quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Levantada do Mastro na Comunidade de Caiambola

Venham todos para a grande festa da Levantada do Mastro na Comunidade de Caiambola às 17:30 horas do dia 28/08, próximo sábado.

Esta festa é um dos produtos do Projeto A Levantada do Mastro, apoiado pelos Micro-projetos Culturais do Ministério da Cultura, realizado pela OASIS – Organização Atuante na Saúde e Integração Social, Ponto de Cultura “Ciranda de Bonecos” e Associação Comunitária de Fazendola. Com o apoio do Fórum da Agenda 21 de Rio de Contas, este é um trabalho de valorização da nossa tradição cultural.

Vejam a explicação da Secretária de Meio Ambiente, Ana Paula Soares, sobre a festa:

Este projeto nasceu numa oficina de elaboração de projetos do Fórum da Agenda 21. Aproveitamos que tinha um edital aberto, do Ministério da Cultura e reunimos os membros deste Fórum, dentre estes a Associação de Fazendola. Estávamos falando sobre o que é um projeto, o que é justificativa, o que é objetivo, enfim, como estruturar um projeto. E nesta reunião o Zé da Fazendola, qde é agente de saúde na região, nos contou de um São João "diferente" que existia na Caiambola e que todos os povoados dos gerais visitavam antigamente, até gente de Catolós ia. Ele nos disse que a festa se chamava A Levantada do Mastro, e que tinha rezas, cânticos, samba de roda, e a buscada do mastro por um líder comunítário junto com a comunidade. Achamos, todos no Fórum, muito interessante, e resolvemos todos juntos iniciar a construção deste projeto. É um projeto pequeno, que visa resgatar a visibilidade desta festa à comunidade. O projeto é um projeto de 10.500 reais, apoiado pelo MINC- via Banco do Nordeste, e as ações dele basicamente envolvem, mobilizar os jovns e crianças da comunidade, os antigos mestres detentores do conhecimento. Estes mestres ensinarão as crianças e os jovens as rezas, os cânticos, as danças, os sambas, confecção dos instrumentos musicais e também ensinar a tocar estes instrumentos. Eles tem por exemplo, o bumbo, a caixa, o tamboril, e a flauta de taquara. Todas estas oficinas já estão sendo realizadas. Cada oficina tem o fornecimento do lanche. Estão sendo confeccionadas roupas para os participantes, camisetas para os aprendizes, uma festa na caiambola, com decoração, transporte, iluminação, som, e uma ceia para todos os participantes. E na próxima etapa, se Deus quiser, dia 05, eles se apresentarão aqui na sede. É uma festa muito linda, a riqueza cultural da comunidade é enorme, e acredito que quem conhecer vai gostar. A OASIS, que tem um ponto de cultura, acolheu este projeto, e emprestou o CNPJ para propor o projeto. A Associação da Fazendola está realizando o projeto, e o Fórum da Agenda 21 está apoiando.


Nenhum comentário: