valor nacional e caraterizada por ser celeiro de artistas. Seu povo fiel às tradições e à cultura preserva e conserva o patrimônio arquitetônico antigo da cidade: ruas largas com calçamentos rústicos e seus casarios do passado, enfim todo o patrimônio histórico do lugar.

Irmãos de D. Esther: Antônio, Basílio, Cantídio, Dulce, Esther (a própria), Floripes, Guiomar, Hermano, Israel, Julieta, Kilda, Laudelina, Mário, Nair e Osmar.

Esther Trindade Serra foi uma mulher dinâmica, independente, versátil e destemida. Morou em Abaíra, no povoado de Jequi município de Iramaia, onde exerceu as funções de parteira e Oficial de Cartório. Em Brumado exerceu diversas atividades: pintora, escritora, poeta, política, conselheira, exímia oradora e parteira – o que mais gostava de fazer.

Amava a terra natal, nunca deixou de participar e de comandar os festejos do Santíssimo Sacramento, o maior acontecimento católico realizado em Rio de Contas e lutava pela preservação da beleza natural e das tradições do povo rio-contense. A cidade precisava conviver com o novo do progresso e preservar o antigo, um patrimônio histórico nacional. Lutava para essa finalidade.

Casou-se em 1935 com Pedro Esmeraldo Serra na Igreja Matriz de Macaúbas. Comemorou bodas de ouro em 1985 na Igreja Matriz de Brumado e o casal teve os seguintes filhos: Celeste, Célia, Olympio, Ordep, Bárbara, Ana Elvira, todos profissionalmente realizados e distinguidos pela competência e sapiência: Pedagogo, Antropólogo, Médico, Escritor, Poeta que herdaram a veia da inteligência da mãe, uma autodidata de inteligência refinada pela leitura.

Em Brumado foi secretária do Ginásio General Nelson de Melo, bibliotecária na Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, Vereadora, vice-presidente da Câmara, presidente da Casa, líder do Governo, oradora e elogiada por correligionários e adversários, pois no seu entendimento a amizade estava acima das divergências políticas e para todos tinha um tratamento igualitário.

Merece relatar outros feitos de D. Esther: Dedicou o poema Nossa Senhora dos Verdes ao brumadense Antonio Rizério Leite e compôs a letra do Hino do Hino do Município de Rio de Contas com melodia do maestro Esaú Pinto. Compôs o hino a São Sebastião padroeiro de Brumado, em 1959, apresentou o primeiro presépio vivo em frente da Igreja Matriz, com encenação teatral na Missa do Galo – O nascimento de Jesus.

Em sua homenagem a Câmara Municipal deu o nome de um logradouro público no bairro Jardim Brasil de “Rua Vereadora Esther Trindade Serra”. Os Vereadores Geraldo Leite Azevedo e Manoel de Souza Lima, pelo Projeto de Resolução n. 02/90 de 11 de maio de 1990, indicaram à Câmara de Vereadores de Brumado que nomeassem a sala da sessão Câmara o nome de auditório: Esther Trindade Serra.

Na qualidade de representante do povo fez várias indicações de interesse público e comunitários que foram acatadas, produzindo benefícios e homenagens, portanto uma vida pública repleta de realizações.

Declarações de Clara de Andrade Alvim: “Os poemas de Esther Trindade Serra, que formam o Guia Lírico, recriam, sobretudo, o encantamento da vida da cidade que ela nasceu e passou a mocidade”. “Através de sua fala, de seus atos, de sua pintura e de sua poesia, D. Esther é, pois, um exemplo para a população local e para os que vêm de fora, conhecer a cidade”.

Declarações de Robson Emmanuel Trindade Serra (sobrinho): “A pintora Esther Trindade Serra soube captar com tocante sensibilidade as imagens do nosso passado recente. Suas pinturas cheias de cor e alegria nos mostram cidades do interior, as paisagens da Chapada Diamantina e seu povo cheio de religiosidade e a chegada dos Bandeirantes desbravando o sertão em busca das nossas riquezas, os tropeiros, as feirinhas do interior, as festividades, a flora e a fauna com toda sua beleza ingênua”. “Os artistas com suas obras são os responsáveis pela História como um registro humano e que um povo que não tem cultura não tem passado nem futuro”.

Declarações de Ordep Trindade Serra: (filho) “Era uma mulher forte, enérgica, cheia de iniciativa. E de criatividade”. “Tinha muitos amigos e conhecidos. Muitas pessoas a procuravam em busca de ajuda”. “Gente pobre e desamparada, incluindo mendigos e prostitutas”. Pela Fundação Nacional Pró-Memória foi lançado o livro de poemas Guia Lírico de Rio de Contas (publicado postumamente) em 1987. A cientista e pensadora portuguesa Judite Cortesão disse que estava diante do trabalho de uma artista de valor com um estilo marcante, afirma Ordep.

“Um adversário político a procurou e ela fez um belo discurso a fim de propiciar-lhe boa estreia na cena pública. É que para ela, a amizade estava acima das divergências” O texto de Ordep é uma pérola de sentimentos, infelizmente não podemos transcrevê-lo na íntegra, por falta de espaço.

Declarações de Celeste Trindade (filha): No discurso de agradecimento a professora Celeste, na inauguração do CRAS da Baraúna em homenagem à sua mãe, relatou diversos feitos dela com destaque para o que segundo ela nem todos sabem – “é inerente à sua personalidade de mulher cristã, enorme caridade para com os mais pobres, os mais humildes, os desajustados, os oprimidos, os desassistidos, os excluídos”. Fazia partos desde o povoado de Jequi situado no município de Iramaia, nas roças a lombo de burro, aplicava injeções, acudia aos que a procuravam, visitava presos na cadeia, fazia visitas a parturientes prostitutas e cuidava das doenças inerentes à sua profissão sem preconceitos e falso pudor. Mas o que lhe dava maiores alegrias era o partejar.

Professora Celeste finalizou com o semblante carregado de saudades e emoções. Agradeceu pelo gesto de homenagear sua mãe de maneira que mais traduz o que foi a sua vida.

A Neta Rebeca deu o seguinte testemunho por intermédio de Celeste: “A vida de vovó, o seu testemunho diário de fazer o bem sem olhar a quem, foi que me deu forças para enfrentar a vida de deficiente visual causada pela mesma diabetes que a vitimou. Aprendi com ela a não conhecer e não alimentar preconceitos, a ver todas as pessoas como iguais”.

Declarações de Marise Trindade Lima (sobrinha): “Sou mãe de 11 filhos deles 6 partos foram feitos por tia Esther. Ela era uma mulher mandona. No Jequi caçava, montava em animais para fazer partos, contudo tinha medo de trovão, era muito festiva e fazia vatapá no dia do santo. Lembra que seu Pedro trabalhou na empresa Belaniza Pereira e que trabalhou num depósito de chumbo extraído de Macaúbas que era armazenado no galpão, onde hoje funciona a Cesta do Povo, e posteriormente era enviado pelos vagões da Leste Brasileiro até Santo amara da Purificação”.

Declarações de Esterlina Cardoso dos Santos (amiga): “Conheceu D. Ester por intermédio de Antônio Trindade, irmão de D. Esther, advogado provisionado que atuava em várias comarcas da região”. Grávida foi orientada por ele, que procurasse Esther que era parteira consagrada em Brumado. Foi à sua residência e acertou tudo e ela não cobrou nada pelos serviços de parteira. Era uma pessoa que não olhava a quem ajudar, fazia tudo por caridade. A partir de então, tornei-me sua amiga. Aparou Açucena e Simone. Ela não mereceu a morte que teve. A diabetes consumiu o seu corpo. Contou que o marido, alcoólatra, mandava o filho ir à venda comprar bebida e o menino, envergonhado, se esquivava e o pai o surrava e obrigava a fazer os seus mandados. Esther sabedora da situação dirigiu-se ao indivíduo e o reprimiu: “No dia que você mandar o menino comprar bebida eu mando a polícia prender-lhe”. “Aliás, isso eu mesmo faço”. Nunca mais o homem pediu ao filho para comprar cachaça.

O professor Eliane José Soares que hospedou a prima “Celestinha” fez um poema em homenagem à tia Esther por ocasião da Homenagem feita a ela pela acadêmica Célia Telles Dias que a escolheu como patronesse no seu trabalho realizado na Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB). Inspirado nas palavras e no relato de Célia produziu o poema que intitulou “Tia Esther”, abaixo mencionado.

TIA ESTHER

Como é bom ouvir falar/de quem soube amar,/e por amor/ fez partos, pariu, partiu. Mas antes de partir/fez contos/fez contos/e cantou. Cantou Hinos de Louvor. Antes de partir/ viu a vida. Pintou o que viu. E amou tudo,/ tudo que Deus criou: O que pariu/O que não pariu/O que cantou/O que viu/ O que pintou/O que viveu/da vida vivida./Amou a vida, enfim,/assim como Deus criou./E amou também a Deus,/amou com todo fervor;/Por isso que o seu canto/ é canto de louvor,/é canto de gratidão.

O casal Célia/Miguel Lima Dias ciceroneou Celestinha que havia estado aqui 20 anos atrás, mostrou-lhe o progresso da cidade e a cultura aqui desenvolvida, uma recepção que muito agradou a visitante.

Esclareça-se que D. Esther pintou em 1972, um mural que retrata de temas sugestivos sertanejos para ornar o gabinete do então prefeito e foi restaurado em 2003, pelo sobrinho Robson Trindade, também artista, que cultua e venera a tia Esther.

A sua pintura rica em cores versava sobre os temas que mais lhe inspirava: o sertanejo, as igrejas, casarios, santos, flores, animais e o povo humilde. Em seu perfil pugnava em defesa da natureza.

Pelo Decreto n. 4.533 de 15 de maio de 2012, o Prefeito do Município de Brumado decreta: Fi.ca denominado o CRAS – Centro de Referencias de Assistência Social – ESTHER TRINDADE SERRA, localizado na Rua Hortelina Alexandre de Oliveira, 235, Bairro Baraúna, integrado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Essa homenagem bem define o caráter e as caraterísticas da homenageada pelos seus atos e atitudes. Celeste Trindade representando a família recebeu e agradeceu pela homenagem à sua mãe, que bem o merece.

Na oportunidade o prefeito se explicou dizendo-se incompreendido pelo fato da destruição do mural pintado por D. Esther e que daria a Celeste e, por consequência a família, explicações pessoalmente.

Esther Trindade Serra faleceu em 31 de agosto de 1987, vitimada pela diabetes que a fez refém dessa doença devastadora do organismo. Encontra-se sepultada em Brumado no cemitério Municipal Senhor do Bonfim no jazigo da família.

Tudo acabou/Acabou…/D. Morte que tempo/ perdido o seu/você leva, mas,/cada um/permanece/ redivivo, na/lembrança dos que/vão ficando!/Você devia saber:/A saudade, é muito/semelhante à/ eternidade.

Com informações do Brumado Notícias

domingo, 29 de julho de 2012

Lição de casa para os atuais e futuros vereadores



A cartilha da Controladoria Geral da União - CGU, também serve aos cidadãos responsáveis por eleger os vereadores. Só sabe cobrar quem conhece os deveres dos vereadores.

A publicação fornece orientações básicas sobre o papel dos vereadores na fiscalização da aplicação dos recursos públicos nos municípios. O objetivo é compartilhar o conhecimento técnico da CGU sobre o controle da gestão pública e, assim, contribuir para o aprimoramento da atuação do Poder Legislativo municipal. O vereador tem papel fundamental para o controle da gestão dos recursos públicos.

Baixe a cartilha clicando no link abaixo:

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Entenda o processo eleitoral de um vereador



Quantos votos são necessários para se eleger?
Essa quantidade varia de acordo com o chamado quociente eleitoral de cada município. Esse número é obtido dividindo-se o número de votos válidos (excluídos os brancos e nulos), sejam eles nominais ou na legenda, pelo de lugares a serem preenchidos na Câmara Municipal. Por exemplo, em uma cidade há nove vagas para vereador, e concorrem a elas três partidos (A,B e C) e a coligação D. A legenda A obteve 1.900 votos, a B, 1.350, a C, 550, e a coligação D, 2.250. Os votos válidos na cidade somam 6.050. Dividindo-se os votos pelas vagas, obtêm-se um quociente eleitoral de 672. Assim, apenas as legendas A e B e a coligação D conseguiram votos suficientes para atingir o quociente eleitoral e terão direito a preencher as vagas disponíveis.

Como é feita a divisão entre as vagas disponíveis e os partidos?
Pelo quociente partidário, número obtido dividindo-se pelo quociente eleitoral o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas. De acordo com o código eleitoral, "estarão eleitos tantos candidatos registrados por um partido ou coligação quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido". Na cidade exemplificada acima, o partido A teria seus 1.900 votos divididos por 672, o que lhe renderia duas vagas na Câmara Municipal – embora a conta resulte em 2,8273809, a lei determina que seja descartada a fração. Ocupariam tais vagas os dois candidatos que tenham obtido as duas maiores votações nominais.

Como são definidos os suplentes?
São definidos ainda com base nas divisões acima. Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.
 
Quanto ganha um vereador?
Assim como a quantidade de vereadores na Câmara, o salário deles é determinado pelo número de habitantes do município. Nas cidades com até 10.000 habitantes, os salários devem ser no máximo 20% do salário do deputado estadual. Em localidades entre 10.001 e 50.000 habitantes, no máximo 30%. Entre 50.001 e 100.000, no máximo 40% do subsídio do deputado estadual. Entre 100.001 e 300.000 habitantes, no máximo 50% do subsídio do deputado estadual. Em municípios de mais de 500.000 habitantes, no máximo 70% do subsídio do deputado estadual. Por essa razão, os salários têm grande variação. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os vereadores recebem 9.288 mil reais. Já em Vitória, no Espírito Santo, 3.000 reais. O maior salário é o de Campo Grande (MS), 9.500 reais. Essa diferença se explica ainda pelo fato de que o salário dos vereadores é definido em votação nas respectivas Câmaras, respeitando-se o critério constitucional .

As informações são da Veja.com


quinta-feira, 26 de julho de 2012

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os Candidatos a vereador em Rio de Contas


Confiram a relação dos 46 candidatos à disputa pelas 9 vagas na Câmara Municipal de Vereadores de Rio de Contas. As informações foram extraídas do site do TSE nesta quarta-feira.
Nome do Candidato Nome para urna Partido Coligação
ALBERTO SOUZA SANTOS BETO DO PT PT Dias Melhores
ANA PAULA SOARES AZEVEDO PAULINHA PDT Rio de Contas no Coração
ANGELA DE MAGALHÃES GUEDES ANGELA GUEDES PT Dias Melhores
ANTONIO CICERO SILVA MAIA CICERO MAIA PSL Rio de Contas no Coração
ANTONIO LUIZ PINTO MOREIRA TOE LUIZ PDT Rio de Contas no Coração
ANTONIO SEVERINO DE SOUZA TOE DE IZOTE PC do B Dias Melhores
ANTONIO VALDIR FERREIRA CAIRES TOE DE FIIM PSL Rio de Contas no Coração
ANTÕNIO OSORIO DA SILVA TOE DE ALMICA PT Dias Melhores
CARLA PATRICIA ARAÚJO BONFIM CARLA DE ZÉ CARLOS PSD Pra Frente Rio de Contas
CELESTE CONCEIÇÃO NEVES RODRIGUES CELESTE PT Dias Melhores
ENELITO BRANDÃO DA SILVA NELITO DO SINDICATO PT Dias Melhores
ERIVALDO MIRANDA E SILVA BOLINHA PT Dias Melhores
EVANILDO AGUIAR DOS SANTOS NIDO PSL Rio de Contas no Coração
FRANCISCO MINEIRO DODERO CHIQUINHO DA PANELADA PSL Rio de Contas no Coração
GENTIL PAIXAO LIMA GENTIL PDT Rio de Contas no Coração
JOHNY ABREU DA SILVA JOHNY PT Pra Frente Rio de Contas
JOSÉ DA SILVA CARVALHO ZEZINHO PC do B Dias Melhores
JOSÉ RONALDO SCHETTINI RONALDO PT Dias Melhores
JOZIMAR ALVES LUZ JOZIMAR PRB Pra Frente Rio de Contas
JOÃO SANTOS CASTRO JOÃO DE BRAULIO PRB Pra Frente Rio de Contas
JUTAI ALVES DA SILVA JUTA PDT Rio de Contas no Coração
LOURIVAL BRANDÃO SOUZA LOURIVAL PSB Pra Frente Rio de Contas
LUCIANA PAIXÃO FARIAS DA SILVA LUCIANA FARIAS PSD Pra Frente Rio de Contas
LUCIANO FREITAS PIEROTE LUCIANO PIEROTE PSD Pra Frente Rio de Contas
LUCINEIA ALVES DOS SANTOS FARIAS LU MEU BEM PSD Pra Frente Rio de Contas
MARIA DA GLORIA FREITAS PIEROTE GLORINHA PSD Pra Frente Rio de Contas
MARIA MAGDALENA MAFRA DANTAS MADALENA MAFRA PSB Pra Frente Rio de Contas
MARILENE MOREIRA MAFRA MARILENE PT Dias Melhores
MARINALDO CAIRES OLIVEIRA MARINALDO PSD Pra Frente Rio de Contas
MARINILTON MARTINS SANTOS MARINILTON PT Dias Melhores
NATALINA JUNIAR MARTINS SILVA JUNIA PRB Pra Frente Rio de Contas
NILDETE LOPES DOS SANTOS MOURA DONA NILDETE PV Pra Frente Rio de Contas
NOELIA SANTOS CORREIA OLIVEIRA NOELIA PSL Rio de Contas no Coração
OCTAVIO RODRIGUES DA SILVA OCTAVIO PSD Pra Frente Rio de Contas
ORIVAL DE JESUS LIMA VAZIM PDT Rio de Contas no Coração
ORLANDO FILHO A. MARQUES CARDOSO PEPEU DE MAMA PT Dias Melhores
OTAVIANO NUNES DA SILVA TAVO PDT Rio de Contas no Coração
PEDRO LUZ SANTOS PEDRINHO DA VÁRZEA PSD Pra Frente Rio de Contas
RUBENS ABREU DE SOUZA RUBENS BOMBA PT Dias Melhores
SEBASTIÃO DE SOUZA PIRES TIÃO PIRES PSD Pra Frente Rio de Contas
VALBAM NOVAIS COTRIM VALBAM PT Dias Melhores
VALDIR ALVES DE AMORIM VALDIR PT Dias Melhores
VALGLEBER SACRAMENTO S. MAFRA VALGLEBER MAFRA PSB Pra Frente Rio de Contas
VILSON AMORIM OLIVEIRA VILSON PDT Rio de Contas no Coração
ZILDA SILVA DE JESUS REIS ZILDA PT Dias Melhores
ZULEIDE MINEIRO DOS SANTOS DUDU PSL Rio de Contas no Coração

segunda-feira, 23 de julho de 2012

sexta-feira, 20 de julho de 2012

IPHAN assina convênios para recuperação de imóveis privados na Chapada Diamantina


A Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinou convênios com o Banco do Nordeste (BNB) para financiamento de imóveis privados em áreas tombadas de três municípios da região da Chapada Diamantina. Os convênios irão viabilizar recursos, através de um fundo gerido pelo BNB com dotação de R$1 milhão para Rio de Contas; R$500 mil para Vila Gatu, distrito do município de Andaraí e R$ 1 milhão para Mucugê. A ação é resultado de mais uma medida do PAC das Cidades Históricas e completa o conjunto de doze obras em curso, coordenadas pelo Iphan na região. Os convênios foram assinados pelo superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim e pelos prefeitos de Rio de Contas, Márcio Farias, do município de Andaraí, Wilson Cardoso e Mucugê, Fernando Medrado.

Conforme o superintendente do Iphan na Bahia, o objetivo é recuperar os imóveis privados, localizados nessas cidades históricas. “O Iphan tem grande entusiasmo pela execução do que considera um verdadeiro plano de preservação dos sítios tombados da Chapada Diamantina”, afirmou Amorim. O financiamento de imóveis privados foi definido com uma das linhas estratégicas do PAC Cidades Históricas.

Com informações do Jornal Grande Bahia

Tristeza vazia


Por Ricardo Stumpf    

      Prometi a mim mesmo e a alguns amigos, que não me envolveria na campanha eleitoral da minha pequena Rio de Contas, em 2012, cansado das mesmices e das mesquinharias locais, mesmo que me pese o enorme amor que aprendi a nutrir por aquela terra, eu que não nasci lá, mas em outro Rio, o de Janeiro, já lá se vão mais de 61 anos.
     Mas a entrevista publicada no blog Notícias de Rio de Contas, concedida pelo atual prefeito a um jornal chamado "O ECO", jornal que nunca tinha ouvido falar até então, e que parece destinado apenas a fazer eco às vozes dos poderosos de plantão, me entristeceu pelo imenso vazio que contém.
     É o vazio de quem não tem o que dizer e tenta inventar o impossível para justificar quatro anos de abandono e avareza em relação à sua terra.
     Rio de Contas tem três vocações explícitas: a pequena agricultura, a cultura e o turismo. Eu que fui presidente e fundador da Associação dos Pequenos Produtores Rurais, até que a doença de minha mãe me levasse de volta a Brasília para cuidar dela no seu final, pude conhecer de perto o abandono em que vivem e continuaram vivendo os pequenos agricultores do município, neste quadriênio que se finda. Suas necessidades são simples, como é simples sua própria vida. Precisam de assistência técnica para que aprendam novos e melhores caminhos que aumentem e melhorem sua produção.
     A Secretaria de Agricultura do Município, no entanto, com seus dois agrônomos, andava sempre tão envolvida na política que os mantinha sempre em reuniões, nunca tendo tempo para visitar e orientar os agricultores. Cuidavam de distribuir mudas como se isso fosse resolver os problemas dos que vivem da terra, desconhecendo as pragas e doenças que assolam os cafezais e outros cultivos, como os de morango, e se recusando a ajudar os que não podem pagar pelo conhecimento de um agrônomo.
     A EBDA, empresa criada pelo governo estadual para realizar esta atividade, tem um escritório na cidade mas que também se dedica exclusivamente à política , servindo apenas para promover quem está no cargo, feitas as alianças necessárias com o poder municipal.
     O Prefeito diz na sua entrevista que promoveu uma "revolução" na agricultura. Uma tristeza. Não fez nada por ninguém a não ser para beneficiar alguns correligionários que ganharam "projetos experimentais", que nunca passam disso. Não há escala nas ações municipais. Que o diga quem tem que vender sua laranja a R$10,00 para os atravessadores que infestam nossas estradas vicinais, muitas vezes preferindo dá-las aos porcos.
     Na área da cultura as declarações do nosso alcaide beiram o ridículo. Deixou um néscio como titular da pasta durante os quatro anos, como que para fustigar os artistas da terra, e apresenta como conquistas da sua gestão as obras do IPHAN, conseguidas ao tempo em que fui chefe do escritório local, vale dizer, a reforma das duas igrejas históricas e a assinatura do PAC das cidades históricas, que tive que ir pessoalmente à sede do governo para convencê-lo a participar do ato. Acabou com o São João da cidade, transferindo-o para sua base eleitoral, no distrito de Marcolino Moura e fez o mesmo com o carnaval tradicional, famoso na Bahia, entregando sua organização ao seu assessor mais odioso, o notório perseguidor de opositores, que o transformou num lucrativo negócio para si mesmo, feito de baixarias, drogas e violência.
     Quanto ao turismo, basta passear pela cidade em dias normais para ver o abandono das pousadas e hotéis. Pergunte-se a qualquer dono de pousada o que vem acontecendo com o fluxo de turistas, que se antes já era intermitente, agora há dias em que o vazio da cidade dá medo. Outro dia estava tão deserta que um amigo de Salvador a quem levei para conhecê-la me perguntou se não havia risco de sermos assaltados, tal o ermo em que se encontrava.
     O Secretário de Turismo, um jovem simpático e completamente desconhecedor do assunto, permaneceu no cargo todo este tempo, tocando seus negócios particulares, sem tomar nenhuma iniciativa. Os poucos dias festivos se resumem às tradicionais festas religiosas da cidade, cuja origem remonta há muito tempo atrás, e não tem nada a ver com esta administração.
     Tudo muito triste. Um imenso vazio que me dói profundamente, principalmente por ter sido este prefeito uma promessa de renovação, que desembocou no mais puro cinismo, e que ainda tenta nos convencer com seus olhinhos infantis de que é a mais cândida das almas.

Desigualdades Sociais


quinta-feira, 19 de julho de 2012

PT de Rio de Contas seguirá com Dr. Cristiano, afirma vice-presidente

O vice-presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Rio de Contas, Ricardo Reis, confirmou ao Notícias de Rio de Contas que o partido segue apoiando Dr. Cristiano (PDT) nas eleições de 2012.

Entenda o caso

Há no PT de Rio de Contas, alguns membros que estão apoiando o atual prefeito, Márcio Farias e alguns sites da região, sem checar as informações estão publicando que o PT está com o PSD.  Tais membros estão militando às avessas do que foi decidido em convenção na data de 30 de junho. Evento este, que serve de base legal para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral.

O caso poderá ganhar contornos policias, uma vez que foram apresentadas duas atas para mesma reunião, porém com conteúdos diferentes: uma apoiando Márcio Farias (PSD) e outra apresentando o vice na chapa de Dr. Cristiano (PDT). Para o vice-presidente do PT a ata que decide pelo apoio ao PSD é fraudada e como tal, os responsáveis podem responder criminalmente pelo fato.

Tanta confusão chegou até ao TRE. Há candidaturas do partido efetuadas pelo dois lados. O julgamento poderá decretar inclusive a nulidade daquelas candidaturas não reconhecidas em ata. É aguardar para ver.

Surpreende também a importância desproporcional que Rio de Contas teria no cenário político estadual e afirmada pelo site Mural de Notícias (Livramento) que o apoio do PT de Rio de Contas ao PSD foi negociado em troca do apoio do PSD à candidatura do PT na cidade de Itabuna. É como comparar o peso de uma formiga e uma galinha. Cidades distantes, econômica, eleitoral e populacionalmente distintas.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Estrada Real pede socorro


Muitos já devem ter ouvido falar da Estrada Real, mas, poucos sabem de sua importância para a história e a cultura das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, no sudoeste da Bahia.
Construída por escravos no século XVIII, ligava a Vila de Rio de Contas à Vila Velha - hoje Livramento de Nossa Senhora - sendo usada por tropeiros e viajantes, servindo para o comércio com Salvador (via Cachoeira), Minas Gerais e Goiás. Pela Estrada Real circulavam as tropas do Rei de Portugal que levavam o ouro para o Porto de Salvador e de lá, para Lisboa (Wikipédia).

Depois desse rápido passeio pela história local, muitos devem estar pensando, o quanto essa antiga trilha deve ser um importante ponto turístico das duas Cidades.

Tem tudo para ser, mas não é bem o que podemos observar nas imagens. Recentemente a redação do L12 Notícias recebeu uma denuncia em que indivíduos estão se apropriando da Estrada Real, colocando cercas e impedindo de certa forma a passagem dos turistas.

O Mato também já toma conta de boa parte da Estrada, expondo ao risco as pessoas que ali passam. Se não bastassem esses pontos negativos, no local, os sintomas da degradação podem ser vistos de vários ângulos, em uma área que deveria ser preservada. Se algo não for feito imediatamente ali, essa importante estrada que já foi palco da história do Brasil pode em questão de anos desaparecer.

Informações e fotos do site L12

terça-feira, 17 de julho de 2012

Os candidatos a prefeito de Rio de Contas


O Tribunal Superior Eleitoral divulgou em sua página os dados dos candidatos a prefeito de Rio de Contas.

Concorrem à disputa o atual prefeito de Rio de Contas, Márcio de Oliveira Farias (PSD) e tem  como vice-prefeito  Jonas Mafra (PSB). A coligação "Pra frente Rio de Contas" é composta pelos partidos PSD / PSB / PV / PRB / PT.

Pela coligação "Rio de Contas em primeiro lugar" o candidato é Cristiano Cardoso de Azevedo (PDT) e como vice-prefeito, Wilton Alves da Silva (PT) e reune os partidos PP / PDT / PT / PMDB / PSL / PC do B.

O PT está no meio da disputa dos dois candidatos. Pelo visto caberá à Justiça Eleitoral o esclarecimento para tamanha confusão. Segundo o próprio TSE, as candidaturas estão aguardando julgamento.

A novela petista em Rio de Contas


Nota do Mural de Notícias da cidade de Livramento afirma que "O PT em Rio de Contas implodiu. E quem não seguir as novas recomendações do partido, fica de fora. Foi o que garantiu para MURAL DE NOTÍCIAS o presidente da Executiva Estadual, Jonas Paulo, que esteve recentemente em Livramento e em reunião com os candidatos a vereador confirmou a especificação que consta na Resolução assinada pelo Secretário Geral do PT na Bahia."

Em outra nota o mesmo site afirma que "A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores baixou, em caráter irrevogável, Resolução (vide fac-símile acima) assinada pelo Secretário Geral do Partido, Osmar Galdino da Silva Júnior, determinando que o PT de Rio de Contas se alie a Marcio Farias (PSD). A intervenção “branca” tira o candidato a vice-prefeito da chapa liderada pela oposição que, inclusive, já tinha registrado seu nome, deixando Dr. Cristiano Azevedo, agora, sem candidato a vice.

A surpreendente intervenção engendrada pela executiva estadual tem origem em uma troca entre PT e PSD efetivada na sede do partido em Salvador a qual garante apoio do PSD à candidata Jussara Simões do PT em Itabuna (sul da Bahia), enquanto que os petistas em Rio de Contas passam a apoiar a reeleição de Márcio Farias.

Assim, o PT, em Ata inclusive já registrada, passa a fazer parte da coligação “Pra Frente Rio de Contas” que conta com os partidos PSD, PSB, PV, PRB e agora PT, pegando de surpresa e deixando atônito o candidato Cristiano Azevedo do grupo de oposição."



Em breve você verá aqui as documentações relativas a essa novela e como deverá ficar esse verdadeiro "samba do crioulo doido". 

As decisões de um membro estadual parecem não condizer com um partido construído à base de lutas por democracia. Ao querer impor decisões em diretórios municipais, passa se a impressão que os partidos são feitos de uma única pessoa e não de um coletivo. Se a moda pega nas próximas eleições teremos partidos sendo vendidos e negociados em lojas.

Reforma eleitoral no Brasil com urgência!

Eleições 2012 em Rio de Contas

O Notícias de Rio de Contas está de olho nas eleições 2012. 

Apresentaremos um panorama da situação das eleições no município e apresentação de dados de interesse público. Espera-se dessa forma contribuir para um processo maduro e democrático. E como tal, este espaço estará aberto para divulgação de atos/agenda, e propostas que possam contribuir com o desenvolvimento do município, independente de partido ou coligação.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Jussiape comemorou 50 anos


Ainda que com atraso, fica aqui o registro e os parabéns do Notícias de Rio de Contas ao cinquentenário da jovem vizinha Jussiape. O registro é do site Jussi Up.

Durante o desfile cívico alegórico que aconteceu na Praça Rodrigo Alves Teixeira na manhã da segunda-feira (9), Procópio Alencar prefeito da cidade homenageou o município de Jussiape pelo seu aniversário de cinquenta anos de emancipação política.

Procópio Alencar e sua esposa, Jandira Alencar - Foto: (Will Assunção/Jussi Up Press)

Em seu discurso, o prefeito relembrou de passagens da história do município e enalteceu grandes vultos do passado reconhecendo a importância de cada um para a construção de uma cidade próspera.

Procópio Alencar - Foto: (Will Assunção/Jussi Up Press)
Durante o evento estiveram presentes políticos e diversos representantes da sociedade, além de convidados e toda a população que prestigiou a celebração pelo cinquentenário com muita alegria e emoção.

Prefeito de Jussiape, Procópio Alencar - Foto: (Will Assunção/Jussi Up Press)

O desfile foi organizado pela Secretaria de Educação e pelas escolas que trouxeram todo o alunado no desfile alegórico.